o que é mindset

Saiba o que é mindset e trabalhe seus modelos mentais6 min read

Você já teve ter ouvido essa expressão em algum lugar… Mas você sabe de verdade o que é mindset? De maneira resumida e prática, o mindset é o conjunto de atitudes mentais que temos. Assim, o mindset influencia de maneira direta os nossos pensamentos e comportamentos diários. Traduzindo ao pé da letra, mindset é a configuração da mente (afinal, em inglês mind = mente, e set = configuração).

Tendo uma maior noção sobre o que é mindset, é possível trabalhar essa habilidade e capacidade. Assim, com um mindset bem estruturado, você saberá como lidar melhor com situações positivas, neutras ou negativas. Ele auxilia a ter as reações mais adequadas para cada momento e manter sempre um equilíbrio e harmonia.

Para desenvolver um bom mindset e observar mudanças positivas no seu dia a dia, confira esse artigo e aprenda a dominar essa habilidade.

– Veja também: Combata o bloqueio criativo com nossas dicas e se torne um profissional fora da caixa

o que é mindset

Os dois tipos de mentalidade observados pelo mindset

Para saber melhor o que é mindset, é preciso entender os dois tipos de mentalidade definidos por esse formato de pensamento. São eles: a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento/progressiva.

Mentalidade fixa

A mentalidade fixa é aquela que faz com que as pessoas acreditem que se não nasceram com determinadas capacidades, talentos e dons, não serão capaz de desenvolvê-los. São pessoas mais pessimistas e inseguras – tanto no âmbito pessoal quanto profissional. Como o próprio nome sugere, são pessoas que sofrem com mudanças ou para aprender novos conhecimentos.

Em um ambiente corporativo, não é difícil identificar esse profissional. Normalmente é o colaborador que sente dificuldade em aprender novos conceitos e foge de grandes responsabilidades. Muitas vezes, isso não significa que o funcionário é incapaz, mas apenas está com um mindset “fixo”. Apesar de ser mais difícil e exigir força de vontade, é possível fazer com que essa pessoa reconheça seu potencial. Assim, passe a trabalhar (e a viver) de maneira mais leve e disposto a encarar mudanças e novidades.

Mentalidade de crescimento ou progressiva

A outra mentalidade analisada e explorada pelo mindset é a progressiva, ou de crescimento. Como o nome sugere, esse formato de pensamento é diferente da fixa, pois acredita que é possível, sim, desenvolver novos dons, habilidades e talentos com o passar do tempo. É claro: com força de vontade, empenho e dedicação. São pessoas que transformam a dificuldade em oportunidade e estão dispostas a evoluir.

Em uma empresa, normalmente é esse tipo de profissional que se destaca e conquista promoções, por exemplo. Isso porque não tem medo de errar, adquirir novas responsabilidades e crescer.

Porém, seja você um detentor de um mindset fixo ou progressivo, é possível, sim, sempre melhorar. Para isso, o ideal é ter força de vontade e contar com uma empresa que saiba valorizar seus talentos. Assim, a corporação terá papel importante na hora de desenvolver ainda mais as mentalidades progressivas da sua empresa. Mas também, com o tempo, fazer com que pessoas que possuem mente fixa passem a olhar as questões diárias com maior atenção. Assim, poderão crescer, desenvolver seu potencial e se tornar pessoas mais positivas.

– Veja também: Comunicação interna nas empresas: qual a importância e como aplicar

Desenvolvendo o mindset

Para uma empresa, o ideal é contar com pessoas que possuam um mindset progressivo. Ou seja, que estejam sempre dispostas a melhorar e a aprender. Para desenvolver esse formato de pensamento positivo, existem algumas ações que podem ser feitas. Confira:

1. Foque nas questões positivas

Aconteceu algo inesperado e, aparentemente, negativo? Busque as questões positivas que também estão envolvidas nesse acontecimento. Entenda a crise ou estresse como oportunidade de aprendizado crescimento interno. Lembre-se que tudo é uma questão de perspectiva.

2. Cuide de si mesmo e dedique um tempo para isso

Aproveite seu tempo de lazer para cuidar de si mesmo. Faça meditação, algum esporte físico, invista em uma boa alimentação, esteja cercado de pessoas que te fazem bem. Também invista em cursos que te deixem estimulado a aprender, seja para a vida pessoal ou profissional. Dessa maneira é mais fácil enxergar a vida de forma mais positiva.

– Veja também: Qualidade de vida: saiba o que significa e como conquistar

3. Pratique o autoconhecimento

Conheça a si mesmo. Veja o que você pode melhorar e evite culpar os outros por questões em que eles não possuem culpa. Ao invés disso, procure observar o que você poderia ter feito de diferente – porém, sem culpabilizar ninguém pelo ocorrido. Como dito no primeiro tópico: foque nas questões positivas.

4. Não se auto sabote

Muitas vezes, o nosso maior inimigo somos nós mesmos. Não deixe que isso aconteça com você. Para lidar com essas situações, analise e perceba os seus comportamentos repetitivos que possuem efeito autodestrutivos. Tendo consciência desses problemas, será mais fácil eliminá-los aos poucos.

5. Não leve críticas para o lado pessoal

Seja na vida pessoal ou no âmbito profissional, é preciso aprender a lidar com as críticas. Quando recebê-las, não leve para o lado pessoal. Entenda que a pessoa que está fazendo aquele comentário deseja uma melhora da sua parte. É claro que essa sugestão é válida quando estamos nos referindo a críticas construtivas.

Ao mesmo tempo: críticas feitas apenas para falar mal de uma pessoa devem ser ignoradas. Não deixe que essas questões façam com que você perca seu sono – ou pare de produzir. Muito pelo contrário: veja o que é válido melhorar e o que fazer para alcançar bons resultados. Pense que se uma pessoa está fazendo uma crítica construtiva é porque ela acredita que você pode fazer melhor em uma próxima vez. Então aproveite essa oportunidade.

Agora você já sabe o que é mindset!

Sabendo o que é mindset e da sua importância para o seu crescimento, que tal investir em ações que façam com que você desenvolva ainda mais uma mentalidade progressiva? Se permita a desenvolver todo o seu potencial, conheça a sua melhor versão e busque sempre por conquistar grandes resultados. Isso vale para a sua vida pessoal e profissional.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou deseja fazer algum comentário sobre o que é mindset para você? Compartilhe conosco!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias