Diagrama de pareto

Diagrama de pareto: o que é e como fazer

O diagrama de pareto é uma ferramenta que auxilia no encontro de erros ou problemas e no desenvolvimento de soluções. O foco maior da ferramenta é reduzir as perdas provocadas por produtos defeituosos. Mas isso não quer dizer que a ferramenta seja focada em encontrar as causas dos problemas, mas sim em tornar esses problemas visíveis.

Veja também: 5W2H, uma ferramenta essencial para gerir seu negócio.

 

Diagrama de pareto

 

Como surgiu o diagrama de pareto?

O conceito que conhecemos hoje como diagrama de pareto começou a ser pensado por Vilfred Pareto (1848-1923). De início, Pareto estudou sobre a distribuição de rendimento, chegando a conclusão de que 80% das riquezas estavam concentradas em 20% da população. Esse conceito de 80/20 foi essencial e é a base do diagrama utilizado atualmente.

Com isso, Joseph Juran utilizou o mesmo conceito de Pareto para a distribuição de tipos de defeito em determinados produtos. Joseph chegou a conclusão de que eram poucos os defeitos que causavam a maioria das rejeições. Para ele, 80% das rejeições de produtos eram acometidas por 20% dos defeitos.

Como colocar o diagrama de pareto em prática?

O diagrama de pareto é mais simples de ser colocado em prática do que você imagina. Para dar início, é necessário começar a pensar em alguns pontos:

  • Qual o problema que você quer investigar?
  • Qual o aspecto do interesse do problema que você irá investigar?
  • Separe em categorias dos aspectos a serem investigados.

 

Comece coletando os dados:

  • Anote todas as informações;
  • Faça uma organização das categorias (forma decrescente, frequência).

 

Organize os dados coletados e comece fazendo uma tabela:

  • Faça o cálculo da frequência desses problemas, além de calcular as acumuladas;
  • Faça o cálculo da porcentagem das ocorrências (para calcular a porcentagem é necessário dividir a frequência com os casos acumulados).

 

Por exemplo:

Uma loja online de roupas está recebendo muitas reclamações e devoluções. Ao aplicar o diagrama de pareto, percebe que a maioria dos erros acontece no momento de separação de roupas, atraso na entrega, pedido errado, preço errado e roupas com dano. Quando a empresa começa a perceber os erros, é possível entendê-los e solucioná-los.

A tabela do diagrama de pareto pode ser feito em uma tabela de Excel, separando em cada coluna um tipo de informação. Na primeira, a razão dos problemas, na segunda, a frequência que ocorrem e assim consecutivamente. No próprio excel é possível fazer o gráfico para análise do diagrama. Se você não sabe como fazer um gráfico clique aqui e veja o passo a passo.

Importância do diagrama de pareto

O diagrama de pareto é uma ferramenta para analisar a qualidade dos produtos, para que seja diminuída a quantidade de perdas. Com a ferramenta é possível elencar e priorizar os problemas que devem ser resolvidos com mais urgência.

A função principal do diagrama é deixar mais aparente os problemas que têm mais importância para a empresa. Dessa forma, é possível resolvê-los para aumentar os resultados dos produtos em vendas.

 

Portanto, se você está percebendo que há muita perda de produtos em sua empresa, talvez essa seja a hora de colocar em prática o  diagrama de pareto.

 

EADSummit

Eadsummit


Categorias