Os cursos online por assinatura representam uma tendência positiva para todos.

Para os estudantes, pela praticidade e o estímulo ao aprendizado contínuo. Para os empreendedores, pelo aumento da previsibilidade do faturamento. 

Tantas vantagens também podem fazer com que a audiência queira se manter próxima de você. Ou seja, se interessem em aprender com você constantemente – quase como num curso presencial mais longo.

Por isso, oferecer um sistema de assinaturas recorrentes pode ser uma excelente oportunidade. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo este artigo.

Os benefícios de criar cursos online por assinatura

Assim como Netflix e Spotify, uma empresa pode oferecer cursos online por assinatura. 

Os planos de assinatura acontecem quando uma empresa cobra um valor fixo, durante um período pré-determinado (que pode ser mensal, semestral, anual, etc.), para que os seus clientes possam desfrutar de seu catálogo de serviços.

Já pensou em testar planos de assinatura no seu curso online? O mercado está cheio de serviços de recorrência e o número de consumidores só aumenta.

Os benefícios para os infoprodutores, normalmente, valem a pena principalmente porque permitem:

  • Aumentar do retorno sobre o CAC (Custos de Aquisição de Clientes)
  • Lançamentos de novos cursos com uma audiência mínima garantida;
  • Possibilidade de ganhos com a venda cruzada de outros produtos, como mentorias.

Além do mais, a assinatura de cursos pode ajudar a conquistar clientes recorrentes. Isso é ótimo, porque traz segurança financeira, afinal, o negócio passa a ter um faturamento garantido e adiantado durante um período.

Como escolher uma plataforma de cursos online por assinatura?

Uma plataforma para cursos online é um site preparado para “hospedar” as videoaulas, além de outros conteúdos (se for necessário). Deve ter uma boa estrutura e engenharia própria para trabalhar com vídeos, para ter um sistema leve e que não trave tanto. 

Há muitas opções no mercado, mas nem todas oferecem a possibilidade de cobranças recorrentes. Por isso, é importante ficar atento. 

Uma dica é buscar opções que: 

falar com um consultor
  • Sejam seguras. Veja se o site tem Selo de Segurança e, na barra do navegador, se há o ícone em forma de cadeado. Confira se a URL com “HTTPS” –  com a letra “S” no final. 
  • Tenham checkout de pagamento integrado. A solução representa praticidade e passa credibilidade ao comprador. Com isso, as chances de desistir da compra são menores.
  • Permitam acrescentar conteúdos em variados formatos. Arquivos como textos em pdf, chat para interação e retirada de dúvidas. Quanto mais recursos você puder trabalhar, mais valor agregará aos alunos. 

Uma opção interessante é a HeroSpark. Na plataforma, é possível hospedar, gerenciar e vender cursos online. Tudo em um só lugar e gratuitamente. 

A solução cobra apenas uma taxa por venda realizada, num valor bem competitivo em relação a outras opções disponíveis no mercado. 

O recurso de pagamentos recorrentes é recente; apenas alguns usuários têm acesso. Entretanto, ao entrar em contato com a empresa, é possível fazer parte da seleta lista de infoprodutores com acesso ao recurso. Uma oportunidade e tanto! 

Saiba mais sobre a plataforma aqui: 

Dicas para quem deseja fazer cursos online por assinatura

A indicação é que as aulas de ensino a distância, em geral, tenham estas características. No entanto, nos cursos online por assinatura, a necessidade é ainda maior. Veja: 

Atualize o conteúdo periodicamente

Para manter o curso online por assinatura relevante, é fundamental que o produtor se comprometa a atualizar o conteúdo periodicamente. Mas que não seja em um espaço muito longo, pois pode desmotivar assinantes. 

Um conselho é investir em novidades e sempre deixar seu público engajado com o conteúdo. Esteja atento aos feedbacks dos assinantes, afinal é para eles que o conteúdo é feito. Procure sempre melhorar as aulas.

Defina um preço justo

Sobre a precificação, é necessário que avalie um valor justo para a mensalidade. Também é necessário que fiquem claros todos os benefícios que o cliente vai adquirir ao ter a assinatura. 

Uma dica é criar planos específicos para certos grupos de conteúdos. Uma opção é criar planos premium, com acesso a mais cursos, dicas e e-book; além de planos básicos, com menos opções. Assim, é possível segmentar seu público e atender melhor diferentes demandas. 

Tenha catálogo de cursos variado

Se possível, tenha um vasto catálogo de cursos online, que seja focado em um determinado nicho. Exemplo, se oferece um curso de Marketing Digital, você também pode oferecer cursos de inbound marketing, SEM, SEO etc. 

Esperamos que as dicas que separamos te ajudem! Ter um curso online por assinatura, a princípio, pode parecer desafiador. Mas, com disciplina e atenção aos detalhes, pode ser uma forma de fortalecer o seu negócio digital. 


Categorias