Jornalista formada pela Universidade Positivo, especialista em Marketing pela FAE Business School, em Novas Tecnologias em Jornalismo da PUC-PR e Digital Marketing and Advertising, pela New York University, Luísa Barwinski, com uma bagagem empreendedora de sucesso, criou a Mot Digital, consultoria especializada em projetos de marketing digital que tem como objetivo principal promover o conhecimento e refinar as práticas de marketing, seja ele digital ou tradicional.
Quais motivos te levaram a escolher sua profissão?
Sempre gostei bastante de ler e escrever. Lembro que desde criança eu brincava de montar revistinhas com papel sulfite e lápis de cor. Com o tempo fui descobrindo assuntos diferentes e vi que estudar como as marcas e os consumidores se relacionam era algo fascinante. Apesar de ter estudado jornalismo, sempre gostei de criar caminhos diferentes para que as pessoas pudessem extrair o melhor das marcas e produtos que consomem.
O que você acha que foi essencial para se tornar a profissional que é hoje?
Ter encontrado bons professores pelo caminho. Um bom professor não é aquele que entrega tudo pronto para você começar a seguir o mesmo que todo mundo. Na verdade, um bom professor é aquele que mostra opções e ajuda a construir ideias e recursos para que você possa chegar a algum lugar interessante.
Quais dicas você acha importante para quem está começando na área?
Ler bastante, ter senso crítico e estar disposto a testar ideias novas quase todos os dias.
Quais impactos podem se notar a médio/longo prazo caso não se implementar conteúdo de qualidade na empresa?
A tendência é que as visitas caiam e, com elas, a visibilidade da empresa. Sem visibilidade, os novos negócios não aparecem e o esforço para conseguir novos clientes acaba sendo muito maior. Quando se produz conteúdo de qualidade este processo se torna muito menos cansativo.
Qual a principal importância do marketing de conteúdo hoje para o mercado?
O marketing de conteúdo permite que a marca crie uma audiência e que ela possa conduzir o tom da conversa em torno do seu nicho de mercado. Com isso, é possível de diferenciar e criar uma distância interessante dos concorrentes, que muitas vezes não fazem nada neste sentido. Assim, o consumidor saberá a quem recorrer quando precisar de algum produto ou serviço daquele segmento.
Tem alguma dica rápida que você ache essencial para que as empresas apliquem em curto prazo para começar o ano bem?
Talvez a execução disso não seja tão “rápida”, mas sem dúvida é essencial. Nenhuma estratégia de marketing digital tem chances de dar certo sem que exista um estudo consistente de quem é o público-alvo. Este estudo irá direcionar tudo o que deve ser feito para atrair mais clientes. O mais interessante disso é poder atrair o cliente certo, aquele que permite trazer mais resultados e possui um ajuste perfeito com a sua empresa.
Alguns conteúdos que você também pode gostar:
- Como criar um plano de marketing para cursos online
- Por que investir em webinars
- Marketing de conteúdo e o EAD
- Plano de marketing: como criar para meus cursos