Ícone do site Eadbox

O que é empreendedorismo? Como surgiu?

O que é empreendedorismo

Entenda definitivamente o que é empreendedorismo, quais são seus conceitos, como surgiu e o que significa ser um empreendedor atualmente.

herocreator inteligencia artificial chatgpt

O empreendedorismo tornou-se febre de uns tempos para cá, cada vez mais ouvimos falar sobre esse termo. Geralmente relacionamos com pessoas que abrem novas empresas e consequentemente geram empregos.

Mas você sabe o que é empreendedorismo?

O que é um empreendedor?

E como surgiu o empreendedorismo? E como o empreendedorismo digital está ganhando cada vez mais adeptos?

Acompanhe com a gente o conceito sobre o empreendedorismo e o que significa ser um empreendedor.

Afinal, o que é empreendedorismo?

O conceito surgiu no século XVII na França como entreprenuer. Contudo, só chegou no Brasil nos anos 90. Apesar da demora para chegar até aqui, a quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões que geram emprego e movimentam a economia no país.

Então, o que significa ser empreendedor? Significa ser uma pessoa que tem a visão aguçada para os problemas na sociedade, visando sempre a melhor forma de solucioná-los.

E para isso é necessário ter uma perspectiva diferente do cenário, visando a inovação como resultado final. Assim é possível investir recursos para solucionar os demais problemas apresentados e impactar positivamente a sociedade.

Mas se engana quem pensa que o empreendedorismo significa apenas o surgimento de novos negócios. O empreendedorismo pode atuar dentro de empresas já existentes, nesses casos são conhecidos como empreendedorismo corporativo (ou empreendedorismo interno) e intraempreendedorismo.

Empreendedorismo como inovação dentro de empresas

Como já falamos logo acima, os desafios do empreendedorismo englobam desde a criação de novos negócios até o desenvolvimento de empresas já existentes.

No caso do empreendedorismo corporativo a inovação acontece em empresas já estabelecidas no mercado. Em que um indivíduo ou um grupo de pessoas influentes buscam por aperfeiçoar atividades para que obtenham mais lucro. Podendo ser desde criando organizações ou setores novos até exercer ações que incentivem a criatividade dos colaboradores para que a empresa prospere.

Já no intraempreendedorismo, qualquer pessoa que faça parte de uma empresa pode buscar por inovação para o negócio como um todo. Ou seja, é a maneira de reagir diante de desafios empresariais com a visão de inovação.

O que é um empreendedor: principais características

Um empreendedor muitas vezes pode passar despercebido no dia a dia. Apesar de vir a cabeça a imagem de uma pessoa vestida com roupas sociais, nem sempre é assim. Um empreendedor pode ser uma pessoa comum que possui características marcantes como:

Viu como as características são mais comuns como imaginamos? Então, se você se identifica com alguma dessas características, talvez aí dentro tenha um empreendedor adormecido. Quer conhecer mais quem está do outro lado? Veja nossa entrevista com o Rafael Rez, que contou um pouco de sua trajetória como empreendedor.

E que tal saber um pouco mais sobre o que é empreendedorismo e derrubar alguns mitos?

Apesar do tema já ser bem conhecido, criou-se mitos e estigmas que muitas vezes não são reais. Então, saiba quais são os mitos mais conhecidos e entenda a verdade por detrás dele.

Mitos sobre o que é empreendedorismo:

1- O empreendedorismo está no DNA

Existe sim um padrão de comportamento entre os empreendedores, mas se engana quem acha que nascemos sabendo empreender.

O empreendedor é uma pessoa que possui um conjunto de características que são aprendidas e desenvolvidas ao longo de sua vida. Então, esqueça essa visão de que o empreendedorismo está nas veias apenas de pessoas poderosas e com muito dinheiro.

O que nos leva ao próximo mito:

2- Só é empreendedor quem tem muito dinheiro

Empreender exige um investimento prévio, mas não é necessária uma quantia exacerbada. O dinheiro é uma peça de um quebra-cabeça todo, então não é possível minimizar o empreendedorismo em uma única capacidade.

3- Negócios online são empreendimentos que só dão certo a curto prazo

Com o crescimento da internet e seu público cada vez mais crescente é impossível pensar que empreendimentos online só dão certo a curto prazo. Observe as pessoas ao seu redor, smartphones e notebooks viraram praticamente uma extensão de seus corpos. Há cada vez mais uma necessidade de estar conectado. Negócios online não só dão certo como trazem inúmeros benefícios:

Veja também: plano de negócios: qual o melhor para seu negócio de cursos online.

4- Cursos online não contam como empreendimento

Estudos mostram exatamente o contrário, no Brasil os cursos online já estão na casa dos milhares. E esse número vem crescendo a cada ano.

Cursos online podem ser utilizados muito além de instituições de ensino. Englobando empresas (treinamentos) e empreendedores individuais que querem vender seus cursos. Quer saber mais? Veja nosso artigo completo sobre o tema.

Veja também: Mitos ao criar cursos online

Agora que você entendeu melhor o que é empreendedorismo, se você está querendo entrar nesse no mundo do curso online para começar a empreender, preste atenção em algumas dicas que vamos dar. Pois, ter estrutura para superar desafios, estar apto a aprender coisas novas e colocá-las em prática nem sempre é fácil.

Dicas de empreendedorismo:

1- Compartilhe suas ideias

Quanto mais você externaliza sua ideia, mais possibilidade de aperfeiçoamento terá. Então, comece a conversar com pessoas sobre sua ideia. Elas com certeza terão algo a acrescentar ou conhecem alguém que entende sobre esse assunto.

2- Para ter resultados é preciso começar

Não adianta ficar imaginando e colocando no papel todas as ideias como se fossem perfeitas. É necessário colocá-las em prática. Assim, é possível entender se as ideias que você teve são realmente praticáveis ou necessitam de ajustes.

3- Gaste sola do sapato

Quando sua ideia já estiver validada comece a fazer networking e apresentá-la para as pessoas. Dessa forma, seu negócio engatilha para uma maior visibilidade. Sempre tenha em mente uma visão a longo prazo de suas metas e objetivos.

Conclusão sobre empreendedorismo

Ser empreendedor significa, acima de tudo, ver possibilidades onde ninguém mais enxerga e trazer soluções atraentes para todos nós.

Vemos que desde o surgimento do empreendedorismo a sociedade evoluiu. A internet passou a estar mais presente em nosso dia a dia, fazendo com que o mundo de possibilidades esteja a um passo de distância. Então, use e abuse desse novo modo de empreender na internet e tenha resultados muito melhores.

Se você ainda tem dúvidas sobre as possibilidades que negócios online e cursos online dão, veja quais são as projeções do empreendedorismo digital neste ano. E tire suas ideias do papel e coloque-as em prática com uma plataforma EAD.

[wen_cta id=”2329″]

——————

Se você tem interesse em criar um curso online, desenvolver um negócio digital lucrativo e escalável, tenho uma boa notícia:

➡ Abrimos as inscrições para o nosso Programa de Aceleração de Negócios Digitais SparkStart.

Com o Programa de Aceleração de Negócios SparkStart, você estará apto a:

✓ tirar sua ideia do papel
✓ estruturar seu negócio digital
✓ criar seu produto digital de sucesso
✓ começar a ter as suas primeiras vendas…

Seguindo uma metodologia de negócio validada e que já alavancou milhares de outros negócios digitais de sucesso.

Então se você está sério e comprometido em transformar seu conhecimento em um negócio de sucesso, lucrativo e escalável, clique no link abaixo para saber mais e comece o Programa de Aceleração SparkStart agora mesmo!

< Quero Saber Mais Sobre o SparkStart >