enps

Avalie a satisfação dos seus colaboradores com o eNPS

Ter uma empresa com boa produtividade também depende de poder contar com colaboradores satisfeitos, engajados e produtivos. Para isso, além de prestar atenção diariamente no clima organizacional, é importante realizar ações voltadas especificamente para isso. Isso é importante porque nem sempre os gestores estão presentes no dia a dia da empresa. Um método que ganha muita atenção nesse ambiente é o eNPS. Você já ouviu falar sobre ele?

ENPS é a sigla para Employee Net Promoter Score. É uma vertente do Net Promoter Score, que mede lealdade e satisfação de clientes através de uma pesquisa com pergunta única: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para um amigo?”.

A diferença no NPS para o eNPS é que um visado para os clientes e o outro para os colaboradores. No caso, o eNPS tem o objetivo de medir a satisfação, felicidade e engajamento dos colaboradores.

– Veja também: Pesquisa de engajamento: saiba qual é o nível de engajamento da sua equipe

enps

Pesquisa: você recomendaria a empresa em que trabalha?

De maneira resumida, é isso o que o eNPS deseja calcular. Para isso, o ideal é pedir para que todos os colaboradores respondam, de maneira anônima, 3 simples questões. São elas:

 

  • Em uma escala de 0 a 10, como você classificaria a nossa empresa como um bom ambiente de trabalho? O que motivou a sua resposta?
  • Em uma escala de 0 a 10, como você classificaria o nosso chefe como uma boa pessoa para se trabalhar? O que motivou a sua resposta?
  • Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria os nossos serviços/produtos para seus amigos, familiares ou conhecido? O que motivou a sua resposta?

 

O ideal é fazer a pesquisa de maneira anônima e permitir que o colaborador possa responder no momento em que preferir. As perguntas podem ser enviadas por e-mail, por exemplo. O colaborador pode clicar em algum link que fará com que a anonimidade seja garantida.

Assim você estabelece apenas um prazo final para as respostas – uma semana pode ser um bom prazo na maioria dos casos. Dessa maneira, o colaborador responderá no momento mais adequado para ele mesmo.

Vale ressaltar que o eNPS pode parecer uma simples ação – porém, se utilizada de maneira correta, a pesquisa poderá trazer inúmeros benefícios para a sua empresa. Isso porque ela também permite que sejam avaliadas, de maneira ágil e eficaz, pontos importantes garantir e aumentar a satisfação e lealdade dos seus colaboradores.

Conhecendo e medindo a satisfação dos colaboradores

Segundo a Temkin Group, empresa de pesquisa, consultoria e treinamento sobre lealdade de consumidores, uma pesquisa feita em 2017 mostra que, ao comparar funcionários motivados com os insatisfeitos, podem ser observadas as seguintes questões:

  • Colaboradores satisfeitos e engajados estão 5 vezes mais propensos a recomendar uma inovação na empresa;
  • Funcionários altamente engajados são quase 5 vezes mais propensos a recomendar os produtos e serviços da empresa;
  • Esses profissionais também são 3 vezes mais dispostos a trabalhar até mais tarde, se necessário.

Esses dados apontam algumas das principais questões da importância de se contar com colaboradores efetivos e satisfeitos com o local de trabalho.

Pesquisa eNPS: positiva para empresas, líderes e colaboradores

Os colaboradores precisam entender que o eNPS é positivo para eles. Isso porque, com essas questões respondidas, é mais fácil para a empresa, seus líderes e gestores saberem o que estão fazendo de certo – ou errado. Assim, se perceberem, por meio das respostas, que o nível de engajamento está baixo, tomarão atitudes precisas para aumentar esses dados.

Os colaboradores também podem aproveitar o momento da pesquisa para darem seu feedback e sugestões de melhora. Por exemplo: se ele colocar, numa escala de 0 a 10, que a probabilidade de indicar os produtos/serviços da empresa é de 3, ele pode esclarecer as razões desse número baixo. Assim, a empresa saberá por onde começar para contar com funcionários mais satisfeitos e produtivos.

O eNPS também é importante exatamente por ser anônimo e garantir o sigilo para os colaboradores. Assim, eles podem denunciar questões mais sérias que possam estar interferindo na sua vida, como assédios, desacatos os insatisfações específicas. Esses assuntos são mais difíceis de serem explorados pelos colaboradores, por isso o eNPS pode ser uma grande solução.

– Veja também: Engajamento no trabalho: como atingir a motivação dos colaboradores

Times engajados oferecem melhores resultados

O objetivo de toda empresa é otimizar e potencializar sua produção. Para isso, deve contar com colaboradores dispostos a produzir de maneira eficaz. E, para isso acontecer, é preciso que a empresa invista nesses funcionários e reconheça os seus talentos. Dessa maneira, os clientes também ficarão mais satisfeitos com os resultados recebidos. É um ciclo constante e sem fim, mas que deve ser sempre estimulado pela empresa.

É preciso observar as questões respondidas pelos colaboradores e também sempre estar disposto a melhorar. Investir em treinamentos, ações de desenvolvimento e engajamento, qualificação, cursos extras, entre outros. Uma empresa, para se destacar no mercado, precisa contar com talentos eficazes e satisfeitos. Caso não sintam-se valorizados, eles irão em busca de outras corporações que garantirão essas ações. E você não quer perder seus principais talentos, não é?

– Você também pode se interessar por: Engajamento profissional: saiba as vantagens de ter funcionários engajados

Colocando o eNPS em prática

Agora que você sabe como aplicar o eNPS e da importância de contar com colaboradores engajados, que tal colocar em prática esse formato de pesquisa? A ação, prática e eficaz, poderá trazer resultados extremamente positivos para a sua empresa.

Vale lembrar também que colaboradores satisfeitos, engajados e felizes garantem mais vendas, oferecem vontade extra para garantir a entrega de projetos complexos, atraem novos funcionários para a corporação, passam uma boa imagem da empresa para o mercado – tanto fornecedores quanto clientes, entre outros. Ou seja: é mais do que necessário ter um time preparado e satisfeito com o seu ambiente de trabalho.

Você já participou de uma pesquisa eNPS? Ou realiza alguma outra ação que mede a satisfação dos seus colaboradores? O que acha da sua aplicação dessas pesquisas? Compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias