acelerador digital

Hoje em dia, muitas pessoas falam sobre o que é engajamento no Instagram e a importância de aumentá-lo.

Afinal, é a partir dele que a rede determina para quem seu conteúdo será entregue, além de mostrar a quantidade de pessoas que você realmente consegue influenciar na rede.

Sendo assim, vamos te ensinar neste post o que é engajamento no Instagram e mostrar 5 dicas para ajudar você a aumentar o do seu perfil. E, no final, você ainda aprende como é possível analisar as métricas do engajamento na própria rede social. Boa leitura!

O que é engajamento no Instagram?

Basicamente, o engajamento na plataforma são todas as interações que o público tem com o seu perfil, como:

  • Comentários nas suas publicações;
  • Curtidas nas fotos e vídeos;
  • DMS enviadas a você;
  • Menções do seu perfil em outro post;
  • Compartilhamento do seu perfil.

Todas essas ações contam como engajamento e são muito importantes de serem analisadas. Ao ficar de olho nelas, você consegue entender melhor a influência que consegue ter sobre o seu público. 

Além disso, posts com bastante engajamento tem mais chances de chegar a uma boa parcela dos seus seguidores no perfil.

Por conta disso, quem trabalha com essa rede social, está sempre buscando aumentar o engajamento que o seu perfil tem.

5 Dicas para aumentar o engajamento no Instagram 

Agora que você já sabe o que é engajamento no Instagram e porque ele é importante para a sua estratégia, chegou o momento de saber como você consegue aumentar essa métrica.

Para isso, separamos 5 dicas que podem ajudar você a manter uma boa taxa de engajamento no seu perfil! Confira!

1. Aposte em diferentes tipos de conteúdo

O seu conteúdo é o que faz seu público te acompanhar na rede, certo? E como a maior parte do engajamento vem das publicações feitas no seu perfil, é interessante tentar sempre melhorar as suas postagens.

Nesse sentido, apostar na criação de conteúdos diferentes é algo que pode ajudar a aumentar o seu engajamento.

Afinal, quando seu público vê um conteúdo diferente do que está acostumado, isso ajuda a gerar mais curiosidade nele, o que pode instigá-lo a fazer um comentário, dar uma curtida ou enviar a publicação para um amigo.

2. Mantenha a frequência de publicação

Quem está acostumado a postar no Instagram sabe que, quanto mais publicações fizer, maiores são as chances dos seus seguidores engajarem. Mas nem sempre conseguimos manter uma frequência super alta de publicações, não é mesmo? 

No entanto, para não correr o risco de não postar nada, é interessante definir uma quantidade ideal de posts que sua conta terá semanalmente (e que você consiga produzir, é claro). 

Assim, você terá a certeza de que seu público sempre verá algum conteúdo do seu negócio, o que contribui para que ele não se esqueça da sua empresa.

Além disso, ao ter uma boa frequência de conteúdos, você consegue oferecer oportunidades para seu público estar se engajando sempre com o seu perfil.

3. Elabore uma boa copy nas postagens

No momento de criar as legendas das suas postagens, é interessante que você aplique as técnicas de copywriting para fazer o público engajar mais nas suas publicações.

Para quem não sabe, o copywriting nada mais é do que uma técnica de escrita que visa persuadir o leitor a realizar uma ação específica no final. Geralmente, esse modelo de escrita também utiliza gatilhos mentais para potencializar seus resultados

Sendo assim, ao aprender a usar essa técnica, você conseguirá criar textos mais atrativos, que realmente prendam a atenção do público e aumentem as chances de ele se engajar. 

4. Converse com o seu público

Se você quer incentivar seu público a conversar com você, talvez seja interessante tomar a iniciativa de também conversar com ele.

Aqui, é importante considerar que o Instagram não é uma via de mão única. A interação pode acontecer tanto por parte dos seus seguidores quanto pela sua.

Sendo assim, toda vez que seu público comentar em uma publicação ou entrar em contato, é fundamental interagir com ele e tentar ajudá-lo com alguma questão.

Assim, você consegue fazê-lo se sentir mais acolhido e com vontade de voltar para conversar mais, já que você é um perfil que realmente dá respostas!

5. Agende as publicações nos melhores horários

Outra forma interessante de aumentar o engajamento das suas publicações é tentar agendá-las para os horários que as pessoas mais entram no Instagram.

Todas as redes sociais possuem horários coringa, que são quando as pessoas costumam navegar mais na rede e engajar nas publicações feitas.

Sendo assim, observar os horários que o público está mais ativo nas redes sociais pode ser uma boa prática na hora de aumentar o engajamento do Instagram.

Geralmente, os melhores horários de postar na rede acontecem por volta das 09h, 12h e 19h. Mas o próprio Instagram consegue mostrar a você qual é a melhor hora de postar no seu perfil de acordo com o comportamento do seu público.

Essa informação está contida no Instagram Insights, e você aprende a mexer melhor nela no próximo tópico!

Como saber o engajamento do meu Instagram?

Basicamente, todas as contas de empresa ou de criador de conteúdo no Instagram conseguem acessar mais de perto diversas métricas relacionadas ao engajamento do seu perfil.

Essa funcionalidade, que se chama Instagram Insights, consegue mostrar a você algumas informações interessantes, como:

  • Quantidade de contas que alcançou na semana;
  • Horários e dias da semana que seu público ficou mais ativo;
  • Quantidade de visitas no seu perfil;
  • Quantidade de cliques no seu link da bio;
  • Entre outras.

A partir dessa funcionalidade, você consegue encontrar tanto informações relacionadas ao engajamento da sua conta, quanto aqueles sobre o comportamento do seu público.

Para utilizar o Instagram Insights e ter acesso a todas essas informações, basta você entrar no seu perfil do Instagram e clicar no botão “Insgihts”. Assim, se você for na aba de “Interações”, poderá ver todas as informações relacionadas ao engajamento do seu perfil!

É importante também saber como anunciar no Instagram para trazer mais pessoas engajadas.

Agora que você sabe o que é engajamento no Instagram e como aumentá-lo, pode ser interessante aprender mais estratégias como essa para melhorar o seu perfil nas redes sociais e converter mais pessoas, não acha?

Para isso, você pode conferir o nosso Kit do Marketing Digital. Ele é um pacote completo com tudo o que você precisa para criar ótimas estratégias de marketing digital.

E o melhor de tudo é que ele está gratuito, mas por tempo limitado. Então corra para aproveitar e baixar logo o seu!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias