Música para vídeo aula

Música para vídeo aula: deixe sua aula atrativa com nossas dicas

No mundo audiovisual os artifícios de áudio são de extrema importância para que o resultado seja bom. Você até consegue assistir uma vídeo aula caso a imagem não esteja tão boa assim, mas se o áudio estiver com ruído será uma experiência muito ruim. Isso acontece pois parte do entendimento do assunto vem a partir do que é falado. E, é claro, um áudio ruim dificulta esse processo de aprendizado. Portanto, para manter as pessoas engajadas em suas vídeo aulas utilize música para vídeo aula para compor o áudio dos materiais. Dessa forma, você consegue passar a mensagem desejada para seu público sem ter um vídeo monótono.

Não é de hoje que se discute o poder das músicas nos vídeos. Com elas é possível dar um direcionamento para o que está sendo passado. Exatamente por isso se deve pensar muito bem antes de adicionar uma trilha sonora aos seus vídeos. Ela será responsável por dar um direcionamento na narrativa, podendo ser um tiro no pé caso seja utilizada da forma errada. Portanto, se você quer aprender a escolher música para vídeo aula de forma eficaz e assertiva, veja as dicas que separamos neste post.

Veja também: músicas sem copyright: 5 listas para seus vídeos.

 

Música para vídeo aula

 

Importância da música para vídeo aula

A utilização de música em vídeos é uma estratégia utilizada desde o cinema mudo. Mesmo que não fosse possível associar a imagem e o som (devido à tecnologia limitada da época), as exibições contavam com trilhas sonoras. Elas eram responsáveis por dar um direcionamento ao público para o entendimento da cena.

As trilhas sonoras são capazes de transmitir emoções, complementando a experiência dos telespectadores.

No caso das vídeo aulas, é necessário fazer com que o conteúdo e a música entrem em equilíbrio. É válido lembrar que no momento de editar seus vídeos é necessário ter atenção redobrada para que o áudio da trilha sonora não fique mais alto que o som da vídeo aula.

Leia também: o melhor editor de vídeo para PC: saiba qual é!

Banco de músicas para vídeos

No momento de escolher uma música para seus vídeos é necessário atentar-se a licença, pois existem músicas para utilização gratuita e opções que devem ser pagas. Para ter acesso às músicas gratuitas, basta acessar algum dos bancos de músicas existentes. Em alguns deles é possível utilizar as músicas sendo necessário apenas informar o nome do autor nos créditos.

Para saber mais sobre músicas sem copyright, veja nosso post “músicas sem copyright: 5 listas para seus vídeos”.

Lista de sites de música sem copyright

Existem vários sites que disponibilizam músicas sem direitos autorais. Para você poder escolher suas músicas com mais calma, veja os site que separamos para você:

  • Biblioteca do Youtube – o próprio Youtube tem uma galeria de músicas sem copyright e algumas com creative commons, facilitando a escolha das músicas e a adaptação em seus vídeos;
  • Dig CC Mixer – possui uma extensa lista de artistas independentes para utilização em qualquer formato de vídeo;
  • Opsound –  também conta com artistas independes para a utilização. A vantagem é que essa opção funciona também para vídeos que serão publicados em outras plataformas (além do Youtube).

 

Agora que você já sabe como utilizar música para vídeo, comece a fazer esse teste e veja a diferença nos resultados.

 

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias