27 de dezembro de 2017
Administrar uma empresa é muito mais complexo do que muitas pessoas imaginam. Equilibrar as despesas é um desafio para os empreendedores, principalmente no início do funcionamento do negócio. Existem muitas dicas que realmente ajudam na redução de custos nas empresas e o objetivo desse post é te apresentar algumas delas.
O que você vai ler nesse artigo?
Como reduzir custos nas empresas
É importante ter em mente que a redução de custos depende de uma série de estratégias para ser efetiva. Um dos pontos principais para isso é determinar uma meta de economia, para depois desenhar como a empresa irá chegar até esse objetivo.
Depois, vale analisar em que situações e áreas da empresa existem possibilidades de melhorias e cortes.
Ideias de redução de custos nas empresas
A redução dos custos nas empresas pode surgir de muitas formas. Separamos algumas delas que podem ajudar a sua empresa em momentos de crise.
1. Faça pequenos cortes
Muitos empreendedores acham que pequenas reduções não vão impactar no orçamento, mas isso não é verdade. Pequenos ajustes podem ajudar.
Estimule a economia, entre os colaboradores. Uma melhor consciência no uso de impressões, copos descartáveis, energia e ligações pode sim gerar uma diferença bastante considerável no orçamento mensal.
2. Reveja os contratos com os fornecedores
Os fornecedores de uma empresa são grandes parceiros. Mas a empresa que contrata empresas terceiras tem um alto custo envolvido. Se a sua empresa realiza esse tipo de prática, você pode conversar com os fornecedores para adequar o contrato, para reduzir demandas e consequentemente preços.
Outra opção é pesquisar no mercado outras opções, abrir uma concorrência para encontrar melhores oportunidades de parceria.
3. Otimize a jornada de trabalho
Existem muitas formas de melhorar os custos com equipe, sem ter que realizar cortes de pessoal. Avalie o quanto pode ser alterado dentro da jornada de trabalho e nas funções e tarefas realizadas por cada colaborador.
Comece a usar banco de horas como alternativa às horas extras, flexibilize os horários dos colaboradores, treine e invista nos colaboradores que já estão na empresa para ocupar responsabilidades maiores. Oferecer a possibilidade de trabalho remoto como home office algumas vezes na semana ou no mês também é uma ótima alternativa para algumas empresas.
Leia também – Treinamento para funcionários: leia essas 3 dicas para aplicar em sua empresa
4. Aproveite o que a tecnologia pode fazer pela sua empresa
Use aplicativos para gerenciar e automatizar processos. Além de melhorar muito a organização e ajudar a ver os gaps que podem ser melhorados e gerar economia, isso pode ajudar a otimizar o tempo dos colaboradores e abrir espaço para o desenvolvimento deles e aumentar a produtividade.
Isso vai melhorar também os resultados e ajudar na redução de custos nas empresas.
[wen_cta id=”6405″]
Categorias