inovar em ambiente de trabalho

Como inovar no ambiente de trabalho

No dia 1º de Maio é comemorado o Dia do Trabalho, uma data que teve como origem histórica um período marcado por um episódio de greve geral, envolvendo os trabalhadores dos Estados Unidos. A greve foi motivada por uma tentativa de apelo por melhorias nas condições de trabalho, principalmente pela questão da redução da jornada de trabalho, que chegava até 17 horas por dia na época.

Já nos dias de hoje, esta data simboliza um momento para que empregados e empresas possam refletir sobre as suas legislações, normas trabalhistas e demais regras que possam envolver o seu ambiente de trabalho.

Para você se inspirar, que tal conhecer algumas alternativas de inovação que podem ser aplicadas dentro da sua empresa?

O espaço de trabalho

Um dos principais fatores que podem impactar diretamente o desempenho e a motivação dos seus colaboradores é o espaço em que eles estão inseridos diariamente. Atualmente, diversas empresas buscam inovar e oferecer novas soluções de espaços que podem ser uma boa saída para diversas questões, como por exemplo, o aumento de criatividade e produtividade.

Um dos exemplos são as mesas móveis, onde cada colaborador ou time pode dispor elas do jeito que eles quiserem, facilitando o trabalho em equipe e a comunicação entre eles.

mesas móveis

Créditos: Business Insider

Uma alternativa mais ousada é a dos “lugares não marcados”, que funciona da seguinte maneira: o colaborador chega no seu local de trabalho na manhã, por exemplo, e pode escolher qualquer lugar que ele quiser se sentar. O fato de muitos aparelhos eletrônicos funcionarem sem fios, como a internet e mouse, por exemplo, facilita este processo de estilo de trabalho “nômade”. Claro que neste caso, toda a empresa deve ser pensada e preparada para que todas as pessoas possam executar e performar o seu trabalho com qualidade, independente do lugar em que ela escolha trabalhar. Esta ideia se chama “hot desking”.

Já caso você não goste de ter que se mudar o tempo todo, uma boa solução para a melhoria de comunicação e colaboração entre os funcionários são as “super mesas”, que permitem que várias pessoas trabalhem nela ao mesmo tempo, tornando o trabalho algo mais dinâmico.

Um ambiente amigável

Uma das apostas mais populares em empresas atualmente é a de trazer um pet para o espaço de trabalho. Ter a presença de um animalzinho no seu dia a dia pode ser uma ótima saída para momentos de estresse e de falta de criatividade. Isso porque os pets podem ajudar os seus colaboradores a ficarem relaxados e mais produtivos. Aqui na EADBOX, o nosso mascote é o pequeno LeBron James, que vem de vez em quando fazer companhia para os #eadreamers

pet no trabalho

Uma boa solução para ter um ambiente mais agradável e visualmente interessante, é o investimento em plantas e vegetação natural para composição do espaço. Um espaço mais verde pode proporcionar uma sensação maior de cuidado e atenção sobre a saúde de seus colaboradores. Isso porque nem todas as empresas possuem um espaço aberto onde já possa existir naturalmente este aspecto.

Existem diversos tipos de plantas que conseguem impactar positivamente a qualidade do ar local, ou seja, esta é uma excelente saída para lugares fechados, como prédios, por exemplo.

E não podemos nos esquecer das salas de convivência. Ambientes planejados para que os seus colaboradores possam descansar, interagir com pessoas de outros setores, e para se divertirem. Isso faz bastante diferença nas pausas entre um trabalho e outro.

Grandes empresas como o Google e o Facebook já são adeptas a esta solução. Cada empresa pode proporcionar o que melhor representa ao seu ambiente e estilo de trabalho. Esta é uma ideia que dificilmente algum colaborador irá reclamar.

Novas maneiras de realizar um trabalho

Muitas vezes, o trabalho pode ser realizado de maneira chata e monótona caso você o encare dessa forma, porém, isto é algo que definitivamente deveria ser algo agradável de se fazer, trabalhando com motivação e vontade todos os dias.

Por isso, existem diversas melhorias que podem ser pensadas e executadas sobre a cultura do trabalho em que você está inserido.

Acima você pôde visualizar algumas sugestões que podem ser facilmente adotadas. Que tal pensar sobre o seu ambiente de trabalho como um todo e estudar novas alternativas que possam melhorar a experiência de trabalho de todos da sua equipe? Afinal, mudanças positivas são sempre bem vindas!

Fonte: Hubspot


Categorias