O que é uma plataforma AVA?

O AVA ou Ambiente Virtual de Aprendizagem é a simulação de uma sala de aula na tela do seu notebook, tablet ou smartphone. É através das tecnologias de comunicação, que encurtaram a distância do mundo nos últimos anos, que esta ferramenta aposta as suas fichas. Permitir a interatividade entre os alunos e promover a interação deles com os professores é um dos seus objetivos principais, e existem diferentes maneiras de conquistar isso.

Um AVA é de fato um ambiente virtual desenvolvido para ajudar professores e tutores no gerenciamento de conteúdos e materiais complementares para os seus alunos e na gestão completa de cursos online.

Com este ambiente, é possível acompanhar todo o processo de aprendizagem por parte do aluno, gerar relatórios sobre performance e progresso do mesmo em determinado curso online.

Como funciona uma plataforma AVA?

A sala virtual de um AVA pode contar com vários materiais. Ela é uma união da parte tecnológica com a pedagógica.

A tecnologia está no fato de tudo estar hospedado em uma plataforma online e de o processo de ensino e aprendizagem envolver o uso de computadores, smartphones e tablets. Já a parte pedagógica está ligada ao que é ensinado. Ao que o professor tem a dizer e também ao rendimento e avaliação dos alunos. O funcionamento do AVA é bastante simples:

  • Exposição de materiais
  • Espaço para interação
  • Acesso por login
  • Controle da evolução dos alunos

É através da plataforma AVA que o professor ou responsável pelo treinamento terá um controle de como seus alunos estão evoluindo. Se estão aprendendo mais rápido, se estão com muitas dúvidas ou se estão gastando muito tempo em um único módulo.

Assim é possível notar como está a absorção de conhecimento e também entender o que precisa ser mudado. Se um teste deveria ser realizado em até meia hora e foi respondido apenas pela metade é preciso entender porque isso está acontecendo.

As principais funcionalidades de um AVA

Um AVA pode ter várias funcionalidades diferentes. Listamos abaixo as que são mais comuns nestas plataformas:

  • Distribuição de conteúdo
  • Gestão de alunos
  • Fórum para debate de ideias
  • Gamificação