herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Já ouviu falar no Clube das 5? Pode parecer um pouco insano, mas existem pessoas que acordam todos os dias às 5 horas da manhã em busca dos tão desejados alto desempenho e produtividade.

Se você achou isso fora do comum, saiba que muitas pessoas estão aderindo a esse movimento, inclusive grandes executivos, como Tim Cook, da Apple, e Howard Schultz, do Starbucks.

Por isso, neste artigo, vamos falar do estilo de vida que pode mudar a sua produtividade e oferecer ótimos resultados para sua vida pessoal e profissional. Vamos lá?

O que é o Clube das 5 ou 5am Club?

O Clube das 5 é considerado uma filosofia de vida na qual pessoas decidem, por conta própria, acordar diariamente às 5h da manhã para ter um melhor aproveitamento do dia e desenvolvimento pessoal.

Esse conceito foi criado por Robin Sharma, que lançou o livro “O Clube das 5 da Manhã”, compartilhando os hábitos dos seus clientes famosos e de sucesso. Assim, ele mostra que o ato de acordar cedo é a grande chave para ter uma vida mais produtiva. 

O intuito dessa prática é fazer com que as pessoas tenham uma rotina mais organizada e saudável, além de possibilitar que o participante seja mais produtivo e bem sucedido. 

Quando o indivíduo acorda às 5 horas da manhã, ele está se colocando em uma maior vantagem diante dos que ainda estão dormindo e vão começar sua rotina mais tarde. 

Como funciona o Clube das 5 da manhã?

Para praticar o método do Clube das 5, não basta apenas acordar cedo. É necessário entender que, para além disso, tem que fazer o dia render bastante para ser produtivo.

Até porque não adianta só acordar cedo e passar horas sem fazer nada, pois isso não está de acordo com a proposta do 5am Club.

O recomendado por Robin Sharma é seguir a rotina 20/20/20 do 5am Club, que significa:

  • 20 minutos reservados para praticar exercícios físicos, preparando o corpo para ser produtivo;
  • 20 minutos para fazer meditação, limpando a mente para começar a realizar um planejamento;
  • 20 minutos para estudar, ler e fazer coisas que auxiliem no seu crescimento pessoal.

Perceba, que as primeiras horas propostas por esse método são compostas por algumas atividades que prometem elevar o seu nível de produtividade. Além de auxiliar o cérebro a trabalhar em alta intensidade e performance.

Sendo assim, essa rotina prepara o corpo do indivíduo, alivia a sua mente e o auxilia a se desenvolver melhor. Isso oferece o que muitos chamam de vantagem competitiva.

Quais podem ser os benefícios de acordar cedo?

A prática oferece uma infinidade de vantagens para quem gosta ou consegue passar a acordar cedo. Por isso, confira os principais benefícios do Clube das 5:

Aumentar produtividade 

Ao acordar às 5 horas da manhã, é muito provável que a sua única obrigação seja cuidar de si mesmo, dedicando seu tempo com exclusividade e sem pressa para as suas atividades pessoais.

É provável que você esteja mais disposto e focado para obter hábitos de vida mais saudáveis e adequados à sua rotina. 

Dessa forma, você se torna menos procrastinador e passa a se dedicar mais para obter bons resultados acadêmicos, profissionais, pessoais e, até mesmo, apresenta uma maior produtividade no trabalho.

Maior disposição

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Roehampton, do Reino Unido, com mais de mil voluntários, chegou a conclusão de que pessoas que acordam cedo apresentam maior disposição, mais saúde e mais momentos de felicidade.

Além disso, Robin Sharma afirma que acordar cedo oferece um “estado de fluxo”, no qual o indivíduo se encontra em pleno silêncio, sem interrupções externas, focando no momento de solidão para cuidar da mente e que, consequentemente, isso aumenta a sua disposição.

Menor risco de ansiedade e depressão

O ato de acordar cedo pode reduzir o estresse e a ansiedade ao decorrer do dia, possibilitando que as pessoas consigam organizar sua rotina sem pressa e tanta pressão.

Isso porque, por meio de uma rotina mais organizada e menos acelerada, é possível que a pessoa se sinta menos pressionada para desenvolver suas atividades, evitando que desenvolvam esses pensamentos negativos ou tenham estresse.

Menos distrações 

É importante lembrar que o uso de dispositivos eletrônicos nessa rotina pode afetar seu desenvolvimento ao longo do dia. Então a dica é evitar esses dispositivos até pelo menos 6h da manhã.

Além disso, o autor sugere que você evite colocar o despertador para tocar no celular, pois provavelmente ao tocar, você vai querer olhar todas as notificações e isso pode causar distrações.

Portanto, o 5am Club oferece mais concentração e foco, além de disposição e melhor desempenho para os seus adeptos. 

No entanto, isso não será alcançado caso a pessoa não se disponha a evitar maiores distrações pela manhã, como, por exemplo, utilizar computadores, celulares e qualquer dispositivo que mostre notificações.

Vale a pena acordar às 5h da manhã? 

Agora que você já sabe o que é Clube das 5 e entendeu o seu funcionamento, deve estar se perguntando se realmente vale a pena, não é mesmo?

Antes de mais nada, é importante você ter consciência que nem tudo que funciona para uma pessoa, funciona para todos. Como tudo na vida, isso também dependerá da realidade de cada pessoa, ok? 

Portanto, é importante você analisar se diante de todos os benefícios apresentados sobre o 5am Club, ele realmente funciona para sua rotina. Vale a pena testar e ver se dá certo, mas não se prive de ter uma boa qualidade de sono!

Gostou deste conteúdo? Então deixe seu comentário aqui embaixo para a gente saber o que achou.

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias