herocreator inteligencia artificial chatgpt

Não é de hoje que as empresas buscam por se destacar da concorrência e nenhuma área consegue escapar disso, inclusive a educação a distância. No meio desta disputa por espaço, existem várias formas de fugir do mesmismo e ganhar um lugar ao sol.

Mas é claro que para conseguir se destacar no meio de tanta gente fazendo o mesmo é preciso ir além, uma boa alternativa pode ser inovar nos formatos de conteúdo oferecido. Se essa parece ser a solução que você estava buscando continue essa leitura e se surpreenda com a variedade e diferenciais dos formatos de conteúdo disponíveis.

formatos de conteúdo

Qual a importância da variedade?

É de conhecimento comum que oferecer sempre o mesmo cansa, e é claro que se tratando de educação a distância que tanto envolve a tecnologia as tendências é que as coisas caiam ainda mais rápido em desuso e monotonia.

Investir em variedade nos formatos de conteúdo garante que você terá sempre a atenção do seu público, pois ao oferecer sempre o mesmo tipo de material você se torna previsível e o interesse dos usuários tende a cair.

Além disso a variedade permite que você atraia cada vez mais pessoas, afinal mesmo dentro de um público alvo as pessoas possuem suas preferências por formatos.

E por último, mas não menos importante te diferencia dos concorrentes.

Formatos de conteúdo

Agora que você já entende melhor sobre a importância da diversificação dos formatos disponíveis no seu curso online, chegou a hora de entender também sobre os formatos de conteúdo e o que eles podem oferecer às suas necessidades.

Listas

Não é só no ano novo e em supermercado que as listas dão as caras, muito pelo contrário.

Um dos benefícios das listas é que logo de cara dizem ao leitor o que ele vai encontrar, e qual a função de cada item.

Um exemplo é o material que você está lendo nesse exato instante, aqui você já sabe que encontrará uma relação sobre os formatos de conteúdo e um trecho explicativo sobre cada.

Ao oferecer conteúdos listados é mais fácil para o leitor associar o material com o assunto abordado.

Ebook

Ebook é um dos queridinhos quando falamos em formatos de conteúdo para cursos online, isso ocorre pois quando contém o conteúdo e a diagramação certa um ebook pode suprir diversas necessidades diferentes suas e dos estudantes.

Para os estudantes as principais vantagens são:

  • Depois que o usuário realiza o download do ebook ele pode acessar esse material sempre que quiser, inclusive quando não estiver com acesso a internet. Isso ajuda a ampliar a principal premissa do ensino a distância, que é o acesso contínuo.
  • Ocupa menos espaço de armazenamento nos dispositivos, em relação a vídeoaulas, por exemplo.
  • Acessível para deficientes auditivos.

Para você as principais vantagens são:

banner_blog_AI
  • Menor custo de produção, você vai precisar apenas da sua escrita e uma boa diagramação.
  • Caso tenha vergonha é uma ótima oportunidade para evitar um pouco às câmeras.
  • Foco na escrita. Para quem acredita se expressar melhor através da escrita ao invés da oralidade essa pode ser uma excelente solução.

Ebooks são disponibilizados principalmente em PDF ou Epub. PDF é uma das extensões mais famosas para textos, podem ser lidos desde smartphones até a desktops.

Por sua vez Epub é uma extensão que vem ganhando cada vez mais atenção no meio digital, isso ocorre pois além de possuir os mesmo benefícios que o PDF ele se adapta a diferentes dispositivos de forma a facilitar a leitura ou seja, é responsivo.

Para deixar um ebook, ainda mais completo é possível integrar a ele imagens, gráficos e fluxogramas. Tudo o que for para simplificar o conteúdo e levar o conhecimento ao estudante é bem vindo.

Infográficos

Infográficos quando bem feitos tendem a contribuir muito como aprendizado, pois explicam de maneira mais didática e baseada em pesquisas o assunto informado. Não é à

toa que este formato é o mais usado para divulgar ao grande público o resultado de pesquisas.

Afinal infográficos organizam, explicam  e fornecem as informações de maneira atrativa. Com isso a chance do conteúdo explicado ser assimilado sem se tornar maçante é altíssima.

Podcasts

Podcasts é um dos formatos de conteúdo para cursos online que ainda está começando a ser explorado no Brasil. Normalmente fornecidos junto a textos os podcasts são caracterizados pela voz, ou conjunto de vozes, que falam sobre determinado assunto.

Nesse formato é necessário que uma boa oralidade, já que o público se guiará principalmente pela voz, por mais que seja acompanhado do texto.

Em podcast é muito comum conter entrevistas com especialidades do assunto abordado, assim enquanto um indivíduo levanta as dúvidas o outro as sana.

Pode ser útil – Gravador de voz online: conheça as ferramentas mais usadas

Vídeo aulas

Evidentemente não poderíamos deixar de mencionar as videoaulas. Como o próprio nome indica esse conteúdo se trata de dar aulas através de vídeos.

Desde que surgiram as vídeos aulas apenas cresceram e atraíram cada vez mais os alunos, isso ocorre devido a sensação de proximidade que elas oferecem as alunos, além de diversos outros benefícios como:

  • O conteúdo é absorvido com mais facilidade;
  • Se for necessário alguma demonstração é mais fácil de se entender do que se trata;
  • Grande gama de recursos disponíveis, afinal de melhorar o material ofertado;
  • Permite uma linguagem mais próxima;
  • Devido ao longo processo de produção é comum que as pessoas estejam dispostas a pagar mais.

Essas vídeo aulas podem ser disponibilizadas em vários locais, sendo mais indicado o uso de plataformas específicas para isso.

Com esses exemplos de formatos é impossível que você se apegue a utilizar sempre o mesmo, chega de oferecer a mesmice. Comece hoje mesmo a ofertar diferentes formatos de conteúdo e cative seu público!

Complemente com – Como fazer uma vídeo aula atrativa para seus alunos

Ainda está com alguma dúvida sobre esse tema? Basta deixar seu comentário abaixo e nós ajudamos você!

Banner_v2_blog_Plataforma

Categorias