Cursos à distancia cada vez mais aceito no Brasil

Universidades Corporativas são cada vez mais aceitos no Brasil

Cresce a contratação de estudantes de cursos EAD e a utilização dessa ferramenta em Universidades Corporativas

O Censo do Ensino Superior 2012 revelou que a cada matrícula realizada em cursos presenciais outras 5 são feitas em cursos EAD, o que expõe uma quebra de paradigma no ensino brasileiro, até então dominado pela sala de aula física.

Hoje, praticamente todas as grandes universidades públicas e privadas do país contam com disciplinas EAD e até cursos de graduação e pós-graduação inteiros a serem realizados à distância.

Por isso, há de se perguntar: por que os cursos à distância têm sido cada vez mais aceitos? Basicamente, as respostas são:

Maior economia: os cursos EAD são mais baratos e, além do mais, os alunos online eliminam os custos de transporte e alimentação;

Mais concentração: estudar sozinho permite ao aluno meditar profundamente nas disciplinas, o que não é possível, muitas vezes, no ambiente das salas de aula;

Mais contatos: possiblidade de conhecer pessoas de qualquer lugar do mundo via chat, lista de e-mail, fóruns e redes sociais, entre outras ferramentas;

Maior flexibilidade: o aluno pode estudar a partir de qualquer lugar via tecnologias móveis e a qualquer hora, uma vez que não há horários definidos.

Esta aceitação não se dá apenas pelos alunos. Gestores de empresas como a Dell, por exemplo, contratam colaboradores formados em cursos EAD, pois acreditam que se o trabalho pode ser feito remotamente, o estudo também.

Mas não é só isso. Esta aceitação ultrapassa o ambiente das faculdades e chega até às organizações, que criam sistemas de treinamento técnico que são verdadeiras universidades corporativas para melhorar o desempenho de seus colaboradores.

As empresas de tecnologia são as que mais têm contratado pessoas formadas em cursos EAD, mas organizações de outros setores, como o de construção civil despontam também como concorrentes, o que mostra que o ensino digital veio para ficar.

Categorias