Criar cursos focados em um ambiente online nem sempre é uma tarefa trivial, você deve considerar diversas variáveis, como os objetivos da empresa, os recursos que serão utilizados, a estrutura do curso – e tudo isso de uma maneira que você possa engajar seus colaboradores.
Por este motivo, preparamos algumas dicas que vão ajudá-los neste processo.
Dicas para Criar Cursos Focados
Planeje de Forma Eficiente Liste os conceitos essenciais que você quer passar para o aluno, assim você poderá estruturar o curso pensando nestes conceitos. Para isso, uma boa dica é o uso de palavras-chave em seus materiais. Isso ajuda a transmitir as mensagens objetivas num ambiente onde o foco do aluno, é um desafio.
Saiba Gerir o Foco do Aluno Saber gerir o foco do aluno é um recurso fundamental em cursos online, pois um dos maiores desafios do e-learning é justamente o alto índice de evasão. Uma dica é apostar em vídeos de no máximo 15 ou 20 minutos de duração. Tente dividir o conteúdo planejado em pequenos blocos assimiláveis, sempre intercalando os com outros tipos de materiais didáticos, como exercícios e perguntas. Em outras palavras, o seu aluno deve interagir com os conteúdos e não ser apenas um espectador dentro do curso.
Diversifique os Materiais Separe o Material de Consulta do Roteiro. No caso, o roteiro deve ser focado nos objetivos do curso e não deve ser muito extenso, enquanto que o material de consulta pode ser mais extenso, porém deve ser considerado como um conteúdo extra, trazendo informações adicionais, na forma de um bônus.
Deixe o Curso Dinâmico Utilize materiais mais “conectados” com o aluno. Vídeos e transmissões ao vivo são bons exemplos deste tipo de material. Essa proximidade deixa o curso mais dinâmico e dificulta a evasão dos alunos. Uma boa prática para isso é a utilização de softwares como XSplit ou Hangouts On Air.
Estas e muitas outras dicas foram apresentadas em nosso Webinar Gratuito sobre como criar cursos focados! Então clique aqui e assista a gravação deste nosso Webinar!