9 de novembro de 2017
Você sabe o que é diagrama de Pareto? O diagrama de Pareto é uma ferramenta que auxilia no encontro de erros ou problemas e no desenvolvimento de soluções.
O foco maior da ferramenta é reduzir as perdas provocadas por produtos defeituosos. Mas isso não quer dizer que a ferramenta seja focada em encontrar as causas dos problemas, mas sim em tornar esses problemas visíveis.
Veja também: 5W2H, uma ferramenta essencial para gerir seu negócio.
O que você vai ler nesse artigo?
O que é diagrama de Pareto e como surgiu?
O conceito que conhecemos hoje como diagrama de Pareto começou a ser pensado por Vilfred Pareto (1848-1923).
De início, Pareto estudou sobre a distribuição de rendimento, chegando a conclusão de que 80% das riquezas estavam concentradas em 20% da população. Esse conceito de 80/20 foi essencial e é a base do diagrama utilizado atualmente.
Com isso, Joseph Juran utilizou o mesmo conceito de Pareto para a distribuição de tipos de defeito em determinados produtos. Joseph chegou a conclusão de que eram poucos os defeitos que causavam a maioria das rejeições. Para ele, 80% das rejeições de produtos eram acometidas por 20% dos defeitos.
Como fazer diagrama de Pareto e colocá-lo em prática?
Agora que você já sabe o que é diagrama de Pareto, fica mais simples de ser colocado em prática do que você imagina. Para dar início, é necessário começar a pensar em alguns pontos:
- Qual o problema que você quer investigar?
- Qual o aspecto do interesse do problema que você irá investigar?
- Separe em categorias dos aspectos a serem investigados.
Não tem como fazer diagrama de Pareto, sem levar essas questões em conta. Siga o passo a passo.
Diagrama de Pareto passo a passo:
1- Comece coletando os dados:
- Anote todas as informações;
- Faça uma organização das categorias (forma decrescente, frequência).
2- Organize os dados coletados e comece fazendo uma tabela:
- Faça o cálculo da frequência desses problemas, além de calcular as acumuladas;
- Faça o cálculo da porcentagem das ocorrências (para calcular a porcentagem é necessário dividir a frequência com os casos acumulados).
Por exemplo:
Uma loja online de roupas está recebendo muitas reclamações e devoluções. Ao aplicar o diagrama de Pareto, percebe que a maioria dos erros acontece no momento de separação de roupas, atraso na entrega, pedido errado, preço errado e roupas com dano.
Quando a empresa começa a perceber os erros, é possível entendê-los e solucioná-los.
A tabela do diagrama de Pareto pode ser feita em uma planilha de Excel, separando em cada coluna um tipo de informação.
Na primeira, a razão dos problemas, na segunda, a frequência que ocorrem e assim consecutivamente. No próprio Excel é possível fazer o gráfico para análise do diagrama. Se você não sabe como fazer um gráfico clique aqui e veja o passo a passo.
Importância do diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto é uma ferramenta para analisar a qualidade dos produtos, para que seja diminuída a quantidade de perdas. Com a ferramenta é possível elencar e priorizar os problemas que devem ser resolvidos com mais urgência.
A função principal do diagrama é deixar mais aparente os problemas que têm mais importância para a empresa. Dessa forma, é possível resolvê-los para aumentar os resultados dos produtos em vendas.
Portanto, agora que você já sabe o que é diagrama de Pareto, e se você está percebendo que há muita perda de produtos em sua empresa, talvez essa seja a hora de colocar em prática o diagrama de Pareto.
[wen_cta id=”7956″]
Categorias