Como o EAD se aplica a empresas de Direito7 min read

Segundo o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep em 2016, o curso de Direito é a graduação de maior procura entre os estudantes brasileiros. É inegável que o segmento faz muito sucesso no Brasil e, diante de um cenário tão concorrido para o profissional dessa área, encontrar novas maneiras de se destacar são importantes para as empresas de Direito que atuam no país.

Quem enxerga no ensino a distância a oportunidade para escalar seus negócios, sem dúvidas sai na frente da concorrência! Isso porque empresas que apostam em cursos online conseguem otimizar o tempo dos professores, já que o conteúdo é gravado uma vez e disponibilizado para vários alunos ao mesmo tempo. Somente se uma novidade surgir é que esse conteúdo passar por uma atualização.

O aluno, por sua vez, tem acesso à informação onde quer que ele esteja! Se o professor é de São Paulo, mesmo que o aluno esteja em outra região do país (e até do mundo), ele consegue consumir o conteúdo por meio da internet.

Além disso, um fator que é interessante tanto para o aluno quanto para o professor é a redução de custos, seja de deslocamento até o local da aula ou seja com aluguéis e custos fixos que um escritório ou escola presencial exige.

E a perspectiva do EAD no Brasil só tende a melhorar. Segundo uma pesquisa da Sagah, realizada no primeiro semestre de 2016 e em parceria com a Educa Insights, o EAD no Brasil pode corresponder a 51% do mercado a partir de 2023, superando, assim, o ensino presencial no país.

Diante de números tão positivos na procura por cursos de Direito e também da perspectiva positiva que o EAD tem no Brasil, o foco deste texto é mostrar para você, profissional de uma empresa de Direito, que seu segmento pode perfeitamente ser adaptado e escalado usando o ensino a distância. Descubra como!

Como o EAD se aplica a empresas de Direito

empresas de direito

Você já deve ter visto muitas instituições de ensino que oferecem cursos online de Direito — de graduação e pós-graduação. Mas, engana-se quem pensa que a aplicação do ensino a distância se limita apenas a essa aplicação. Muitas empresas privadas de Direito estão colhendo bons frutos por usar o EAD em suas estratégias.

Veja alguns exemplos da aplicação do EAD em empresas de direito:

Curso online preparatório para concursos públicos

empresas de direito

Muitas pessoas que se formam em Direito têm o sonho de ocupar um cargo público. Entretanto, a concorrência é grande e faz com que os candidatos tenham que se preparar para valer para atingir o objetivo.

Para aproveitar essa tendência, advogados renomados podem usar o poder do ensino a distância para planejar e gerenciar o estudo dessas pessoas. Por meio de uma plataforma EAD, esses profissionais podem potencializar o aprendizado dos candidatos, focando em conteúdos que realmente são exigidos nas provas de concursos públicos.

A facilidade para o candidato é imensa, já que ele não precisa sair de casa para estudar, consumindo esses conteúdos online. Para o tutor é excelente, pois ele grava a aulas apenas uma vez ou edita o conteúdo caso alguma novidade apareça.

Curso online preparatório para exame da OAB

empresas de direito

Assim como os cursos preparatórios para concursos públicos, os cursos para o exame da OAB também possuem muitos interessados. E aproveitar a oportunidade de usar o ensino a distância traz benefícios para empresas de Direito. Por mais que o advogado tenha aprendido tudo na faculdade, fazer uma revisão focada na prova da OAB é importante.

O professor que ministra o curso online pode comentar questões oficiais que já caíram em provas anteriores, oferecer material complementar para estudos e até mesmo oferecer aulas com dicas de redação aplicadas à OAB.

Mantendo esses conteúdos em uma plataforma EAD, as empresas de Direito vendem esses cursos, otimizam o tempo do professor, reduzem custos com locação de espaços e proporcionam maior liberdade para os alunos, que podem assistir às aulas quando e onde quiserem.

Gestão Legal

empresas de direito

Este tema é tendência no mundo do EAD aplicado a empresas de Direito. Isso porque os advogados não aprendem a gerenciar e administrar seus escritórios durante os anos de estudos na faculdade. Somente quando eles se inserem no mercado de trabalho é que identificam essa necessidade.

Assim como uma empresa “normal”, um escritório de advocacia também precisa ser administrado corretamente. O temas que podem ser abordados em cursos de Gestão Legal incluem: planejamento estratégico, gestão de pessoas, marketing, controladoria e muito mais!

Inclusive, saber o jeito certo de fazer marketing é muito importante, já que o estatuto de ética da OAB tem recomendações que precisam ser seguidas.

Por isso, se você já é um advogado experiente, saiba que vale a pena investir no ensino a distância para capacitar colegas de áreas.

Cursos focados na prática do Direito

empresas de direito

Outra modalidade de cursos online quem empresas de Direito podem explorar diz respeito à capacitação de profissionais em carreiras jurídicas.

Por exemplo, um advogado que deseja se especializar em Direito Penal, Direito Tributário, Direito de Família entre outros segmentos pode fazer um curso preparatório para adquirir mais experiência no assunto (especialmente se esse advogado for recém-formado).

Por mais que existam oportunidades de estágios na áreas, realizar um curso e se capacitar ainda mais faz diferença para o profissional. E é esse tipo de oportunidade que empresas de Direito podem aproveitar para vender o conhecimento.

Sua reputação conta muito

empresas de direito

É natural que as pessoas confiem mais em pessoas renomadas. Porém, isso não é adquirido do dia para a noite, certo?

É importante que, aos poucos, você comece a gerar conteúdo de valor para sua audiência. Só assim você vai começar a ser reconhecido no seu meio, caso ainda não seja.

Planeje um site e monte um blog para oferecer conteúdos excelentes e que façam diferença para sua audiência. Aposte, também, em estratégias para geração de Webinários e Workshops em vídeo para se tornar referência no seu segmento.

Quais ferramentas são importantes na plataforma EAD?

empresas de direito

Se você, enquanto profissional da áreas de Direito, já identificou que suas habilidades são únicas e valiosas, que tal empreender e materializar esse conhecimento em um curso online?

Para isso, você vai precisar de uma plataforma EAD para disponibilizar seu curso e, consequentemente, vender seu conhecimento. Antes de contratar uma ferramenta, analise se a plataforma oferece as seguintes funcionalidades que são importantes para empresas de Direito atuarem no mundo online:

  • Aulas ao vivo: esse é um modelo inovador no qual o professor pode transmitir em tempo real o conteúdo para seus alunos, como se fosse uma sala de aula presencial. Os alunos precisam de um dispositivo com acesso à internet para acompanhar a aula. Depois da finalização, o vídeo continua no ar, para que o aluno assista quando e onde quiser sempre que for necessário.
  • Fóruns de discussões: item essencial para troca de experiências entre os alunos e também para suporte do tutor.
  • Gamificação: recursos para fidelizar e fazer com que seus clientes interajam cada vez mais com o conteúdo.
  • Certificado de conclusão de curso: por mais simples que seja, é interessante que você avalie se a plataforma EAD já oferece a possibilidade de emissão de certificados de maneira mais prática. É importante que seu aluno tenha um documento que comprove a carga horário do curso.
  • Relatórios robustos: como empreendedor, você deve constantemente pensar na evolução do seu negócio. E você consegue isso por meio de informações extraídas de seus cursos online — e a plataforma EAD é a responsável por oferecer isso a você.

Mas não adianta a plataforma EAD ter muitos recursos, se você não tiver suporte da empresa para usar essas ferramentas ao seu favor.

Por isso, aqui na EADBOX, nós temos um time de suporte disponível para orientar os clientes em todas as etapas, desde o planejamento até o lançamento de cursos online.

Fale gratuitamente com um de nossos consultores! Realize o diagnóstico da sua empresa e identifique os pontos que estão limitando seu sucesso!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias