treinamento e desenvolvimento nas empresas

Vantagens do treinamento e desenvolvimento nas empresas

Treinamento e desenvolvimento nas empresas

O treinamento e desenvolvimento nas empresas desempenha um papel essencial na qualificação de funcionários, interferindo diretamente com os resultados da sua empresa. Uma boa gestão, aliada à constante atualização de equipe, capacita e desenvolve habilidades diversas de colaboradores, trazendo benefícios de curto a longo prazo.

Você já deve ter percebido que a cada treinamento seu colaborador sai cada vez mais qualificado e motivado, e isso se torna um grande diferencial para o seu negócio. Em tempos de altíssima competitividade, é preciso que gestores fiquem de olho nas principais tendências de mercado, a fim de manter seu time alinhado, fortalecido e estimulado.

Atualmente, temos acesso a ferramentas desenvolvidas especialmente para desenvolvermos nossas competências de forma efetiva. Cabe ao responsável pela gestão de equipe elaborar um cronograma de qualificação de funcionários bem definido, com temas e assuntos escolhidos de acordo com as necessidades de melhoria da empresa.

Qual a importância do treinamento e desenvolvimento nas empresas?

 

Ter colaboradores capacitados, além de aumentar a produtividade e motivação, faz com eles estejam aptos a trazer ainda mais soluções e inovações no dia a dia da empresa. A qualificação de funcionários é a principal maneira de reter talentos: mais do que um salário chamativo e um ambiente agradável, ter base e recursos para a realização do seu trabalho é imprescindível.

Desta maneira, o treinamento e desenvolvimento nas empresas trazem benefícios para todos os envolvidos. O progresso curricular do colaborador é capaz de trazer resultados surpreendentes. Vale destacar que esta cultura de intensa valorização do funcionário é peça-chave no sucesso de uma empresa. Através da atualização e adequação às principais tendências de mercado, é possível manter uma equipe entusiasmada e produtiva.

O nível de desenvolvimento e tecnologia que as empresas apresenta hoje está em constante progresso, mas, em compensação, o tempo livre encontra-se mais escasso. Diante da necessidade de aperfeiçoamento e pouca flexibilidade de horários, o treinamento e desenvolvimento nas empresas se tornou mais efetivo e prático, quando realizado a distância, via internet. A praticidade e a otimização de recursos proporcionam uma experiência efetiva de aprendizagem, uma vez que se trata de uma metodologia dinâmica e inovadora.

Por isso, é essencial que a gestão esteja sempre em sintonia com o setor de RH, responsável pela administração dos talentos da empresa. Mais do que isso, é preciso que todos estejam a par das novas tendências da área. Assim, é possível aplicar um treinamento e desenvolvimento corporativo assertivo e altamente produtivo.

As ferramentas de treinamento são uma forma de garantir uma atualização eficaz de colaboradores, independente da área de atuação da organização. O departamento de Recursos Humanos deve atuar como uma ponte entre os setores, fazendo com que todos possam mostrar valores e resultados de forma prática. Engajamento e competitividade são as palavras de ordem para atingir objetivos e, dependendo do caso, superar expectativas.

Por que é preciso investir em treinamento e desenvolvimento nas empresas?

 

O treinamento e desenvolvimento nas empresas é um processo contínuo, que deve ser estabelecido desde o começo da carreira de seu colaborador. Desenvolver competências é o passo essencial para melhorar procedimentos e qualidade do seu produto.

Atualmente estamos em um cenário de competitividade em que se espera ter problemas para resolvê-los. Porém, nem sempre essa é a melhor forma de agir. O treinamento é a capacidade de se preparar para realizar de forma regular as atividades. Desta maneira, não pode ser visto como um jeito de remediar questões, e sim de dar base aos métodos.

A ausência de treinamento e desenvolvimento nas empresas (ou aplicação inadequada) podem gerar consequências para sua empresa:

  • A insatisfação dos funcionários prejudica o clima organizacional da empresa
  • Alta rotatividade da equipe
  • Baixa produtividade
  • Falta de segurança nas atividades exercidas
  • Perda de credibilidade por parte de clientes, investidores e parceiros
  • Falta de perspectiva para colaboradores a longo e médio prazo

Investir em tecnologias para a empresa não garante qualidade na entrega e qualificação profissional. E é aí que o treinamento e desenvolvimento nas empresas entra em cena, trazendo recursos e auxiliando no desenvolvimento de habilidades necessárias para a realização das tarefas.

Desta forma, os ganhos são tanto da empresa quanto do colaborador: seja na produtividade e qualidade de entrega ou no desenvolvimento de competências fundamentais para a carreira.

Como iniciar a atualização de colaboradores?

 

O processo de treinamento e desenvolvimento nas empresas é uma realidade em grande parte do mundo corporativo. O aperfeiçoamento da tecnologia, a Internet e a facilidade de compartilhar informação agora tornam este procedimento ainda mais acessível.

Caso a constante atualização e qualificação de funcionários ainda não faça parte da cultura da sua empresa, saiba que a falta de incentivo pode estar por trás de problemas que poderiam ser evitados, a salvo se o colaborador tivesse acompanhamento adequado.

Para começar o processo, é necessário traçar um perfil analítico de cada colaborador. A partir desse diagnóstico, será possível mapear deficiências e identificar competências e comportamentos, facilitando a escolha de uma capacitação sob medida para o seu time de talentos.

Vantagens

 

A qualificação de funcionários acontece por meio de um processo de aprendizagem em que habilidades específicas são desenvolvidas. Trata-se de um procedimento voltado para o crescimento pessoal e comportamental do funcionário a nível de conhecimento, habilidade e atitude. As principais vantagens observadas são:

  • Adequar a pessoa à cultura da empresa
  • Mudar ou moldar atitudes
  • Adaptar pessoas para lidar com a modernização da empresa
  • Desfrutar da competência humana
  • Preparar pessoas para serem remanejadas
  • Promover o crescimento e o desenvolvimento do potencial de pessoas de forma responsável
  • Passar informações adiante de forma dinâmica e eficiente
  • Reduzir custos na busca por objetivos empresariais
  • O incentivo promove a satisfação e a realização do colaborador, tanto profissional como pessoalmente
  • Ajuda a estimular e aprimorar o espírito de liderança
  • Otimiza a comunicação e o relacionamento interpessoal da equipe, promovendo engajamento, colaboração e integração de todos os departamentos

O treinamento e desenvolvimento nas empresas pode ser aplicado para colaboradores de qualquer hierarquia. Desta forma, cria-se um equilíbrio entre estratégia e operação, trazendo resultados cada vez melhores para a organização.

Case WiseUP - MOFU Enterprise

Principais benefícios de investir em treinamentos e desenvolvimento nas empresas

 

Mais do que alicerce para resultados, o uso do treinamento e desenvolvimento nas empresas promove engajamento, motivação e retenção. Confira seus principais benefícios:

Capacitação profissional

Investir em treinamento corporativo, atualização e qualificação de funcionários ajuda a preparar a equipe ou colaborador para executar tarefas particulares ao cargo. Nesse momento é que dúvidas são sanadas, assim como é realizada a apresentação de ferramentas a serem utilizadas. Assim, quando chegar o momento de executar as tarefas, não haverá dúvidas e empecilhos.

Desenvolvimento pessoal

Preparar o colaborador torna-o especialista no que realiza. Porém, é necessário capacitar e propiciar oportunidades além do seu atual cargo, para que ele seja capaz de desempenhar outras atividades e tenha possibilidade de crescimento dentro da empresa. Desta forma, ele se sente mais feliz, realizado e confiante no ambiente de trabalho.

Melhora do clima organizacional

Além de ter profissionais bem qualificados para realizar suas tarefas, ter um clima organizacional agradável faz com que o trabalho flua de maneira mais harmônica. Por isso, é importante integrar o colaborador à cultura da organização para que ele se sinta pertencente. Desta maneira, ele se sente valorizado e consequentemente se sente mais motivado.

Aumento de produtividade

Com o colaborador se sentindo pertencente ao local de trabalho e capacitado para executar as tarefas que lhe são designadas, a produtividade melhora. O trabalho como um todo torna-se dinâmico e orgânico, fazendo com que os erros e refações diminuam, e o colaborador passa a produzir mais e melhor.

Melhora a confiança

Com um bom treinamento o colaborador se sente mais confiante para exercer seu cargo, além de se sentir mais capaz de analisar processos. Consequentemente, ele se sente mais seguro para trazer inovação e propor melhorias para a empresa. E é aqui que a empresa também ganha. Com o colaborador confiante com o trabalho que realiza, mais qualidade e inovação é gerada.

Diminui a rotatividade

Quando o colaborador recebe o treinamento adequado, passa a ter uma boa produtividade e confiança, assim a probabilidade que ele saia é muito pequena. Desta forma, a empresa aumenta a qualidade de serviço e diminui custos e prejuízos da rotatividade.

Aumenta a credibilidade da empresa

Uma equipe em contínua atualização é capaz de propor soluções inovadoras, resolvendo questões e problemas com maior facilidade e autonomia. Essa especialização é um grande diferencial, que acaba refletindo diretamente no desempenho da equipe.

Assim, sua empresa se destaca por contar com profissionais antenados e dinâmicos, deixando clientes sempre satisfeitos. Isso gera uma relação de confiança, fator fundamental para consolidação do seu negócio, especialmente em um cenário de alta competitividade.

Uma empresa só se torna líder quando seus colaboradores estão dispostos e comprometidos com ela. Assim, o treinamento e desenvolvimento nas empresas, quando bem planejado e aplicado, otimiza a qualidade de seus colaboradores e, consequentemente, da empresa também!

Ensino a distância e gestão de talentos: qual tal iniciar agora mesmo seu treinamento e desenvolvimento corporativo?

 

Vivemos em uma época que o acesso à informação está cada vez maior, porém, o tempo é cada vez mais escasso. Em geral, a maioria de nós possui compromissos em tempo integral, fazendo com que o momento para o treinamento seja quase inviável.

É neste cenário que a educação a distância entra em cena, possibilitando a qualificação profissional com a flexibilidade de horários, otimização de tempo e melhor custo benefício. Confira os principais benefícios:

  • Maior disponibilidade de recursos
  • Agilidade na aprendizagem
  • Adaptação ao que sua empresa precisa
  • Redução de custos
  • Flexibilidade e praticidade

O EAD é a escolha mais eficiente. Veja como a Eadbox solucionou problemas de empresas como WiseUp e Electrolux, que se beneficiaram com esta modalidade e obtiveram resultados incríveis.

Deseja saber mais? Deixe-nos sugestões ou divida suas experiências nos comentários!

CTA Demonstração 1

demonstração


Categorias