herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Todo professor sabe que uma das principais e primeiras etapas do seu trabalho é o planejamento. Mas será que você sabe como planejar uma aula?

Antes de mais nada, é importante falarmos que ter um planejamento é ideal para qualquer âmbito da vida e qualquer área profissional. Fica a dica!

Desse modo, criamos um passo a passo para você saber planejar sua aula da forma mais eficiente possível. Vamos lá?

Qual a importância de planejar uma aula?

Imagine um professor chegando em uma aula sem saber qual assunto será abordado no dia… Não vai dar muito certo, não é mesmo?

Nesse sentido, o planejamento de aula vai funcionar justamente para você saber o que vai falar na hora de gravar sua videoaula.

Além disso, o documento contém informações importantes para você se guiar, como, por exemplo:

  • A metodologia usada;
  • O conteúdo abordado na aula;
  • O roteiro de aula;
  • O tipo de avaliação da turma.

Como planejar uma aula em 6 passos?

Agora que você já sabe qual a importância dessa ferramenta e que ela não é nenhum “bicho de 7 cabeças”, vamos aprender como planejar uma aula. Para isso, confira o passo a passo abaixo!

1. Determine o seu público 

É um pouco óbvio, mas vale a pena ressaltar: defina quem é o seu público-alvo! Isso funciona para qualquer área e é a base para você saber como planejar uma aula adequada para sua audiência.

Alguns questionamentos são importantes para definir esse público, como: 

  • Qual o perfil do meu público?
  • Qual a base de conhecimento que eles possuem?
  • Em que meu curso pode acrescentar a eles?
  • Qual conteúdo meu público está buscando?
  • Quais habilidades eles desejam desenvolver?

Para responder a essas perguntas, o indicado é realizar formulários ou questionários, caso você já tenha alunos. Outra possibilidade é realizar uma pesquisa de campo com base no público dos seus concorrentes e no conteúdo que eles estão produzindo.

Com isso, será possível que você tenha uma melhor noção a respeito do seu público. Isso vai te auxiliar na hora de planejar a aula e montar conteúdos que estão de acordo com o que sua audiência espera.

2. Defina o conteúdo da aula

Após ter determinado seu público, fica mais simples organizar as demais etapas. Assim, a partir disso, é possível desenvolver todas as outras, inclusive o conteúdo da aula.

A definição de conteúdo é uma etapa que não pode ser deixada de lado. Ela é responsável por delimitar quais serão os assuntos importantes para abordar na aula com base na sua pesquisa de público-alvo.

Por isso, realize uma pesquisa aprofundada sobre todos os assuntos que deseja abordar na sua aula. Estabeleça uma ordem que você possa seguir e que fique compreensível para sua audiência, mostrando uma sequência cronológica de informações.

3. Prepare um plano de aula

O plano de aula nada mais é do que um guia para você desenvolver sua aula. Nele, você determinará os objetivos específicos, que são os resultados desejáveis para alcançar. 

Além disso, nesse plano você deve determinar a metodologia a ser usada, quais as atividades que serão feitas, tipos de avaliação, recursos e as referências a serem usadas.

Alguns desses tópicos falaremos a seguir, mas é importante você saber que todos eles são essenciais para realizar o planejamento da sua aula.

4. Planeje a avaliação, se houver

Depois de realizar as etapas anteriores, é importante pensar em como você vai avaliar se conseguiu atingir seus objetivos com as aulas. A melhor forma de fazer isso é aplicando exercícios avaliativos, como os de fixação, ou atividades para serem solucionadas em casa.

Essas atividades servem para analisar o processo de aprendizagem dos seus alunos e se suas aulas estão funcionando como o proposto por você. Isso permitirá que você ajuste e melhore os processos de ensino do curso.

Por fim, a avaliação possibilita outras questões, como:

  • Saber como planejar uma aula que seja proveitosa;
  • Perceber o que deve ser melhorado para oferecer uma melhor compreensão aos alunos;
  • Deixar um espaço no seu planejamento para um momento de conversa com seus alunos, obtendo um feedback das aulas. 

5. Escolha sua metodologia

Independentemente se o seu conteúdo será gravado ou uma aula online ao vivo, estabelecer uma metodologia é fundamental para atrair sua audiência. Essa é uma forma de manter as pessoas interessadas e participativas. 

Antes de mais nada, é importante você se fazer alguns questionamentos:

  • A aula será expositiva?
  • Utilizarei alguma animação na aula?
  • Usarei exemplos mais práticos ou teóricos?
  • Quais serão os materiais usados?

Esses questionamentos são importantes para você saber o que contribuirá mais para sua aula. Principalmente pelo fato da aula online permitir uma maior dispersão dos alunos, já que não estão fisicamente presentes.

Por fim, uma metodologia bem definida para o formato de aula online possibilitará que o aluno se mantenha mais focado e totalmente interessado. Portanto, escolha um formato de conteúdo adequado para o tipo de aula.

A dica bônus é a seguinte: ofereça uma aula interessante, com conteúdo, mas que seja divertida. Faça rir e ofereça uma maior interação com seus alunos. Se divertir é uma ótima forma de trabalhar e aprender!

6. Faça um roteiro de aula

Agora que você já sabe como planejar uma aula, falaremos sobre como organizá-la e não ultrapassar o seu tempo de duração.

Para isso, é necessário que você crie um roteiro, principalmente no caso das videoaulas, levando em conta os seguintes pontos: 

  • Estabeleça o tempo de duração das aulas pensando sempre na experiência do usuário;
  • Aulas muito prolongadas não são interessantes. Então, se você tem um conteúdo que pode levar 4h de duração, divida ele em quatro partes de 1h no máximo;
  • Divida a aula em módulos para que o conteúdo se torne mais interessante e atrativo.

Lembre-se que o ensino remoto pode causar distração nos alunos. Então, é importante se basear no roteiro para estabelecer uma aula organizada e bem elaborada para o seu público.

Agora que você sabe como planejar uma aula para curso online, a HeroSpark está disponibilizando para você o livro digital: “Ferramenta: O Guia do Planejamento de Curso Online”. 

Baixe-o gratuitamente agora mesmo e saiba como planejar aulas de sucesso!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias