diversidade cultural

Diversidade Cultural: entenda esse conceito tão presente

A diversidade cultural é um tema amplamente discutido, principalmente no Brasil, onde há um conjunto muito rico de culturas distintas. O assunto refere-se às mais variadas formas de comportamento e expressão da população de determinado local. Seja na forma de se vestir, falar, comer, suas crenças e tradições.

No Brasil, por conta do extenso tamanho territorial, além das diferenças climáticas de acordo com a região, existem diferenças culturais. Essas diferenças são, em sua maioria, elementos que constituem o conceito de identidade cultural.

diversidade cultural

O que é diversidade cultural?

A diversidade cultural engloba um conjunto de culturas existentes, ou seja, a variedade de culturas diferentes em um determinado local. Portanto, são elementos simbólicos que diferenciam componentes culturais entre os seres humanos.

A globalização foi fator de extrema importância para que houvesse uma maior diversidade nesse âmbito, pois possibilitou maior intercâmbio cultural entre os países.

Diversidade cultural no Brasil

Geralmente, quando pensamos em diversidade cultural, nos vem à cabeça os costumes referentes a cada país. Mas, é possível ver essa diversidade dentro de um mesmo território. Mais precisamente no Brasil, cada região tem seus costumes e tradições próprios e isso torna possível a troca de experiências e conhecimento.

Conheça um pouco de cada região:

  • Região Norte – as manifestações culturais mais fortes são o festival de Parintins, festa do Círio de Nazaré, festa do boi-bumbá e o carimbó;
  • Região Nordeste – é uma região rica em festas culturais, danças e gêneros musicais. As principais são: festa do bumba meu boi, lavagem das escadarias do Bonfim, Carnaval, maracatu. Também caboclinhos, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e a leitura de cordel;
  • Região Centro-oeste – manifestações culturais presentes nessa região são: a cavalhada, o fogaréu, dança folclórica o cururu, festa do divino e festa de são benedito.
  • Região Sudeste – nessa região estão presentes festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, festas de peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, jongo, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó, congada, cavalhadas, bumba meu boi, Carnaval;
  • Região Sul – com imigrantes vindo, principalmente, da europa, as manifestações culturais dessa região são: oktoberfest, festa da uva, fandango e boi na vara.

Diversidade no trabalho

Apesar do tema ser muito discutido em um ambiente macro, também é possível observá-la em um espaço menor.

Uma empresa é feita, principalmente, por seus funcionários e cada um deles possui uma identidade cultural. Portanto, uma empresa é reflexo de quem a compõe. É necessário que nesse ambiente micro sejam levadas em conta essas diferenças, para que o clima organizacional seja saudável e receptivo.

Além de melhorar o trabalho em equipe, é possível ter um intercâmbio de visões diferentes, que ampliam formas de solucionar problemas. Isso faz com que, além de melhorar os resultados da empresa, as pessoas que constituem a equipe aumentem seu senso de empatia, diminuindo o preconceito e ampliando os horizontes.

 

Portanto, um grupo multicultural é de extrema importância, pois faz com que o ambiente se torne mais agradável e dinâmico.

EADSummit

Eadsummit


Categorias