A gamificação, do inglês gamification, é uma prática que vem crescendo em diversos setores. É trazer para o contexto da educação os recursos e elementos usados normalmente nos jogos. Com o avanço da tecnologia, muito é explorado trazendos os conceitos, táticas e dinâmicas dos jogos digitais.
Se você ainda tem dúvidas em relação à gamificação, o que é essa ferramenta e como utilizá-la na educação, leia esse post completo que preparamos.
O que você vai ler nesse artigo?
Gamificação, o que é?
Gamificar é criar uma forma diferente de despertar o interesse e engajamento de diferentes públicos. É usar o poder de transformação dentro do contexto educacional, através da dinâmica que hoje já é aplicada nos games.
Também conhecida como ludificação, é uso de recursos do ambiente gamer, como sistema de recompensas, em ambientes diferentes. É uma forma divertida de estimular o aprendizado, mas vai muito além disso.
Você muito provavelmente já está familiarizado com esse conceito, pois ele já faz parte do nosso dia a dia. Hoje a gamificação já é aplicada em várias áreas, além das instituições de ensino. Ela está presente em estratégias para públicos internos e para consumidores, em diversos setores do mercado: vendas, marketing, recursos humanos, gestão de pessoas, gerenciamento de tempo e tarefas.
Entenda melhor – Gamificação na educação: uma poderosa ferramenta de engajamento
Por que usar gamificação?
A gamificação não está relacionada apenas a entretenimento. Ela é também uma ferramenta de aprendizagem com muito potencial e uma das apostas em inovação no campo educacional, usando a linguagem da tecnologia a seu favor.
Com essa aposta, é possível despertar o interesse e a participação e estimular a resolução de problemas de forma rápida e praticando o poder de decisão.
Além desses pontos importantes, a gamificação estimula a competitividade de forma saudável em uma situação corporativa ou em sala de aula, possibilita o feedback imediato e a premiação pela correta tomada de decisões.
Use a gamificação para desenvolver novas habilidades, diversificar o processo de ensino e instigar a superação e conquista de objetivos.
Leia mais – Gamification: saiba o que é e as vantagens do seu uso
Passo a passo para aplicar a gamificação
Para implementar a gamificação na educação de uma instituição de ensino, cursos ou até mesmo na educação corporativa, é possível utilizar jogos que já existem e incluí-los na pauta educacional ou criar novas ferramentas.
Se seu objetivo é criar um jogo próprio, siga esse passo a passo que separamos:
Defina a problemática a ser resolvida
A primeira coisa a ser feita é analisar o cenário para alinhar o propósito do jogo, principalmente quando falamos em ambientes corporativos.
Além disso, desenhe qual será o papel dos jogadores e qual é o objetivo deles em participar desse jogo específico. Deixar a missão do jogo clara é uma das premissas mais importantes da gamificação.
Desenhe o jogo com detalhes
Se você se propõe a fazer um jogo do zero, use a criatividade. Defina pontos que irão nortear os jogadores, além do objetivo final: qual a história que será contada, qual o contexto, quais são as regras e a dinâmica, tempo de duração proposto, qual será o tema e o visual.
Teste!
Faça um protótipo do jogo com alguns participantes. Isso dá a possibilidade de perceber como o jogo será recebido, que dúvidas podem surgir nos participantes e quais são os pontos que precisam de melhorias.
Coloque a versão final funcionando
Com todos esses passos anteriores e depois de realizar as melhorias identificadas no teste, sua gamificação estará pronta para ser colocada em prática com o público total.
Depois de implementar o jogo, acompanhe de perto o andamento e tenha um responsável pelo gerenciamento.
Analise os resultados
Depois que a gamificação estiver funcionando, ainda existem passos que precisam ser seguidos. Defina algumas métricas para acompanhar o funcionamento. Elas devem ser observadas desde o começo da prática.
Avalie também os níveis de participação, engajamento e superação dos participantes.
Você também pode se interessar – Jogos corporativos: o que são e como utilizar com sua equipe
Como implementar a gamificação em treinamentos corporativos
Para treinamentos e cursos empresariais, a lógica para implementar a gamificação é a mesma. Preste atenção na estratégia que irá aplicar nesse caso, pois precisa estar alinhado com metas e objetivos do negócio em geral.
Veja também – Desenvolvimento de pessoas: qual a importância de ter profissionais desenvolvidos
Crie um plano com o que você deseja que a gamificação traga e faça testes menores antes de aplicar a estratégia em toda a empresa. Você pode selecionar uma equipe piloto e trabalhar com o feedback para entender se a gamificação está sendo aplicada da forma correta.
Use a gamificação em sala de aula, nas empresas ou em ambientes de educação a distância para estimular o aprendizado.
[wen_cta id=”6628″]