Como criar um otimo lugar para trabalhar

Como criar um ótimo lugar para trabalhar?

3 coisas que você não sabia sobre “como manter pessoas talentosas na sua empresa”

É sabido no mundo dos negócios, que os melhores lugares para trabalhar proporcionam maior produtividade e maior rentabilidade aos seus gestores, colaboradores e à corporação em geral.

Contudo, estes “melhores lugares para trabalhar” não surgem por acaso, mas são fruto de treinamento técnico, que aprimora a habilidade dos colaboradores que, por sua vez, fazem a organização ser o que ela é.

Portanto, se você quiser que a sua empresa seja um ótimo lugar para trabalhar, considere treinar seus funcionários nestas 3 disciplinas:

* A virtude do propósito: os objetivos de curto, médio e longo prazos devem pautar a vida do colaborador, de modo que ele se sinta motivado para prosseguir suas atividades. A falta de metas, por sua vez, faz com que o funcionário sinta-se estagnado. Tome cuidado, no entanto, para não pautar o empregado com motivos que ele não deseja. Lembre-se que os bons propósitos nascem de dentro para fora de uma pessoa e não do alto de uma hierarquia, isto é, de cima para baixo;

* O poder da liderança: toda organização possui líderes que têm uma visão do futuro fora do comum e que motivam e conduzem os demais colaboradores com maestria para um determinado fim, isto é, para a conclusão dos propósitos. Ocorre que a liderança não é uma característica genética, ou seja, ela pode ser desenvolvida por qualquer indivíduo ao longo da vida por meio de treinamentos. Assim, uma empresa deve também possuir um sistema de desenvolvimento de líderes e gestores que englobe o reforço dos valores, das orientações e das expectativas de desempenho;

* A influência do exemplo: é uma lei tão certa quanto a Lei da Gravidade o fato de que as pessoas nunca abandonam as empresas. O que elas abandonam, na verdade, são os seus gestores. Na maioria das vezes, isso ocorre por conta de questões éticas, comunicacionais, de planejamento e/ou de execução, entre outras, mal resolvidas. Neste sentido, os colaboradores podem permanecer ou não em uma empresa de acordo com a capacidade do líder de dar bons exemplos e de exercer sobre eles uma influência positiva.

 

Categorias