treinamento e desenvolvimento nas empresas

Vantagens e benefícios do treinamento e desenvolvimento nas empresas

O treinamento e desenvolvimento nas empresas é essencial para aprimorar a equipe, mexendo diretamente com os resultados da sua empresa. Capacitar e desenvolver habilidades de seus colaboradores referente às atividades exercidas traz benefícios de curto a longo prazo. Você já deve ter percebido que a cada treinamento seu colaborador sai cada vez mais qualificado e motivado, isso se torna um diferencial para o seu negócio.

Atualmente, temos acesso a ferramentas necessárias para desenvolver e atualizar nossas competências. Mas, você sabe qual é a importância do treinamento e desenvolvimento nas empresas?

Ter colaboradores capacitados, além de aumentar a produtividade e motivação, faz com eles estejam aptos a trazer melhorias e inovações. Treinar seus colaboradores é a principal maneira de manter talentos dentro da empresa. Mais do que um salário chamativo e um ambiente agradável, ter base e recursos para a realização do seu trabalho é imprescindível. Desta maneira, os treinamentos trazem benefícios para eles e para sua empresa.

O nível de desenvolvimento e tecnologia que as empresas apresentam hoje está em constante progresso, mas em compensação o tempo livre encontra-se mais escasso. Diante da necessidade de aperfeiçoamento e pouca flexibilidade de horários, o treinamento e desenvolvimento nas empresas se tornou mais efetivo e prático quando realizado a distância.

treinamento e desenvolvimento nas empresas

Quando é preciso investir em treinamento e desenvolvimento nas empresas?

O ideal é que seja um processo contínuo e estabelecido desde o começo da carreira de seu colaborador. Desenvolver competências é o passo essencial para melhorar procedimentos e qualidade do seu produto.

Estamos em um cenário em que se espera ter problemas para resolvê-los, mas essa nem sempre é a melhor forma de agir. O treinamento é a capacidade de se preparar para realizar de forma regular as atividades. Desta maneira não pode ser visto como um jeito de remediar questões, mas sim de dar base aos métodos.

A ausência de treinamento e desenvolvimento nas empresas ou aplicá-los de forma inadequada, podem gerar consequências para sua empresa, como por exemplo:

  • Colaboradores insatisfeitos;
  • Rotatividade da equipe;
  •  Baixa produtividade;
  • Falta de segurança nas atividades exercidas;
  •  Perda de clientes.

Investir em tecnologias para a empresa não garante qualidade na entrega e qualificação profissional. E é aí que o treinamento e desenvolvimento nas empresas entra, trazendo recursos e auxiliando no desenvolvimento de habilidades necessárias para a realização das tarefas. Desta forma, os ganhos são tanto da empresa quanto do colaborador. Seja na produtividade e qualidade de entrega ou no desenvolvimento de competências fundamentais para a carreira.

Vantagens

A capacitação profissional acontece através de um processo de aprendizagem em que habilidades específicas são desenvolvidas. É voltado para o crescimento pessoal do funcionário a nível de conhecimento, habilidade e atitude. As principais vantagens observadas são:

  • Adequar a pessoa à cultura da empresa;
  • Mudar ou moldar atitudes;
  • Desenvolver pessoas;
  • Adaptar pessoas para lidar com a modernização da empresa;
  • Desfrutar da competência humana;
  • Preparar pessoas para serem remanejadas;
  • Passar informações adiante; e
  • Reduzir custos na busca por objetivos empresariais.

O treinamento e desenvolvimento nas empresas pode ser aplicado para colaboradores de qualquer hierarquia. Desta forma cria-se um equilíbrio entre estratégia e operação, trazendo resultados cada vez melhores para a empresa.

Benefícios de investir em treinamentos e desenvolvimento nas empresas

Mais do que alicerce para resultados, o uso do treinamento e desenvolvimento nas empresas traz engajamento, motivação e retenção. Os benefícios são:

Capacitação profissional

Investir em treinamento corporativo ajuda a preparar a equipe ou colaborador para executar tarefas particulares ao cargo. Nesse momento é que algumas dúvidas são sanadas, assim como apresentação de ferramentas a serem utilizadas. Para que no momento em que as tarefas forem realizadas não haja dúvidas e empecilhos.

Desenvolvimento pessoal

Preparar o colaborador torna-o especialista no que realiza. Porém, é necessário capacitar e propiciar oportunidades além do seu atual cargo. Para que ele seja capaz de desempenhar outras atividades e tenha possibilidade de crescimento dentro da empresa. Desta forma, ele se sente mais feliz e confiante no ambiente de trabalho.

Melhora do clima organizacional

Além de ter profissionais bem qualificados para realizar suas tarefas, ter um clima organizacional agradável faz com que o trabalho flua de maneira mais harmônica. Por isso é importante integrar o colaborador à cultura da organização para que ele se sinta pertencente. Desta maneira, ele se sente valorizado e consequentemente se sente mais motivado.

Aumento de produtividade

Com o colaborador se sentindo pertencente ao local de trabalho e capacitado para executar as tarefas que lhe são designadas, a produtividade melhora. O trabalho como um todo torna-se dinâmico e orgânico, fazendo com que os erros e refações diminuam, passando a produzir mais e melhor.

Melhora a confiança

Com um bom treinamento o colaborador se sente mais confiante para exercer seu cargo, além de se sentir mais capaz de analisar processos. Consequentemente, ele se sente mais seguro para trazer inovação e propor melhorias para a empresa.

E é aqui que a empresa também ganha. Com o colaborador confiante com o trabalho que realiza, mais qualidade e inovação é gerada.

Diminui a rotatividade

Quando o colaborador recebe o treinamento adequado, passa a ter uma boa produtividade e confiança, assim a probabilidade que ele saia é muito pequena. Desta forma, a empresa aumenta a qualidade de serviço e diminui custos e prejuízos da rotatividade.

Uma empresa só se torna líder quando seus colaboradores estão dispostos e comprometidos com a empresa. Assim, um treinamento e desenvolvimento nas empresas quando bem realizado faz com que a qualidade de seus colaboradores melhore e consequentemente a empresa também.

Ensino a distância e o treinamento corporativo

Vivemos em uma época que o acesso à informação está cada vez maior, porém o tempo mais escasso. Em geral, a maioria de nós possui compromissos em tempo integral, fazendo com que o momento para o treinamento seja quase inviável. É neste cenário que a educação a distância entra, possibilitando a qualificação profissional com a flexibilidade de horários, otimização de tempo e melhor custo benefício.

Se você busca:

  • Maior disponibilidade de recursos
  • Agilidade na aprendizagem
  • Adaptação ao que sua empresa precisa
  • Redução de custos

O EAD é a escolha mais eficiente. Veja como a Eadbox solucionou problemas de empresas como WiseUp e Solera, que se beneficiaram com esta modalidade e obtiveram resultados incríveis.

CTA Demonstração 2

demonstração eadbox


Categorias