Você sabe o que é sala de aula invertida?
A metodologia de aula invertida traz como novidade para o ambiente da educação a distância a inversão do modelo de ensino.
A ideia é proporcionar ao aluno os conteúdos de maneira oposta à tradicional, com um processo de absorção da disciplina em casa.
Isso de dá por meio de material disponibilizado online em uma plataforma EAD.
Só então ele vai buscar o auxílio de um profissional com domínio do assunto.
Esta inovadora gestão escolar está entre as metodologias ativas no EAD.
É uma maneira de aproximar o conhecimento, colocar o estudante como protagonista do processo de educação e promover uma aprendizagem cada vez mais ativa e colaborativa.
Isso facilita também a tarefa do tutor online.
O que você vai ler nesse artigo?
Sala de aula invertida, uma metodologia ativa de EAD
Para simplificar o entendimento, o a metodologia aula invertida busca ampliar a absorção do conhecimento pelos estudantes por meio da plataforma EAD.
Algo comparável ao aluno fazer o dever de casa antes de ir à aula em si.
Cada vez mais as pessoas são autodidatas, graças ao mar de informações de que dispõem na internet.
Tal quebra de paradigma do plano de aula da sala de aula invertida só é possível graças à evolução do ambiente virtual de aprendizagem.
Você sabe o que é sala de aula invertida, também conhecida flipped classroom?
Confira nosso post e saiba por que esta metodologia ativa de EAD conquistou espaço definitivo no processo de educação a distância atual.
O que é sala de aula invertida?
É fácil entender o que é sala de aula invertida.
A metodologia aula invertida funciona da seguinte forma:
O papel do professor passa a ser o de um tutor, que encaminha o conhecimento, ao invés de unicamente expor o conteúdo.
A concepção é trazer aulas menos expositivas e promover o engajamento, em oposição ao tradicional modelo ensino, no qual o aluno passivo se mantém diante do professor.
Dessa forma, a participação do aluno é maior, promovendo autonomia e estimulando raciocínio prévio.
Segundo o professor secundarista Jonathan Bergmann, co-autor do livro “Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem” e promotor da “Iniciativa global de inversão do aprendizado”, existe uma tendência mundial em adotar tais conceitos, que tem se espalhado mundo afora.
A metodologia aula invertida não foi inventada por ele, mas o autor admite que aproveitou bem o advento da popularização e expansão da internet.
“Não é um novo modelo, mas de alguma maneira é. É um jeito melhor de os estudantes aprenderem de maneira livre. Com a internet e a facilidade de criação de conteúdos, acho que a época foi propícia para o modelo”
Revelou.
Como funciona a sala de aula invertida?
Você já sabe o que é sala de aula invertida, mas como funciona essa metodologia ativa no EAD?
O modelo de flipped classroom, o processo de inversão da sala de aula, foi testado inicialmente pelos professores americanos Bergmann e Aaron Sams, em 2007.
Desde então, este modelo de ensino tem se popularizado ao redor do mundo.
A dupla publicou um livro, em 2012, explicando o que é sala de aula invertida.
Traduzido para o português com o nome de “Sala de aula invertida – Uma metodologia ativa de aprendizagem”.
A bibliografia traz como base a experiência prática vivida pelos dois em uma escola secundária, nos Estados Unidos.
Segundo os autores, a ideia inicial era ajudar estudantes que tinham altos índices de abstenção das aulas tradicionais, pelos mais variados motivos, além de simplificar a vida dos professores.
A ideia era evitar repetições e erros na fase de absorção dos conteúdos.
Na prática, o que se viu foi o aumento do engajamento dos estudantes.
Inversão do plano de ensino da sala de aula invertida
Ao invés de buscarem os professores para “aprender” determinados conteúdos, os alunos passaram a dispor dos profissionais para esclarecimento de dúvidas e questões provenientes de seus próprios estudos.
Desde então, a prática foi difundida e ampliada para o modelo empregado atualmente nas mais diversas instituições que disponibilizam o ensino a distância.
Quer saber mais do conceito? Acesse o site https://www.jonbergmann.com/.
Gestão escolar: inversão da pedagogia e a sociedade de hoje
O conceito de sala de aula invertida satisfaz às demandas de uma sociedade cada vez mais virtual e integrada por meio de plataformas não físicas.
É visível o impacto das novas tecnologias e da transformação digital em todas as áreas de atividade humana.
As áreas que abrangem o conhecimento têm buscado a adaptação às novas tendências.
Por muito tempo, as pessoas foram instruídas de uma determinada maneira, tradicional, que até pouco tempo era única em sua forma.
Não havia como se alterar a linearidade e a rígida estrutura de aprendizado, ditada pelo modelo professor ativo, aluno passivo.
Porém, a maior interatividade e abrangência propiciada pelas plataformas de ensino a distância acabou por abrir novas perspectivas na educação.
Os alunos, que antes realizavam todo o processo de absorção do conhecimento na sala de aula, hoje são mais autodidatas, podem fazê-lo em suas casas, com o acesso aos conteúdos disponibilizados na internet em plataformas EAD.
Uso variado de recursos com a metodologia aula invertida
Além de transformar a estrutura educacional, a sala de aula invertida ainda permite a utilização de recursos mais variados, antes não disponíveis na sala de aula tradicional.
E-books, vídeo aulas, aplicativos para celulares ou tablets, apresentação de slides, infogames, além da pesquisa livre na internet.
Estas são algumas possibilidades para quem busca o conhecimento por meio do ambiente virtual de aprendizagem, auxiliando na dinâmica e na inovação do processo de aprendizado.
Além de uma quebra de paradigma para o aluno, a inversão da sala de aula é também uma oportunidade para o tutor online.
A capacitação dos profissionais responsáveis por tal papel é fundamental para o sucesso deste modelo de ensino.
Se existem inovações nas formas de transmissão de conteúdo, é de se pensar que seja necessária também a adaptação daqueles que são responsáveis por tal propagação.
De nada adianta o aluno ter à disposição ferramentas e oportunidades novas, se o tutor não tem conhecimento de tais conteúdos e não é capaz de transformá-los em entendimento.
Aprendizagem é, sobretudo, o resultado de um processo interativo.
Porém, até o surgimento das plataformas digitais de ensino à distância, tal interação se dava apenas entre professor e aluno.
A mudança vista hoje é do aluno interagindo não só com o professor como também buscando novas fontes de informação para complementar o que antes era aprendido somente no método tradicional.
[wen_cta id=”3040″]
Quais são as principais vantagens da sala de aula invertida?
A preparação do profissional para se tornar um tutor EAD é essencial para que o método funcione com resultados positivos.
E é por tal necessidade que o ensino a distância tem sobrepujado metodologias mais conservadoras.
O método permite e amplia as possibilidades de inovação na busca pelo conhecimento, aumenta a oportunidade de interação e abre uma gama de chances para absorver e engajar a pessoa ao conhecimento, seja ela aluno ou professor.
Há também que se ponderar as formas de produção de tais conteúdos.
Sejam eles interativos, em forma de livros digitais ou vídeos, o conceito de sala de aula invertida traz novas formas de abordagem e de interação das disciplinas.
Diversas ferramentas presentes no EadBox servem o propósito de transformar a forma dos conteúdos e trazer uma experiência de maior imersão ao aluno na sala de aula.
No livro, Bergmann e Sams apontam diversas razões para a adoção mais universalizada do conceito de sala de aula invertida:
Porque usar a metodologia de aula invertida:
- A adoção da linguagem do estudante, conectado às novas tecnologias
- O auxílio àqueles que têm dificuldades de aprendizado (já que as ferramentas possibilitam uma melhor adequação do aluno ao conteúdo exposto)
- Ajuda a alunos que não têm possibilidade de estar presentes em todas as aulas (que porventura trabalham ou tem dificuldades de locomoção até a instituição de ensino)
- Aumentar a interatividade entre professores e alunos (já que o estudante tem a aula como uma forma de esclarecimento e não unicamente de absorção de conteúdos)
Além disso, as aulas podem ser acessadas em quaisquer locais e horários pelo aluno, oferecendo total flexibilidade.
A otimização do tempo de aprendizado também é outra vantagem da sala de aula invertida, uma vez que dados importantes são coletados ao longo do curso, promovendo uma assimilação de conteúdo mais colaborativa e maximizando o aproveitamento das aulas.
Agora que você entendeu o que é sala de aula invertida e viu algumas das vantagens que fazem com que o ensino a distância, através desse método, tenha ganhado fôlego, é hora de pôr em prática.
Quer conhecer mais sobre o funcionamento de uma plataforma de ensino completa para hospedar as suas vídeo aulas para o seu curso online?
Clique no link abaixo e ganhe 15 dias grátis para testar a plataforma EadBox:
[wen_cta id=”2326″]