transição de carreira

Qual o momento certo para fazer uma transição de carreira?6 min read

O mundo está passando por um momento de mudanças em todas as áreas. E no mercado de trabalho não poderia ser diferente. Essas ações fazem com que, em algum momentos, seja necessário pensar em mudar de carreira – seja por vontade própria, para empreender, para se adaptar aos novos modelos de negócios ou por necessidade. Assim, é importante pensar na questão da transição de carreira.

Essa atividade, quando feita de acordo com um planejamento prévio, pode resultar em uma grande alavancagem na vida profissional. Se você está pensando em tomar alguma atitude nesse sentido, confira esse artigo e saiba qual é o momento ideal para fazer a transição de carreira – e como ter sucesso nessa empreitada.

– Veja também: Encontre oportunidades de negócios para empreender com nossas dicas

transição de carreira

Por que fazer uma transição de carreira?

Essa mudança pode acontecer de maneira inesperada ou planejada. Porém, seja qual for a motivação da transição da carreira, ela deve ser enxergada como uma nova oportunidade de crescer no mercado. Os principais 2 motivos que fazem com que uma pessoa deseje mudar a sua área de atuação são:

Profissões que estão se tornando ultrapassadas

A tecnologia traz consigo inúmeros benefícios. Porém, também representa a mudança de certas profissões mais antigas e ultrapassadas. Assim sendo, existem cargos que apenas deixaram de existir – ou que, em um curto espaço de tempo, passarão por esse processo. O resultado são as demissões em determinados setores e mudanças no mercado – tanto na área de produção quanto de consumo.

Também existem aqueles cargos que continuarão existindo, mas que, com o auxílio da tecnologia, farão com que o trabalho a ser realizado seja diferente. Alguns exemplos são: datilógrafos, que já deixaram de existir; arquivistas, que estão cada vez mais sendo substituídos por serviços mais automatizados; operadores de telefonia, entre outros.

Desejo de começar algo novo

Algumas pessoas estão infelizes com a sua carreira. Afinal, existem muitas profissões que geram grande estresse e falta de tempo para ficar com a família, por exemplo. Isso é algo muito valorizado hoje em dia.

Ainda, o empreendedorismo tem se tornado mais comum e acessível. Isso faz com que se torne mais real o desejo de começar algo novo em outra área – ou abrir a sua própria consultoria, por exemplo. Também, ao empreender, há a possibilidade de não ter um chefe, fazer o seu próprio horário, entre outras características.

Ainda existem outras situações em que se faz uma transição de carreira, como um atleta, por exemplo, que consegue atuar em alto nível até certa idade. Você se identifica com alguma dessas questões? Então é hora de começar a pensar no que fazer daqui para frente.

Você também pode se interessar por: Saiba quais são as características de uma mente empreendedora e desenvolva a sua

O momento para começar uma nova carreira

Sendo planejada ou não, para fazer uma transição de carreira bem estabelecida é preciso estabelecer alguns pontos. São eles:

Qual o motivo da mudança?

Foi forçada ou foi uma escolha própria? Se foi uma transição forçada: o que gerou? Se foi por conta própria: o que gerou a sua insatisfação na carreira anterior para lhe motivar a mudar a sua vida profissional?

Independentemente do motivo que o faz passar por uma transição de carreira, é preciso saber o que o fez chegar até ele. Se a sua profissão anterior foi/será extinta, por exemplo, é preciso saber quais outras habilidades podem ser desenvolvidas para uma nova carreira.

Agora, se você deseja continuar a atuar na mesma área, deve pensar o que fazer e como melhorar a sua carreira para não cair na mesma situação anterior.

Faça um planejamento financeiro e pessoal

É preciso se planejar para ter uma boa transição de carreira. Estabelecer objetivos, se preparar financeiramente, saber quais passos tomar na direção correta. Além disso, esse momento deve ser muito importante para estimular o seu autoconhecimento. Saber o que você realmente deseja para o futuro. Encare a transição como uma nova oportunidade na sua vida – e não cometa os mesmos erros do passado.

Se prepare para o mercado de trabalho

Esteja pronto: seja para trabalhar de maneira autônoma ou buscar um cargo em uma empresa já consolidada. Além do planejamento, é preciso colocar em prática as ações. Assim, se qualifique. Faça cursos sobre a área em que deseja atuar, assista palestras, busque por sugestões de leitura.

Nesse momento, encare a internet como sua grande aliada. Isso porque, por meio dela, você poderá realizar inúmeros cursos e treinamentos, aumentar seu conhecimento, conhecer pessoas e trocar informações sobre a sua nova carreira, entre outros.

– Veja também: Conheça as oportunidades no mercado de EAD no Brasil

Aproveite as oportunidades

Existem inúmeras áreas em que se é possível trabalhar. Assim sendo: pesquise e aproveite as oportunidades que surgirem no seu caminho. Converse com pessoas da área, entenda bem o mercado e esteja disposto a começar algo novo. Também seja proativo e, além de investir em cursos (ou seja, na parte teórica), também coloque a mão na massa, mesmo que ainda não seja expert no negócio. Somente assim você saberá quais habilidades desempenha melhor.

Não foque apenas na questão financeira

Ao fazer uma transição de carreira, deve-se levar em conta, sim, o salário. Mas essa não pode ser a única questão a ser considerada. Isso porque ao investir numa nova carreira considerando apenas a questão financeira, você pode acabar enfrentando algumas dificuldades com o decorrer do tempo.

Busque por algo em que você possa aliar um bom ganho mensal sem sofrer esgotamento mental. Por isso é tão importante pesquisar o mercado, avaliar e aproveitar as oportunidades. Assim saberá melhor o caminho a seguir.

É hora de fazer uma transição de carreira?

Está insatisfeito com a sua carreira ou desempenha uma função que tem perigo de ser extinta em um certo período de tempo? Então talvez essa seja a hora de você começar a pensar em uma transição de carreira. Pesquise com calma e busque sempre qualificação, assim, estará mais preparado para as próximas etapas.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias