crm em cursos online

Como utilizar CRM em escola de cursos online

Todos os dias muitos desafios aparecem para quem trabalha com vendas, independente do que seja. Isso não é diferente para a área comercial de cursos EAD.

A concorrência, o entendimento do público sobre o produto, as condições de pagamento. Tudo isso pode atrapalhar os vendedores na hora de alcançar suas metas, mas esse é um desafio que pode ser superado.

Se você precisa descobrir como vender mais em sua escola de cursos online, continue lendo esse conteúdo para descobrir:

  • O que é CRM
  • Como ele te ajuda na hora de vender mais

 

CRM: o que são essas três letras?

 

O seu cliente clicou para fazer a inscrição no seu curso. Você conseguiu as informações necessárias, entrou em contato. O cliente vai assistir uma aula teste e depois você entrará em contato novamente para fechar o contrato do curso.

Só que você esqueceu.

Isso pode parecer absurdo, mas acontece com muito mais frequência do que imaginamos.

Na correria do dia a dia, alguns compromissos acabam passando despercebidos e se você não contar com um controle de atividades e uma organização, isso pode acontecer inclusive com você.

Nesse momento você se pergunta o que está fazendo de errado e com certeza sente que precisa tomar uma medida para evitar que isso aconteça novamente. Você está certo. E uma forma de fazer isso é justamente por meio do CRM.

Do inglês Customer Relationship Management, o CRM é a estratégia que coloca o seu cliente no foco da negociação e por consequência desenvolve essa capacidade de gerar mais negócios. Ou seja, o CRM é uma arma poderosa para o seu time de vendas estar munido na guerra que ele vive diariamente.

Mas você deve estar se perguntando: e para o meu negócio? Como isso pode de fato de me ajudar? Se você já viu um software de CRM pode ter em mente que ele serve apenas para equipes de vendas de produtos caros ou lojas físicas, mas isso não é verdade.

 

Entenda qual o CRM ideal para o seu negócio

 

Sair buscando no Google qualquer CRM com certeza não é o melhor caminho para descobrir qual irá funcionar melhor para os seus negócios.

Você precisa entender quais funcionalidades você busca e o que realmente vai te ajudar a vender mais.
Por isso, busque por sistemas que contem com teste grátis e veja na prática qual atende melhor suas necessidades.

 

Principais benefícios do CRM para cursos online

 

Para te mostrar os benefícios, selecionei as 4 principais formas pelas quais o CRM te ajuda na venda de cursos online.

 

1. Histórico de Relacionamento

Nada é mais comprometedor para uma venda do que a falta de atendimento e acompanhamento do cliente e para conseguir isso você precisa conseguir responder à pergunta: o que aconteceu com esse cliente? Como está o seu relacionamento com ele?

Quais foram os atendimentos? Quais e-mails você mandou?

Conseguindo responder isso, você terá a possibilidade de oferecer um atendimento personalizado e também aumentar as chances de fechar negócios.

Vamos pensar que um cliente buscou por um curso hoje mas por algum motivo não se matriculou. Você descarta esse contato?

Não! Você pode agendar uma atividade para daqui dois meses, por exemplo, para entrar em contato novamente com esse potencial aluno e oferecer um curso que seja de seu interesse.

Como você vai fazer isso se não tiver esse histórico? Com base em quais informações terá a conversa?

 

2. Centralização de informações

Já teve a péssima experiência de precisar buscar um dado do cliente, ou uma anotação, e não encontrar em meio de tantas outras anotações?

Esse também é um ponto que o uso do CRM soluciona.

As informações dos seus clientes não podem estar espalhadas por vários lugares diferentes. É preciso centralizar, para que toda vez que você precise de uma informação, você vá direto em um lugar e saiba que vai encontrar ali. Isso ajuda, inclusive, a acelerar o seu ciclo de vendas.

 

3. Métricas

Outro grande benefício do uso do CRM são as métricas que ele traz. Se você não consegue visualizar quantos negócios foram abertos durante um período de tempo, quantos foram perdidos, valores, porcentagem de conversão entre etapas, isso pode pode ser prejudicial para o seu negócio. Isso garante que você conseguirá mensurar o seu trabalho, identificará seu tempo de vendas e poderá evoluir.

 

4. Controle e acompanhamento de produtividade

O controle e acompanhamento da produtividade seu e da sua equipe é algo que você pode até achar supérfluo, mas no dia a dia verá que na verdade isso pode te ajudar muito a identificar possíveis problemas que estão causando dificuldade na hora de bater metas.

Com um CRM você consegue ver quantas ligações fez, quantos e-mails enviou, quantos contatos novos foram cadastrados, negócios abertos, etc.
Você precisa desses números para saber se essa é uma média boa ou precisa melhorar.

 

CRM na prática

 

Agora que você já entendeu o que é CRM e as mudanças que ele pode trazer para a venda de seus cursos online, é hora de descobrir como pode usá-lo na prática.

A primeira coisa é chamar todo o seu time comercial para conhecer a ferramenta e entender que dali pra frente, todas nas negociações precisam estar cadastradas. O CRM vai ser o norte para tudo o que está sendo trabalhado e o que não está no CRM, não aconteceu.

Não adianta fazer uma ligação para o cliente e não anotar o que foi conversado. Daqui dois dias você já não lembra o que aconteceu!
Ligou para passar informações sobre a matrícula do aluno? Anote!

Outro ponto são as atividades. Um negócio que está aberto no CRM precisa ter uma atividade agendada, porque isso significa que você está sempre em contato com o seu cliente.

Você não pode esperar o seu cliente retornar. É preciso proatividade!

Lembre-se: o CRM é onde você terá tudo anotado, agendado e registrado. Com ele você não perderá mais vendas por falta de controle e conseguirá oferecer um atendimento de muito mais qualidade.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente, ficaremos felizes em te ajudar!

Conteúdo escrito por Isadora Lopes, Inbound Marketing no Moskit CRM.

 

 

CTA Trial

trial


Categorias