chico montenegro e eadbox

Como empreender com um projeto digital por Chico Montenegro

Chico Montenegro é paraibano e mora em São Paulo há mais de trinta anos. É o fundador da Olhe fora da caixa, uma escola online que pretende abrir a mente dos alunos com foco em crescimento pessoal, mindset, hábitos, produtividade e atenção plena. Utiliza a frase “Olhe fora da caixa” como identidade de sua marca e com este propósito continua sempre empreendendo e ajudando pessoas a se encontrarem e crescerem profissionalmente e como empreender.

1 – Quais motivos te levaram a escolher sua profissão? Ou melhor, largar a profissão e como empreender?

Chico Montenegro: Eu já empreendo há 12 anos, sempre nos altos e baixos do empreendedorismo. Quando decidi criar a Olhe Fora da Caixa foi por dois motivos: o primeiro era conseguir transmitir tudo que eu estava aprendendo sobre empreendedorismo (na prática) e sobre autoconhecimento (estudos e prática constantes) para mais pessoas. De certa forma eu já fazia isso, mas um a um em pequenos cursos e para amigos e via a evolução das pessoas.

O segundo fator foi quando me fizeram vender minha parte em uma agência de marketing que eu mesmo havia fundado. Depois disso, senti que trabalhar com educação era algo mais forte pra mim. Eu não sou um empreendedor digital, sou um empreendedor que atua no mercado da educação.

Esses dois motivos foram fortes o bastante para que durante 12 meses eu planejasse a criação da Olhe Fora da Caixa que hoje completa dois anos no mercado.

2 – O que você acha que foi essencial para se tornar o empreendedor/profissional que é hoje?

Chco Montenegro: Três pilares: prioridades, motivos e garra. Nunca tive habilidades espetaculares ou talento em alguma área, por isso costumo dizer que fico feliz quando encontro pessoas que são especialistas em alguma área, já que eu não sou.

Mas ao longo do tempo me especializei em construir pessoas e descobri uma habilidade muito poderosa: unir informações e conectar conhecimentos e pessoas para novas soluções, me considero uma espécie de hub onde soluções inesperadas surgem.

Não conheço empreendedores de sucesso que venceram pelo talento, isso não existe. Todos que conheço venceram por saber suas prioridades na vida, por terem motivos fortes o suficiente para pular da cama na madrugada e irem trabalhar e garra para cair e levantar rápido.

3 – Quais dicas você acha importante para quem está começando na área?

Chico Montenegro: Posso relacionar vários pontos aqui, alguns até comuns que vários outros empreendedores devem falar, como: comece pequeno e vá crescendo, suas ideias não valem de nada, aprenda a errar e aprenda a voltar rápido e por aí vai…

Mas o que mais sinto ser real e poderoso hoje em dia são: ouça sua intuição e não olhe para o lado para se comparar, apenas para ter parâmetros. Vejo todos os dias pessoas se perdendo pela comparação, frases como “Ah, ele ganhou 1 milhão e eu só 30 mil…” são bem comuns e isso é um grande erro. Os parâmetros devem existir como modelos de crescimento, mas a verdadeira métrica está no seu passado, no que você fez e pode melhorar. A competição existe, mas é você com você mesmo, todos os dias.

Outro grande erro que matam grandes soluções é não ouvir sua intuição. Se a mente ou o coração diz que você deveria seguir aquele caminho, mas seu Guru ou algo do tipo dizem outra coisa pra você, não ouça eles. A intuição sabe o caminho e de alguma forma irá te colocar na linha do sucesso.

Parece aqueles papos de Napoleon Hill sobre autoconhecimento, e é. Mas é assim porque funciona, os maiores projetos que já criei e que vou criar nascem da minha intuição e a cada vez que a ouço ela fica mais forte e mais hábil.

 

Perguntas específicas:

 

4 – O que é o Olhe Fora da Caixa?

Chico Montenegro: Somos uma startup de educação para pessoas inconformadas com a vida comum a descobrirem suas paixões e habilidades e criarem ou encontrarem a vida e o trabalho que realmente desejam ter de forma produtiva. Tudo isso através do autoconhecimento, do empreendedorismo, da produtividade, hábitos melhores, mudança da mente e autocontrole, basicamente, ajudamos pessoas a saírem da mesmice e terem uma vida foda – cada um a seu modo.

5 – Quais foram as principais dificuldades que você encontrou ao começar a empreender no mundo digital?

Chico Montenegro : Overload de Informação: com certeza a maior de todas e o que mata 99% dos empreendedores que querem utilizar a web como plataforma de negócios. O excesso de informação, conhecimento em abundância, milhares de estratégias e centenas de gurus que nascem todos os dias após lerem T. Harver acabam com a mente de quem tem garra e está apenas buscando ferramentas.

Meu conselho: escolha apenas 3 ou 4 pessoas para seguir, que serão seus mentores, verifique se realmente tiveram resultados naquilo que ensinam e faça como eles fizeram, até melhor.

6 – Como você começou a produção de conteúdos em vídeos e materiais para o blog? Você tinha uma estrutura?

Chico Montenegro: Nenhuma. Vídeos comecei gravando com um celular da motorola e textos para o blog eu ia escrevendo conforme sentia que precisava compartilhar conhecimento. Ferramenta é commodity e nunca será fator determinante para criar algo. Elas ajudam, mas um bom pedreiro não precisa da melhor pá ou do melhor cimento, ele precisa apenas começar a construir.

7 – Muitas pessoas, mesmo hoje em dia, encontram dificuldades em relação ao uso da tecnologia. Isso pode ser um impeditivo de iniciar um negócio online?

Chico Montenegro: Não. Quem diz que tem dificuldade com a tecnologia e por isso não começa ou tem falta de grana ou medo de investir na contratação de profissionais e empresas para ajudar, está colocando impedimentos para não fazer.

Até hoje não sei programar uma linha e meus blogs fazem enorme sucesso em design e estrutura. Até hoje não sei o que são exatamente Frames ou como funcionam as lentes das câmeras, mas por causa disso nunca deixei de produzir vídeos. Quem quer dá um jeito e faz.

8 – Em uma postagem sua você cita algumas formas de ganhar dinheiro com blog. Poderia falar um pouco mais sobre criação de cursos online e consultoria? É uma forma eficaz de monetizar um negócio?

Chico Montenegro: Eu dizia que ganhar dinheiro com cursos online é a melhor forma, mas essa é a melhor forma pra mim. Aprendi que cada forma se torna melhor dependendo do seu modelo de negócios ou onde você pretende chegar com seu projeto. Uma forma eficaz de monetizar o blog ou negócios digitais, ainda acredito fortemente que seja transmitir conhecimento. Aquela história de vender anúncios e ganhar dinheiro sendo famosinho(a) ficou no passado.

9 – Tem alguma dica rápida que você ache essencial para quem está começando agora?

Chico Montenegro: Vai parecer clichê, mas apenas comece. Não existe regra, fórmula ou segredo, você vai definindo sua jornada. Mas tenha em mente suas prioridades, valores e seus motivos mais fortes do porquê está fazendo aquilo. Quando der merda, porque um dia vai dar merda, são essas prioridades e motivos que irão te levantar e fazer com que você continue.

Eu sempre digo que a vida gosta de quem se posiciona, mas o posicionamento ou a busca dele pode gerar erros e vacilos que irão te derrubar. O grande truque aqui não é só aprender com os erros, mas o quão rápido você volta pro jogo.

Aristóteles era um cara foda, ele dizia que a excelência está na rotina, no fazer constante. Então, minha maior dica é FAÇA. Não pare de fazer até sentir que teve o resultado que você queria. A maestria é para todos.

 

Alguns conteúdos que você também pode gostar e te ajudar como empreender:

 


Categorias