O e-mail marketing é uma ótima estratégia para gerar conversões. Entretanto, para que isso ocorra, é preciso ter uma base de contatos que possuam interesse no seu produto. Assim, com essa lista de e-mails, você pode criar uma relação com os seus leads, permitindo que eles avancem nas próximas etapas do seu funil.

Vale dizer que existem diversas estratégias para alcançar uma lista de e-mails com leads qualificados e super interessados em seu produto. Porém, você precisa ficar atento para seguir os caminhos certos e, assim, atingir esse objetivo. 

Por isso, com o intuito de ajudá-lo a ter mais sucesso no seu planejamento de e-mail marketing, preparamos um artigo completo e muito útil, no qual você vai aprender estratégias infalíveis para conseguir uma lista de e-mails grátis. Confira!

O que é uma lista de e-mails?

Uma lista de e-mails é um banco de dados no qual você irá armazenar os contatos das pessoas que se interessaram por algum tipo de conteúdo, curso, serviço ou produto oferecido pelo seu negócio.

Essa lista funciona como uma base, onde você pode segmentar seus leads em grupos, a partir dos interesses ou fases do funil que eles se encontram, por exemplo. 

Logo, uma lista de e-mails é uma forma excelente de converter leads e fidelizar clientes

Além disso, manter uma boa lista é a chave para garantir novos clientes todo o mês. Dessa forma, vale a pena investir em uma captação de e-mails de qualidade. 

7 estratégias para construir uma lista de e-mails qualificada 

O segredo de uma lista de e-mails qualificada envolve soluções de qualidade e sempre focadas naquilo que se trata o seu produto. Dessa forma, você atrai as pessoas certas para a sua base de dados. 

Pensando nisso, listamos abaixo 5 estratégias que podem te ajudar nesse processo. 

1. Disponibilize materiais ricos

Disponibilizar materiais ricos é uma estratégia de ouro para construir uma lista de e-mails de qualidade. Isso porque as pessoas que fizeram download do seu material já se mostraram interessadas no seu conteúdo. Logo, nada as impede de concluir uma compra posteriormente.

Alguns dos materiais ricos nos quais você pode investir são:

  • E-books;
  • Planilhas;
  • Checklists;
  • Pesquisas de mercado;
  • Estudos de caso;
  • Infográficos;
  • Entre outros…

No entanto, embora seja um ótimo meio para conquistar leads, é preciso ter cuidados ao produzir o seu material. 

Portanto, certifique-se de montar um bom planejamento de marketing de conteúdo com a finalidade de focar na produção de materiais ricos, coerentes com o seu produto e de qualidade

2. Crie uma newsletter

Outra estratégia perfeita é a criação de uma newsletter. A newsletter consiste em um boletim informativo no qual você pode abordar diversos assuntos relacionados à sua área de atuação, conteúdo, produto ou serviço. 

Ela tem como foco manter o leitor informado. Portanto, o visitante que assinar sua newsletter tem interesse em receber um conteúdo de valor relacionado ao seu ramo de negócio. 

Sendo assim, evite utilizar um tom muito comercial e tente abordar de forma mais sutil questões referentes ao seu produto.

3. Faça eventos gratuitos

Se você gosta ou tem interesse em organizar eventos, então essa estratégia pode ser muito vantajosa para a construção da sua lista de e-mails. 

Afinal, os eventos online tiveram um crescimento de 300% na pandemia. Por conta disso, eles são uma ótima oportunidade de investimento e atração de mais contatos.

Além disso, existe a possibilidade de organizar eventos híbridos e presenciais também. Tudo irá depender do quanto você está disposto a investir e do que se encaixa em seu negócio. 

4. Faça promoções 

Realizar promoções é uma dica infalível para atrair contatos para sua lista de e-mails. Dessa forma, é possível usar um cupom de desconto como uma “isca”. 

Nessa estratégia, a isca digital pode ser oferecida em seu site institucional, nas redes sociais ou até mesmo em uma landing page

Se você optar por criar uma landing page, não precisa se preocupar em ter conhecimentos de programação ou algo semelhante, pois já existem ferramentas fáceis de se usar e que tornam esse processo muito mais tranquilo. Você pode usar a HeroSpark, por exemplo, que disponibiliza essa funcionalidade de forma gratuita. 

5. Dê ferramentas gratuitas

As ferramentas digitais facilitaram a vida das pessoas. Afinal, tarefas que antes exigiam muito tempo para serem executadas podem ser concluídas em minutos com uma ferramenta de qualidade. 

Por isso, você pode oferecer ferramentas gratuitas ao público com o objetivo de atrair contatos para a sua lista de e-mails. 

Mas, para que os leads sejam qualificados, é necessário disponibilizar ferramentas que tenham relação com o seu produto. Assim, a probabilidade de atrair potenciais compradores aumenta consideravelmente.

6. Faça quizzes

As estratégias de gamificação (uso de técnicas de jogo em contexto de não-jogo) trazem público de forma espontânea e dinâmica. Sendo assim, uma forma eficiente de aumentar sua lista de e-mails é realizando quizzes com sua audiência. 

Assim, você pode realizar quizzes com a temática do segmento do seu produto. Desse modo, apenas leads qualificados irão participar do seu jogo. 

Contudo, certifique-se de inserir um formulário de acesso a fim de colher e-mails para a sua lista, é claro. 

7. NÃO compre uma lista de e-mails

Agora uma das dicas mais importantes: NÃO compre uma lista de e-mails

Se você pesquisar no Google “comprar lista de e-mails”, aparecerá uma infinidade de anunciantes comercializando listas. Porém, essa prática não é aconselhável e você pode perder o dinheiro que poderia ser investido em estratégias mais confiáveis. 

Sendo assim, procure sempre conquistar seus leads de forma orgânica. Isso porque, ao comprar uma lista de e-mails, você irá se deparar com endereços disponibilizados sem a autorização do lead e, até mesmo, e-mails inexistentes. 

Logo, não são leads qualificados, isto é, esses contatos não possuem interesse em seu produto. Portanto, por mais que seja tentador e uma via fácil de conquistar e-mails, não utilize essa estratégia. 

Como melhorar a entregabilidade na minha lista de e-mails?

Após implementar as estratégias anteriores, é interessante ficar atento à entregabilidade da sua lista de e-mails. Isso porque, para manter os contatos da sua lista, você precisa que os e-mails enviados cheguem na caixa de entrada principal do seu lead. 

Para entender o que é entregabilidade de e-mail, segue abaixo o caminho que um e-mail leva para chegar ao seu destinatário, na plataforma da HeroSpark. 

  • Você edita e configura seu e-mail de acordo com o seu envio. 
  • A HeroSpark codifica toda mensagem e agenda o envio. 
  • O servidor (ISP – Internet Service Provider) como Gmail, Outlook, Yahoo, etc. recebe o pedido de entrega da sua mensagem e faz uma série de avaliações na mensagem para garantir autenticidade e reputação de quem está enviando. 
  • De acordo com essa avaliação, seu e-mail é entregue ou direcionado para caixas de spam, lixeira ou, em alguns servidores, nem mesmo será entregue.

A entrega do seu e-mail na caixa de entrada do lead é o que consideramos como “entregabilidade” de e-mail e, como vimos, depende de uma avaliação da sua reputação.

Basicamente, essa reputação é baseada em dois grandes fatores do provedor de envio: 

  • A reputação do seu domínio e do seu IP com o provedor de e-mail: ou seja, se a maioria dos assinantes de algum ISP estão abrindo, clicando e movimentando seus e-mails, você vai melhorando essa parte da sua reputação.
  • A reputação específica que você tem com aquele lead que está recebendo sua mensagem: ou seja, se essa pessoa abre, movimenta e clica em seus e-mails, melhor sua nota será.

Além disso, existem ainda alguns outros fatores que são levados em conta pelo ISP para aceitar ou rejeitar uma mensagem. São eles:

  • Qualidade da base de leads/contatos: depende da veracidade dos endereços de e-mail dos seus leads. Se os e-mails são válidos e tiveram consentimento para recebimento de seus conteúdos, você terá uma melhora na sua nota.
  • Engajamento dos leads: se seus leads abrem, movimentam e clicam em seus e-mails, então possivelmente você terá uma melhor nota. Se eles te marcam como spam, você acaba sendo bastante prejudicado.
  • Identificação do seu domínio como remetente das campanhas: em geral, muita coisa aqui depende da HeroSpark. Aqui são levados em conta as configurações técnicas do domínio de envio, como DNS, DKIM, DMARC, SPF, etc. Estamos sempre realizando as configurações necessárias e atualizando tudo para que, do nosso lado, tudo esteja 100% para que você tenha uma boa nota.
  • Consistência no volume de e-mails enviados: se o volume de envios dentro de um determinado período não excede o volume que você está acostumado a enviar nos meses anteriores. Por isso, a consistência é chave para que você tenha uma boa nota.
  • Qualidade do conteúdo (Assunto e texto do e-mail) enviado: palavras em caixa-alta, palavrões, quantidade exagerada de imagens e palavras-chave consideradas como suspeitas (“promoção”, “grátis”, “gratuito”, e por aí vai…) prejudicam muito a nota do seu envio. Por isso, tome bastante cuidado com o teor do seu e-mail.

Como você viu, o conteúdo do seu e-mail vai ser chave na definição da sua nota e reputação com o seu lead. Sendo assim, escrever um bom e-mail é fundamental. Por isso, aqui vão algumas dicas:

  • Balanceie o volume de texto e imagens: em geral, é recomendado que um e-mail tenha, no máximo, 40% de imagens e que todo o restante seja texto. 
  • Não utilize caixa alta sem necessidade: um e-mail que tenha toda sua mensagem em caixa alta tende a ser barrado e considerado como spam. Se você precisa chamar a atenção do seu consumidor para um tópico em específico, use negrito e/ou itálico. Acaba sendo mais efetivo e não prejudica sua nota.
  • Evite palavras usadas em spams: como citado anteriormente, palavras pejorativas, como “grátis”, “free”, “clique aqui”, “desconto”, etc. podem ser prejudiciais. Existem na internet diversos artigos que trazem uma variedade dessas palavras a serem evitadas.
  • Use links e chamadas para ação (CTAs): ter cliques significa melhorar sua reputação. Por isso, use links e botões para ter esses cliques. Eles denotam engajamento do seu lead com seu e-mail e isso é muito bem visto pelo ISP.
  • URLs/Links com protocolo HTTP: é importante que os links presentes no seu e-mail estejam com certificados de segurança (HTTPS) para não aumentar a suspeita do ISP com o seu e-mail.
  • Teste antes de enviar: avalie criticamente o seu e-mail e veja se ele realmente tem algo de valor para o seu público-alvo. Critique design e teor do texto. Isso vai te ajudar a ter uma visão holística do conteúdo.

Implementando essas estratégias, com certeza você alcançará uma lista de e-mails qualificada. Esse é o momento de você alavancar sua estratégia de e-mail marketing! Para isso, saiba que a plataforma da HeroSpark tem tudo o que você precisa, inclusive uma ferramenta para disparar automaticamente os seus e-mails. Portanto, crie sua conta agora mesmo.


Categorias