Se você tem planos de criar uma loja virtual, mas não tem recursos para investir no estoque ou administrar a logística de envio de produtos, o dropshipping pode ser a alternativa que você precisava para começar o seu projeto. 

É isso mesmo! Com o dropshipping você pode cuidar apenas da sua estratégia de vendas e divulgação e deixar a parte da logística com quem entende.

Por isso, neste artigo, você vai entender o que é dropshipping e conferir o passo a passo para começar a bombar a sua loja virtual em 2022. Vamos lá? 

segredos do plr

O que é dropshipping?

O dropshipping é um método de vendas que consiste num sistema de envio de produtos pelo fornecedor. Isso significa que você não precisa ter os produtos que comercializa em seu estoque. 

Afinal, todas as questões logísticas, desde a embalagem até o envio do produto, são atribuições do próprio fornecedor. 

Nesse modelo de vendas, as possibilidades são variadas! O processo pode ser feito tanto em território nacional quanto internacionalmente. 

Além disso, você conta com mais facilidade para gerir o seu negócio no dia a dia e ainda amplia suas oportunidades de vendas

Vamos conhecer como o dropshipping funciona na prática? 

Como começar do zero no dropshipping em 4 passos 

Apesar de ser uma facilidade para quem está buscando uma renda extra ou, até mesmo, empreender digitalmente, é importante contar com fornecedores de confiança e ferramentas certas nesse processo

Assim, fazer pesquisas é essencial para garantir que você não fique na mão durante a compra, prejudicando a experiência do seu cliente e a visão do seu negócio.

Dito isso, vamos ao passo a passo de como começar no dropshipping!

1. Escolha os produtos

O primeiro passo é definir quais itens serão disponibilizados na sua loja virtual, de acordo com o que está disponível no estoque do seu fornecedor, é claro.

Normalmente, o fornecedor envia um catálogo com os produtos para evitar que haja algum contratempo com a falta de determinada compra.

2. Escolha a plataforma

Agora que você já sabe o que é possível vender ou não, é hora de escolher a plataforma que vai hospedar a sua loja virtual. 

Nesse sentido, é importante que a sua escolha considere a sua estratégia de vendas, bem como os custos operacionais para manter a loja.

A HeroSpark conta com uma plataforma totalmente gratuita para hospedagem de produtos, além de diversos recursos para quem deseja empreender no meio digital. 

Suas ferramentas de marketing também apoiam o dia a dia do empreendedor, desde  a automação de marketing até criação de funil de vendas. Tudo isso ajuda a entender melhor a jornada do seu cliente e possibilita o aumento das suas vendas. 

3. Envie os pedidos para o fornecedor

Quando um cliente comprar um produto na sua loja, você deve encaminhar a ordem de compra para o fornecedor a fim de que ele comece o processo de logística. 

Mas já adiantamos: o seu cliente não precisa saber como funciona o envio. Basta que o produto seja entregue dentro do prazo e com a qualidade esperada

Durante esse processo, você pode aproveitar para alimentar sua base de leads com uma landing page direcionada para o momento pós-compra do consumidor.

4. Realize a entrega para o cliente

Após o envio da solicitação, basta esperar que o fornecedor comece o processo logístico de entrega e transporte da mercadoria. Nessa etapa, a responsabilidade é do fornecedor de garantir que o envio seja feito dentro do prazo, bem como a integridade do produto. 

Em caso de troca de mercadorias, o fornecedor também será o responsável pela logística. Entretanto, você será o intermediário do trâmite, já que o dropshipping acontece longe dos olhos do consumidor, que não tem conhecimento desse modelo de negócio. 

Vantagens do dropshipping

Além da possibilidade de dispensar um estoque físico para a sua loja virtual, o dropshipping conta com outros benefícios que vão além da praticidade, como:

Economia de tempo e despesas 

Ao dispensar o gerenciamento de estoque, você ganha recursos para investir no seu negócio, uma vez que não precisa gastar dinheiro com a compra de produtos.

Além disso, você também ganha tempo e produtividade, já que não precisa se preocupar com toda a operação logística.

Foco no marketing do seu negócio

Com o tempo que você economizará, poderá focar no desenvolvimento do seu empreendimento e em estratégias de marketing e vendas. Dessa forma, além de deixar sua rotina mais prática, também contribuirá para o seu crescimento. 

E para ter uma operação ainda mais completa e de sucesso com o dropshipping, conheça a ferramenta da HeroSpark! Ela pode potencializar seus resultados com recursos que vão desde a hospedagem de produtos até criação de landing pages e automação de e-mails.

Dessa forma, fica muito mais fácil conquistar clientes enquanto você foca na sua evolução. Por isso, não perca mais tempo e faça já o seu cadastro na Hero!


Categorias