Cada vez mais encontra-se  artigos informando que o WordPress não é mais o mesmo, e que  existem muitas alternativas para ele. Este artigo é um estudo das deficiências desta plataforma, seguido de uma busca por uma alternativa.

Analisando o trabalho com base na plataforma WordPress, identificamos vários desenvolvimentos, sobre os quais falaremos com mais detalhes.

Por que o WordPress não é mais o mesmo?

  • WordPress tornou-se pesado e lento. Certamente você já notou repetidamente em sites que são criados nesta plataforma que eles são caracterizados por carregamento lento e a probabilidade de bugs presentes é maior se o seu site for maior que um simples blog. 

Esse comportamento da plataforma ocorre devido ao grande número de plugins e scripts que são necessários para o pleno funcionamento do seu site.

  • O construtor requer uma compreensão de HTML e talvez algum conhecimento básico de programação. Durante a operação do site e a instalação de plugins funcionais nele, podem surgir vários bugs, cuja eliminação exigirá um entendimento de HTML, bem como habilidades de programação. E todo esse problema com bugs surge devido à incompatibilidade de alguns plugins, após a atualização do WordPress, e também por falhas de segurança. 

Como resultado, você terá que consertá-los ou contratar especialistas que farão o trabalho para você.

  • WordPress não é fácil de aprender. Com base na minha própria experiência e na experiência de outros usuários, levará muito tempo para dominar a plataforma (e não são nem meses), e se você quiser se tornar um verdadeiro guru nessa área, levará anos. 

Imagine que tudo isso também tenha como pano de fundo o surgimento de todos os tipos de bugs e a necessidade de dominar HTML, habilidades de programação ou até mesmo delegar algumas tarefas a outros especialistas. Estamos falando de masterização para pessoas comuns: donas de casa, professores e empreendedores de start-ups… em geral, de pessoas que estão longe das extensões de TI.

Essas são apenas as deficiências mais básicas desta plataforma. 

Quais são as alternativas ao WordPress?

Se for  escolher uma plataforma CMS para desenvolver seu próprio site, faz sentido considerar outro CMS mais conveniente, estável e mais acessível para o leigo médio.

A World Wide Web está agora cheia de várias classificações de construtores de sites online que permitem que até mesmo um iniciante crie seu próprio site. Aqui você pode encontrar soluções que podem ajudar sua empresa. Entre eles, selecionamos  as 6 melhores alternativas ao wordpress.

.

 Wix 

O WordPress é impressionante quando se trata de fornecer uma ampla variedade de designs e modelos de mecanismos de expressão que você pode usar para criar sua presença digital. No entanto, nem todos esses designs combinam com você. O principal problema com a abordagem do WordPress para temas e modelos é que você precisa saber como codificar e trabalhar com a plataforma se quiser personalizá-los. 

Construir o site Wix oferece uma abordagem alternativa. trabalhando com Wix, você pode arrastar e soltar itens com apenas um clique, deixando-os onde precisar.

Todos os planos disponíveis com o Wix, incluindo as opções gratuitas, vêm com a mesma funcionalidade do construtor de arrastar e soltar. Além disso, recursos impressionantes que você pode aproveitar para fazer seus designs brilharem. Por exemplo, criar animações e vídeos não é um problema. O desenvolvedor possui excelente funcionalidade de SEO. Existem até aplicativos especiais que você pode baixar para dar suporte a um determinado tipo de loja.

 Tilda 

Tilda é uma ótima solução para projetos simples, com ferramentas muito flexíveis e a capacidade de criar cada página separadamente, trabalhada nos mínimos detalhes. Há também um sistema de CRM integrado de boa qualidade, uma interface elegante e muito fácil de aprender.

uCOZ

 uCoz é talvez o designer mais sofisticado e versátil. Além disso, este construtor tem a possibilidade de uso totalmente gratuito e suporte de altíssima qualidade, que se harmoniza com o próprio construtor.

 Shopify

Embora o WordPress seja ótimo para gerenciar e controlar sua presença online, não é a melhor opção para criar seu site inicial. Isso é algo com o qual você precisará de ajuda extra – ou pelo menos tempo livre para praticar. Por outro lado, Shopify oferece uma das vitrines mais intuitivas e fáceis de usar do mercado.

Com 800.000 usuários em todo o mundo, Shopify deve estar fazendo algo certo. Esta empresa fornece acesso a designs responsivos modernos projetados para tornar sua loja incrível em qualquer plataforma ou dispositivo. Além disso, Shopify é popular o suficiente para que você possa recorrer à comunidade da empresa para obter ajuda e orientação, se precisar.

Shopify  contém muitos recursos úteis, incluindo a capacidade de gerenciar opções de produtos, verificar impostos, melhorar o envio e até estender a experiência do Shopify por meio da loja de aplicativos. 

Umi

Umi tem uma funcionalidade incrivelmente ampla para os profissionais. Ele funciona em seu próprio mecanismo e também permite que você transfira tudo para outra hospedagem, embora exija dinheiro pelos serviços. Você também pode sincronizar o Umi com sistemas de pagamento, 1C e sincronizar armazéns e preços, além de configurar o SEO. 

 Squarespace 

Squarespace é uma das alternativas de WordPress mais populares para usuários criativos. A razão é que esta plataforma CMS vem com muitos projetos para escolher quando você cria seus modelos e esses projetos são muito interessantes, elegantes e responsivos. Eles são ótimos para destacar seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa.

Uma coisa útil sobre o Squarespace é que facilita a troca de outros serviços. Você pode importar seu blog com todas as postagens do WordPress para o ambiente Squarespace com apenas alguns cliques. 

Vale a pena notar que o quadro geral do CMS mais popular ficou claro há alguns anos. O mais popular, como já descobrimos, é o WordPress, isso é compreensível, pois está no mercado há muito tempo em comparação com outras plataformas. Mas, apesar de sua popularidade, o WordPress tem várias deficiências, o que significa que você precisa procurar uma alternativa.

 Qual alternativa usar fica a seu critério. Você já sabe o suficiente sobre as vantagens de cada um sobre o WordPress para estar um passo à frente daqueles que ainda não chegaram a isso. Valorize o tempo.


Categorias