SOCIAL BLADE

Social Blade: conheça a ferramenta que especula quanto ganham os Youtubers

Que o mundo já não é mais o mesmo você deve ter notado. Afinal, a tecnologia chegou para revolucionar a nossa vida em todos os setores, indo desde a novos equipamentos médicos que quase fazem milagres até a internet.

Quando falamos em internet é praticamente impossível deixar de fora os Youtubers. Ganhando cada vez mais destaque no Brasil, eles chegaram para mostrar que é possível trabalhar com o que gostam, sem sair de casa e em alguns casos ganhando muito, muito dinheiro!

É evidente que com toda essa exposição se tornar um Youtuber se tornou o sonho de muitos jovens e adultos ao redor do mundo, principalmente no Brasil onde o consumo da rede é um dos maiores do mundo.

Para muitos o fator determinado de interesse nessa profissão é o alto valor monetário envolvido, se esta é uma das suas principais dúvidas você está no lugar certo. Continue sua leitura e conheça o Social Blade, ferramenta que promete nos contar os salários dos Youtubers mais famosos do Brasil.

Leia também – Como colocar anúncio no Youtube: veja o passo a passo

social blade

O que é um Youtuber?

Antes de saber quanto os donos dos canais mais cotados ganham é preciso entender corretamente a profissão.

Youtuber deriva do nome da plataforma do Youtube, a principal rede de vídeos do mundo. Logo, uma pessoas que é protagonista de seus próprios vídeos e os posta no Youtube.

Em definição, assim se caracteriza um Youtuber. No entanto, as pessoas só consideram verdadeiramente como Youtubers aqueles que conseguem fazer disso a sua fonte de renda, levando conteúdo de qualidade e em grande volume.

Quem pode ser Youtuber?

Todo mundo que assim desejar pode se tornar um Youtuber. Para isso, basta seguir as normas que a rede pede.

Um bom exemplo de regra a ser seguida é que atualmente o Youtube não permite mais que sejam postados vídeos que promovam armas de fogo ou façam apologias à favor do tema.

Em resumo, todo mundo que desejar ser um youtuber pode realizar seu sonho, contanto que sigas as políticas pedidas.

Pode ser do seu interesse – Saiba como ganhar mais inscritos no Youtube com essas 4 dicas

O que é Social Blade?

Por incrível que pareça, o Social Blade foi criado sem grandes intenções por um americano chamado Jason Urgo. O Social Blade estreou em 2008, com o objetivo de acompanhar as estatísticas de um site americano chamado Digg, apenas para entretenimento.

Dois anos depois, em 2010, o site resolveu começar a acompanhar também os números do Youtube. Somente em 2012 ele foi oficializado, deixando de ser apenas um passatempo do seu criador, Urgo.

Entre os anos de 2013 e 2014 o Social Blade passou a analisar também os dados do Twitch  e do Instagram, respectivamente.

Como funciona o Social Blade?

Atualmente o Social Blade se baseia em uma medida muito utilizada na área da publicidade, o RPM (receita por mil impressões). O RPM é o valor que os canais recebem dos anunciantes a cada mil visualizações no vídeo.

Evidentemente o Social Blade não possui os dados certeiros sobre o Youtube, já que este é controlado pelo Google. Por esta razão o Social Blade se baseia em uma média de RPM para a indústria. O valor é de 25 centavos de dólar, que é o equivalente a 83 centavos de real, até 4 dólares, equivalente a 13 reais, a cada mil vizualizações.

O site conta ainda com um ranking, onde avalia a qualidade dos canais do Youtube. Os melhores recebem nota A++. O site só começou a analisar também a qualidade do material nos últimos anos, para assim desprezar os canais que tivessem inúmeros inscritos com pouquíssimas visualizações.

Atualmente Jason revela que o Social Blade avalia mais as visualizações mensais dos Youtubers. Isso ocorre pois se torna mais visível a influência do Youtuber no meio e também porque o Youtube leva essa métrica em consideração, então faz todo sentido essa métrica ser importante para o SB também.

Quanto ganha um Youtuber?

Como você já deve ter notado, até hoje não foi divulgado um número exato de quanto ganha um Youtuber. Mas, de acordo com as estimativas do Social Blade, esse valor varia muito de mês a mês, pois vai de acordo com o que o próprio Youtuber conseguiu entregar a ferramenta naquele determinado período.

O YouTube não revela a porcentagem de lucro que possui. Porém, estima-se que seja algo em torno de 45% no valor das inserções publicitárias. Por inserções nos referimos aos anúncios que aparecem para interromper o vídeo ou até mesmo os que ficam a sua volta.

Com isso o Youtube não possui margem de lucro quando se trata de patrocínios dentro do conteúdo estrutural do vídeo.

Enfim, focando apenas no valor que o Youtube repassa aos Youtubers, podemos analisar a estimativa do “salário” de alguns canais brasileiros:

Canal

Estimativa mensal de ganhos (em US$)

Whinderssonnunes

18.500 a 296.200
Rezendeevil

33.700  a 539.000

Canal Canalha

6.800 a 108.900

AuthenticGames

50.000 a 799.300

Vale informar que cada vez que um canal atinge 100 dólares de retorno publicitário o Google realiza uma transferência bancária para o indivíduo.

Mudanças constantes

Quando falamos no mundo digital, não podemos cair em falsas esperanças de que tudo sempre será como é atualmente.

Com base nisso é preciso saber que recentemente, em 2018, a monetização do Youtube acaba de sofrer algumas mudanças. Anteriormente bastava produzir um conteúdo original, com frequência regular e seguisse as regras da comunidade do Youtube.

Com a mudanças, além de atender a todos os critérios anteriores, para ganhar dinheiro com o Youtube é necessário passar por uma análise super criteriosa. Essa análise leva em conta o engajamento dos usuários, tipo de conteúdo, número de visualizações etc.

Além disso, somente os canais que possuem pelo menos mil inscritos e no mínimo 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses serão considerados para passar ao programa de monetização.

Complemente com – Descubra como ser um youtuber de sucesso em 6 passos

Esse foi o nosso material sobre Social Blade e um pouco sobre o maravilhoso, porém não tão fácil assim mundo do Youtube. Ainda está com alguma dúvida sobre o assunto? Basta deixar abaixo e nós respondemos para você!


Categorias