Como o EAD se aplica a empresas de consultoria11 min read

Muitas pessoas percebem que seu conhecimento é único e valioso. A partir do momento que esse estalo surge na mente do profissional, um leque de possibilidades se abre para que esses jovens empreendedores sejam donos do seu próprio negócio, repassando seu conhecimento para frente e ganhando dinheiro com isso.

Uma das primeiras formas de dar início nesse projeto de vida é atuar e se inserir no mercado como consultor. Afinal de contas, as habilidades que você possui podem resolver os problemas de outra empresa.

Segundo o estudo Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2017, coordenado por Luiz Affonso Romano e realizado pelo Laboratório da Consultoria, com apoio da Associação Brasileira de Consultores (ABCO), a busca por profissionais de consultoria só tende a aumentar no Brasil.

O estudo apontou que, no setor privado, 81,7% das empresas entrevistas acreditam que aumentarão a contratação de consultores. Isso significa que mais de 80% das empresas privadas do Brasil enxergam o papel do consultor como um facilitador para alavancar seus negócios ou reestruturarem estratégias de negócio.

Esse número deixa claro o potencial que empresas de consultoria têm no cenário atual do Brasil. Se você tem interesse em se transformar em um consultor, é bom ficar atento a alguns detalhes.

Você já deve saber que não existe uma formação acadêmica para “consultor empresarial”. Isso vai muito além de um diploma ou uma certificação — elas são importantes, é verdade, mas é a prática que vai falar mais alto aqui.

Entenda que suas habilidades e experiências contam muito quando você decide se tornar um consultor.

O ponto principal é a experiência e como você se posiciona no mercado: você precisa se mostrar como referência. Para tanto, invista na criação de um site bem construído que tenha sessões como:

  • Quem você é: para deixar claro para seus possíveis clientes qual foi sua jornada.
  • Casos de sucesso: empresas em que você já trabalhou ou que assessorou e os resultados que essas empresas tiveram com sua ajuda.
  • Blog: geração de conteúdo de valor é fundamental para educar o mercado e também para fazer com que um possível cliente veja em você uma referência no segmento.
  • Contato: deixe seu contato disponível para um possível cliente falar com você sem dificuldade.

Isso é o básico que você, enquanto consultor, precisa ter para começar a se mostrar para o mercado. Dica: confira o código de ética da Associação Brasileira de Consultores para mais informações sobre a postura profissional.

Seu potencial alinhado com a tecnologia

empresas de consultoria

Diante desse cenário crescente de procura por profissionais de consultoria, a tecnologia desponta para tornar a prestação do serviço mais escalável por meio da consultoria online.

O Sebrae é um grande exemplo disso e já atua com prestação de consultoria virtual para ajudar empresas em várias cidades e estados do Brasil a atingirem os resultados desejados. Isso faz com que empreendedores de todo o país possam ter o envolvimento do Sebrae em seus negócios, mesmo que eles em regiões remotas do Brasil.

Você consegue ver a grandiosidade nisso?

Independente de onde essa empresa esteja, mesmo que não exista uma sede do Sebrae nessa região, os empreendedores podem ter ajuda profissional graças à tecnologia!

Blended Consulting: unindo o melhor dos dois mundos

empresas de consultoria

A blended consulting é uma modalidade que surge para empresas de consultoria atuarem com seus clientes usando ferramentas EAD e também tendo encontros presenciais.

É uma mescla do presencial tradicional com o moderno virtual capaz de gerar resultados extraordinários para as duas pontas: tanto para o consultor quanto para a contratante.

Quer um exemplo?

Você é consultor e tem seu escritório físico em São Paulo. Uma empresa da Bahia entrou em contato com você, solicitando seus serviços.

Você avalia que a consultoria com esse cliente vai durar 5 dias. Sabe como você pode reduzir custos para tornar a proposta mais atraente para o cliente? Usando ferramentas EAD!

Uma consultoria que duraria 5, na qual você iria embutir em seus honorários o custo de hospedagem, transporte e alimentação na cidade do cliente, pode ser dividida com 3 dias presenciais e 2 dias de conteúdo em um ambiente virtual.

Você pode voltar para sua casa, para sua cidade de origem, e seguir com o trabalho remotamente, seja dando suporte em algum processo, veiculando uma videoaula para seu cliente ou oferecendo outro conjunto de tarefas que podem ser desenvolvidas em um ambiente virtual sem perder a qualidade na prestação do serviço.

A blended consulting oferece o equilíbrio perfeito entre o virtual e o presencial para os consultores atuarem com seus clientes, com a possibilidade de escalar a consultoria e de reduzir custos finais para o contratante.

Vantagens competitivas de consultorias a distância

Alinhar o modelo tradicional ao ensino a distância ou até mesmo apostar 100% na consultoria virtual traz benefícios tanto para o consultor quanto para o contratante. Algumas vantagens são, por exemplo:

Benefícios para consultores

  • Pode atender mais clientes ao mesmo tempo.
  • Consegue prestar serviço para empresas de qualquer lugar do mundo.
  • Reduz custos de deslocamento e hospedagem em casos de atendimento a empresas de outras regiões. E essa redução nos custos vai refletir no valor final cobrado do cliente.
  • Aproveitamento de conteúdo-padrão. O consultor pode gravar apenas uma vez uma videoaula e veicular o conteúdo para mais de um cliente.
  • Tem maior qualidade de vida, já que não precisa se deslocar fisicamente para outras cidades e estados com frequência.

Benefícios para empresas

  • Pode acessar o conteúdo quando, onde e quantas vezes quiser.
  • Mais pessoas do time podem consumir o conteúdo, reduzindo gastos de deslocamento e de tempo de mais de um funcionário.
  • Tem o envolvimento pessoal de um consultor de referência que atue em qualquer lugar do mundo.
  • Tem a possibilidade de contratar uma consultoria com um preço mais atraente, já que os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem não são embutidos nos honorários do consultor.

Tipos de consultoria: como aplicar o EAD em diferentes áreas

empresas de consultoria

Uma consultoria externa é válida quando a empresa contratante tem desafios, mas ao mesmo tempo percebe que nenhum funcionário tem a expertise necessária para resolvê-lo. Alguns exemplos que uma consultoria pode atuar é quando a empresa contratada:

  • Identifica que precisa organizar uma área específica.
  • Precisa elaborar um planejamento estratégico em casos de mudanças estruturais.
  • Está em busca de um selo de qualidade.
  • Encontra uma nova ferramenta empresarial.

Para deixar esses exemplos mais práticos, veja como um consultor pode atuar em áreas específicas dentro de uma empresa — e o melhor de tudo: fazendo isso com ajuda da tecnologia.

Se você tem habilidades e experiências únicas relacionadas a um desses segmentos, comece a perceber que você pode, sim, atuar como consultor e usar o ensino a distância para atingir mais pessoas.

1. Consultoria de gestão empresarial

O consultor pode usar os benefícios do EAD para fazer o levantamento prévio de informações, identificando as necessidades da empresa. Dentro de plataformas EAD de qualidade, você tem a possibilidade de montar conteúdos no formato SCORM — um tipo de conteúdo multimídia e interativo que pode auxiliar nesse processo.

O restante dos contatos pode seguir no formato presencial ou por meio de transmissões de vídeo ao vivo. Tudo depende da complexidade da consultoria e do que o cliente precisa.

2. Consultoria de finanças

No mundo das finanças, não adianta você querer reinventar a roda! Muitos processos são padronizados e caso sua consultoria seja atuando na regularização desses procedimentos, você pode perfeitamente oferecer videoaulas que explicam essa parte teórica para seu cliente.

Você, enquanto consultor, economiza tempo, já que uma aula é gravada apenas uma vez e pode ser oferecida para diversos clientes se atualizarem. Após essas instruções padronizadas, você segue com seu diagnóstico e desenvolvimento da consultoria presencialmente.

3. Consultoria de marketing

Uma consultoria de marketing digital, por exemplo, tem o objetivo de identificar o problema, fazer um planejamento para solução e definir os passos que devem ser seguidos para resolver o problema. Você como consultor não vai colocar a mão na massa e executar as tarefas do planejamento.

Nesse sentido, será muito importante que você eduque seu cliente ou a pessoa responsável que vai executar as ações. As plataformas EAD favorecem muito nesse sentido: você pode disponibilizar conteúdos-chave que vão auxiliar no processo de execução. E, sempre com a premissa de redução de custos de deslocamento e o cliente acessando quando e onde quiser.

Algo legal é investir nas transmissões ao vivo. Você pode pensar em usar o Skype para isso, mas usando uma ferramenta de ensino a distância, você tem a oportunidade de manter essa transmissão salva em um ambiente virtual seguro, podendo ser acessada quando, onde e quantas vezes o cliente quiser.

4. Consultoria de recursos humanos

O consultor de recursos humanos atua com o diagnóstico e a proposta de soluções para o setor, encontrando na blending consulting um modelo excelente para desempenhar a prestação do serviço.

Isso porque o contato pessoal será muito importante. Mas, ao mesmo tempo, muitas tarefas extras podem ser disponibilizadas em ambientes virtuais.

Vamos supor que você atue como consultor externo de recursos humanos, focado no recrutamento de pessoas. O seu objetivo é encontrar os melhores talentos para trazer para a empresa na qual você presta serviços.

Você pode usar uma plataforma EAD para fazer uma pré-seleção, como se fosse uma prova. Ao disponibilizar esse ambiente virtual, o candidato responde às questões, interage no chat e, dependendo do desempenho dele, você o seleciona para uma nova etapa de recrutamento.

Quais ferramentas são importantes?

empresas de consultoria

Um dos pontos principais quando pensamos em consultorias é a documentação. A partir do momento que você atende um cliente, prestando consultoria para ele, você deve manter todo o histórico de comunicação em um só lugar.

Por isso, observe se a plataforma EAD oferece esse tipo de segurança para você garantir que os dados do seu cliente estão protegidos. Outras ferramentas interessantes são:

  • Ferramentas de comunicação: é importante analisar se a plataforma EAD oferece meios de comunicação nativos, como envio de mensagens e chats ao vivo, para você conversar e tirar dúvidas do cliente. Isso é uma garantia de que toda a comunicação fique concentrada em apenas um lugar. Isso porque, se a comunicação acontece partes via e-mail, partes via WhatsApp, por exemplo, o histórico não fica documentado integralmente.
  • Transmissão de vídeos ao vivo: é importante ter um contato em tempo real com o cliente. Por isso, analise se a plataforma EAD oferece suporte para que você tenha esse tipo de interação. Você pode pensar “o Skype já permite isso”. Isso é verdade! Entretanto, com o Skype, a conversa não documentada para ser consultada em outro momento — exceto se você capturar a sua tela com ajuda de uma ferramenta extra. Além disso, você também pode fazer consultorias em grupo ao vivo de uma maneira mais organizada.
  • Acesso em diferentes meios: seja pelo computador ou pelo celular, seu cliente tem que acessar o conteúdo da sua consultoria como e onde ele quiser!
  • Suporte a diferentes formatos de arquivos: todos os relatórios e conteúdo complementar que você deseja enviar para seu cliente devem ser compatíveis com a plataforma EAD que suporta sua consultoria online.

Mas de nada adianta você ter todas essas ferramentas, ter todo seu conhecimento para compartilhar e realmente ajudar outras empresas a crescerem, se você mirar seu canhão para o lado errado.

Por isso, eu quero que você saiba que a plataforma EAD da EADBOX vai muito além. Sim, nós oferecemos a tecnologia que você precisa para que seu conteúdo chegue a mais pessoas. Mas não é só isso.

Nossos times de suporte e de especialistas em sucesso do cliente atuam de maneira personalizada e dedicada com cada um dos nossos clientes.

Com a EADBOX, você tem uma pessoa sempre disponível para acompanhar todas as etapas do seu projeto, seja de migração da consultoria presencial para virtual, seja com as melhores estratégias para a blending consulting e até mesmo oferecendo todo o suporte para você divulgar sua consultoria do jeito certo e para as pessoas certas!

Se você quer ir mais longe, nós te acompanhamos nesse desafio!

Fale gratuitamente com um de nossos consultores! Nós vamos te ajudar a entender como o EAD pode ser aplicado na sua empresa de consultoria para você escalar seus resultados de maneira extraordinária.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias