Uma das melhores maneiras de fazer a sua empresa ser bem-sucedida é ter funcionários competentes e bem preparados para realizar as tarefas diárias que precisam, para que assim as metas e os objetivos mensais e a longo prazo sejam alcançados. Ter benefícios empresariais nesse sentido acaba sendo de extrema importância.

Gerir uma empresa não é fácil e, por vezes, a maior dificuldade é ter os seus colaboradores em sintonia com aquilo que os seus gestores acreditam e com os seus princípios. Por isso, é bom deixar tudo bem claro logo no início da participação do funcionário na empresa.

Não se esqueça que eles são a peça fundamental para o sucesso do seu negócio e que é necessário também que você, enquanto gestor e empresário, invista na saúde, bem-estar e conhecimentos deles, para que eles possam fazer o melhor trabalho possível, além de fornecer um bom clima organizacional a eles.

O que fazer?

Há algumas maneiras de fazer o seu funcionário se sentir valorizado. São estratégias eficientes na gestão dos Recursos Humanos. As principais são:

  • Ambiente confortável;
  • Vale-alimentação e/ou vale-refeição
  • Convênio de saúde e/ou plano odontológico;
  • Cursos e treinamentos.

Ambiente confortável

Antes de tudo, é importante pensar que quanto mais confortável ele estiver enquanto trabalha, melhor ele produz. Invista em equipamentos de qualidade, em um espaço confortável, pode ser um grande diferencial.

A partir do momento em que o funcionário não precisa se preocupar com elementos externos ao trabalho dele, mas que de certa forma poderiam influenciá-lo negativamente, ele está pronto para trabalhar e consegue fazer isso de forma mais eficiente e mais rápida.

Vale-alimentação e/ou vale-refeição

Você sabe a diferença entre os dois? Enquanto no primeiro a pessoa pode utilizar fazendo compras em supermercados de alimentos, o segundo é utilizado como uma forma de pagamento a estabelecimentos que oferecem a comida já feita, como restaurantes e lanchonetes.

Cada um com a sua especificidade, o importante é que o colaborador não precise se preocupar com essas questões em relação ao seu salário, pois, terão um valor extra para gastar com isso.

Convênio de saúde e plano odontológico

Os planos de saúde e odontológico afeta positivamente o sentimento de pertencimento do funcionário. Mais do que isso, mostra que os patrões estão preocupados não apenas com números e resultados, mas também com a saúde física e mental dos seus colaboradores, preocupados com o seu bem-estar.

Cursos e treinamentos

O incentivo a educação é um elemento muito benéfico para os dois lados. Um funcionário bem capacitado pode fazer a diferença no momento de fazer vendas e fechar metas. Além disso, quanto mais um colaborador souber sobre determinado assunto, maior a autoridade dele. É possível também investir em bolsas de estudos para os seus funcionários, seja para um curso de línguas ou para uma especialização.

Funcionários bem capacitados potencializa os resultados e o cumprimento de metas. Além disso, também os mantém motivados e eficientes, uma vez que agora possuem os meios necessários para resolver problemas e serem proativos em relação ao seu trabalho.

Existem muitas formas de implantar um sistema de capacitação profissional através de cursos e treinamentos em sua empresa. Para isso, existem especialistas que oferecem diversos cursos, seja de forma presencial ou online, capaz de agregar ainda mais na vida profissional do seus colaboradores.

Benefícios empresariais: gasto ou investimento?

A princípio, oferecer todos esses benefícios empresariais para o seu funcionário pode parecer um gasto excessivo. Entretanto, eles são meios necessários para algumas finalidades que toda empresa tem: bater metas e fazer a empresa crescer.

Entenda todos esses pontos como investimentos e não gastos. Profissionais motivados e felizes com os seus empregos querem permanecer por mais tempo na empresa e, dessa forma, eles desempenham as suas funções da melhor maneira possível.

Além disso, nada melhor para a sua empresa do que funcionários com boas capacitações. Ao agregar conhecimentos a eles através de cursos e treinamentos, os colaboradores podem melhorar os seus resultados, fazer com mais agilidade, aprender e se interessar por novos tipos de conhecimentos.

Diferente de antigamente, quando as pessoas entravam em uma empresa e procuravam construir uma carreira sólida lá dentro, atualmente todo o mundo está em busca do que for melhor para si e o que traz mais benefícios empresariais e vantagens.

Se a sua empresa investe no funcionário, consequentemente, pensa em implantar bons benefícios empresariais como, um bom programa de cursos e treinamentos, um amplo plano odontológico e outros, sendo assim, a probabilidade dele estar satisfeito ali dentro e não ficar constantemente procurando outros locais de trabalho, são grandes. Essa é uma das maneiras de manter talentos junto a sua companhia.

Afinal, o que é uma empresa sem bons funcionários?

Investir em modernização

Algumas outras estratégias podem ser interessantes no momento em que você estiver estruturando a sua empresa e que não necessariamente envolvem um gasto financeiro, mas pede que você, enquanto gestor, pense fora da caixa.

Novos benefícios empresariais estão surgindo, totalmente conectados a modernização do mundo. Alguns pontos que você pode pensar são: será que o seu funcionário precisa ir todo o dia a empresa ou é possível que ele faça alguns dias de home office sem atrapalhar na execução do seu trabalho?

É claro que não é todo tipo de trabalho que possibilita essa abertura. Entretanto, no mundo digital e tão modernizado que nos encontramos, esse pode ser um benefício simples e que, na verdade, você pode até gastar menos — já que nos dias que o funcionário fizer home office, a empresa pode não pagar o vale-transporte e o vale-refeição.

Pronto para investir na sua empresa?

Os pontos apresentados aqui, são os básicos quando pensamos em bons benefícios para os seus colaboradores. Entretanto, há outros como auxílio-creche, vale-cultura, plano com academias, horários flexíveis, etc.

Não importa exatamente em quais benefícios você vai fechar para a sua empresa, seja através de cursos e treinamentos, de um plano odontológico ou de saúde, de uma boa sala de descanso para o horário do almoço. O importante é deixar o seu funcionário saber que você se importa com a qualidade de vida dele.

Procure saber quais benefícios empresariais seriam mais interessantes para proporcionar aos seus funcionários ou, até mesmo, qual benefício os colaboradores entendem como indispensáveis, que os fariam largar tudo ou dar de tudo para continuar na empresa.

Esse artigo foi produzido pela Letícia Eleutério da Ideal Odonto.


Categorias