herocreator inteligencia artificial chatgpt

Metas claras e entender as diferentes gerações são alguns dos fatores que influenciam na motivação

O primeiro passo para concluir um grande projeto é diluí-lo em várias pequenas metas, que poderão ser realizadas diariamente, semanalmente e/ou mensalmente, dependendo do prazo, e inscrevê-las em um cronograma.

Este cronograma deve ser elaborado, de preferência, com a ajuda da equipe que irá trabalhar no projeto. Isto porque a conclusão de um trabalho requer motivação que, por sua vez, parte sempre de dentro para fora dos funcionários e nunca de cima para baixo, isto é, do alto de uma hierarquia.

Posto que a motivação parte sempre de dentro para fora, não é demais dizer que nenhum gestor de empresa pode motivar qualquer colaborador. O que um gestor pode fazer é proporcionar os meios para que seus funcionários se motivem.

Como proporcionar meios para a motivação dos colaboradores?

Basicamente, um gestor ou líder deve fazer com que seus funcionários tenham como satisfazer suas necessidades básicas de se alimentar e se vestir, proporcionar-lhes um ambiente seguro para trabalhar, gerar um clima de aceitação individual perante o grupo, reconhecer o trabalho de cada um e, finalmente, fazer com que cada um se sinta realizado com o que está produzindo. Alguns destes itens requerem uma remuneração adequada e outros podem ser ativados mediante um processo de Coaching.

Em um segundo movimento, o gestor deve atentar para o fato de que uma mesma equipe pode conter pessoas de gerações diferentes como:

banner_blog_AI

• Os nascidos entre 1945 e 1964, chamados de Baby Boomers;

• Os nascidos entre 1965 e 1980, chamados de Geração “X”;
• Os nascidos entre 1981 e 2000, chamados de Geração “Y”.

Cada um destes indivíduos se veste, se comporta e aprende de maneira diferente, o que constitui um desafio de motivação. Portanto, aprenda mais sobre as características, os gostos e as tendências destas pessoas para saber como aumentar as chances delas encontrarem uma motivação ao desempenharem as suas funções.

Por que é importante fazer com que as pessoas se sintam realizadas?

Pessoas insatisfeitas e desmotivadas podem “boicotar” a empresa na qual trabalham, o que a longo prazo poderá se traduzir em perda de mercado para os concorrentes. Por outro lado, funcionários motivados elevam a influência da empresa, criam um diferencial competitivo, aumentam a participação no mercado e a lucratividade.

Enfim, esqueça a história de que o gestor deve obrigatoriamente motivar seus funcionários, pois a motivação é algo extremamente particular e só tem uma direção: ela parte de dentro para fora de cada pessoa. O que o gestor deve fazer é estabelecer metas claras em conjunto com seus colaboradores e formar um ambiente motivador para que eles queiram cumpri-las e assim se sintam realizados.

[wen_cta id=”2324″]

Banner_v2_blog_Plataforma

Categorias