herospark-midi-banner-venda-seu-produto-digital

Coaching e mentoring são opções de produtos digitais em que o empreendedor precisa ter um contato maior e personalizado com seu cliente.

Eles são basicamente programas de aceleração, que ajudam as pessoas a se desenvolverem melhor em algum aspecto de sua vida. As duas opções são tão parecidas que muitos empreendedores acabam usando-as como sinônimos. 

No entanto, antes de começar a trabalhar com eles, é importante saber que tratam-se de programas que apresentam muitas diferenças. 

Sendo assim, neste post, vamos falar mais sobre coaching e mentoring e suas diferenças, além de oferecer um passo a passo completo para você lançar sua mentoria! Boa leitura!

O que é coaching?

Coaching, que traduzido para o português significa “treinamento”, é basicamente um programa que ajuda as pessoas a alcançarem um objetivo específico na vida.

Aqui, é importante perceber que o coach não atua criando uma solução ou plano de ação para o cliente. Nesse modelo, o próprio cliente já tem seu plano montado, mas ele precisa de apoio para tirá-lo do papel.

Para isso, o coach fará sessões individuais com uma frequência específica para ajudar o cliente a:

  • Ter disciplina e constância;
  • Se manter motivado durante a sua jornada;
  • Perceber seus principais pontos de mentoria.

Por não precisar montar uma solução para o cliente, o coach não tem a necessidade de ser especialista naquilo que seu cliente busca.

Ele só precisa saber motivar a pessoa para que ela se mantenha fiel ao planejamento e dar conselhos sobre quais habilidades ou comportamentos precisam ser melhorados para que ela alcance seu objetivo.

O que é mentoring?

Por outro lado, o mentoring ajuda o público a se desenvolver melhor em algum aspecto da sua vida e, assim, alcançar seus próprios objetivos.

Para fazer isso, o mentor precisa ter experiência na área que o mentorado quer se desenvolver. Isso é necessário porque, aqui, o mentor terá que montar um plano de ação para o mentorado alcançar o que busca.

O mentoring geralmente é organizado por sessões que podem ocorrer semanalmente, quinzenalmente ou a partir de outra frequência. Nesse programa, é comum que ele seja realizado de forma:

  • Individual: na qual o mentor realiza sessões personalizadas com um mentorado de cada vez;
  • Coletiva: na qual o mentoring acontece com um grupo de pessoas que precisam de orientação para a mesma área;
  • Mista: na qual existem sessões tanto em grupo quanto individuais.

Para oferecer uma boa mentoria, geralmente os mentores possuem suas próprias metodologias prontas. Dessa forma, cada mentorado pode passar pelas mesmas etapas e ter os mesmos conhecimentos para conseguir atingir seu objetivo.

Apesar de usar a metodologia, o mentoring consegue ser um programa bem personalizável, onde é possível adaptá-lo à realidade do mentorado para que, assim, ele tenha bons resultados.

Qual é a diferença entre coaching e mentoring?

Depois de conhecer melhor a definição de coaching e mentoring, fica mais fácil enxergar as diferenças dessas duas práticas, não é mesmo? Dessa forma, vemos que, por mais que ambas consigam desenvolver melhor as pessoas, cada uma faz isso de forma diferente.

O coaching ajuda um cliente que já possui um plano a colocá-lo em prática enquanto melhora suas habilidades e comportamentos. Para isso, o coach não precisa ter formação na área do cliente.

Por outro lado, o mentoring visa propor uma solução para os desafios enfrentados pelo mentorado e acompanhá-lo enquanto isso é colocado em prática. Dessa forma, é importante que o mentor tenha experiência na área.

Sendo assim, ambos podem desenvolver melhor as pessoas e promover melhorias importantes em suas vidas. Porém, um necessita que o cliente tenha um plano enquanto o outro cria o plano e o acompanha na trajetória.

Como lançar uma mentoria? Passo a passo

Agora que as diferenças entre coaching e mentoring estão mais esclarecidas, chegou o momento de aprender a como lançar uma mentoria na prática!

Por isso, se você tem bastante experiência em uma área e sabe que pode ajudar as pessoas com seu conhecimento, criar uma mentoria pode ser o melhor formato para realizar isso!

Mas é preciso se planejar e definir alguns pontos antes de lançar a sua mentoria. Sendo assim, separamos abaixo alguns passos para te ajudar. Confira!

1. Defina seu objetivo com a mentoria  

O primeiro passo de qualquer projeto que tenhamos na vida é definir o que desejamos alcançar com ele. Dessa forma, fica mais fácil se manter motivado e focar nas atividades certas que ajudem a alcançar o objetivo. 

Sendo assim, é interessante pensar no seu objetivo com a mentoria. Para isso, você pode refletir em como deseja impactar a vida das pessoas e que tipo de melhorias gostaria de trazer para elas se desenvolverem melhor.

E para que esse objetivo seja mais fácil de ser feito, pode ser interessante trabalhar com as metas SMART, que ajudam a especificar melhor o objetivo, ajudando, assim, no momento de criar as etapas e tarefas do seu plano de ação.

2. Defina um público-alvo  

Com o objetivo definido, você precisa pensar em que tipo de pessoas gostaria de alcançar com a sua mentoria. Para isso, é interessante que você comece a pensar em todas as características do seu público, como:

  • Idade, escolaridade e gênero;
  • Área de atuação do público;
  • Seus principais desafios atualmente;
  • O que desejam alcançar;
  • Principais erros que cometem;
  • Entre outros.

Ao refletir melhor sobre esses pontos, será mais fácil para você construir uma mentoria personalizada para esse público, com as soluções certas para suas principais dores.

3. Construa a sua mentoria  

Com o público definido, chegou o momento de realmente construir a sua mentoria! Nessa etapa, você precisa definir como ela será feita na prática e que tipo de conhecimentos você deseja passar para seu público.

Sendo assim, aqui é preciso pensar em alguns pontos importante da sua mentoria, como:

  • Qual será o tema dela;
  • Quantas sessões ela vai ter;
  • Será uma mentoria individual, em grupo ou mista;
  • Qual metodologia você vai utilizar durante a mentoria;
  • Quais módulos sua mentoria poderá ter;
  • Existirá material complementar após as sessões;
  • Entre outros.

Nessa etapa de construção de mentoria, você deve pensar no formato que ela vai ter e no que você vai entregar para o seu público.

Após montar o esqueleto dela, você pode seguir criando os materiais necessários, como e-books, vídeos, templates, entre outros que vão existir no seu programa.

4. Faça a precificação  

Com a estrutura da sua mentoria pronta, você já pode seguir fazendo a precificação da mesma. Para isso, é interessante considerar alguns pontos, como

  • Custos que você vai ter com a mentoria;
  • Poder de compra do seu público;
  • O valor de trabalho da sua hora.

Com esses pontos estabelecidos, ficará mais fácil para você definir um valor justo pela sua mentoria.

5. Crie uma estratégia de lançamento  

O quinto passo da criação de uma mentoria é criar a estratégia do seu lançamento no mercado. No meio de produtos digitais, existem várias formas diferentes de criar um lançamento.

Nesse meio, o importante é gerar expectativa no público para fazer com que ele tenha interesse em adquirir a sua mentoria.

Para criar uma estratégia assim, é importante considerar alguns itens, como:

  • O que seu público verá de maior valor no seu programa;
  • Em qual linguagem seu público está mais habituado a consumir conteúdos;
  • Quais canais você divulgará o lançamento, como redes sociais, e-mail marketing, entre outros;
  • Quais formatos de conteúdo você vai utilizar para divulgar sua mentoria, como lives, reels, stories, etc;
  • Quanto tempo vai durar o seu lançamento.

Responder essas questões ajudará a dar mais clareza para o processo. Mas, se quiser, também é possível pesquisar estratégias de lançamento para se inspirar nelas.

6. Escolha a plataforma 

Por fim, na nossa lista temos a etapa da plataforma que você utilizará para lançar sua mentoria e disponibilizar os materiais dela para seu público.

Esse é um ponto muito importante porque a plataforma é que vai apoiar você durante todo o lançamento, divulgação e hospedagem do produto. Por isso, é importante saber escolher muito bem e se atentar para alguns pontos, como:

  • Possibilidade de personalizar;
  • Suporte para suas dúvidas;
  • Sistema de pagamento integrado;
  • Preço acessível para a sua estratégia.

Nessa etapa, nós indicamos que você realize seu lançamento de mentoria com a HeroSpark! Nós possuímos uma plataforma completa com todas as funcionalidades que você precisa para criar uma mentoria de sucesso!

Com a gente você consegue:

  • Criar landing pages personalizadas;
  • Programar disparos de e-mail marketing;
  • Criar seu próprio programa de afiliados;
  • Desenvolver um funil de vendas personalizado.

Além disso, nosso suporte funciona todos os dias e possuímos diversos conteúdos para você aprender a vender mais e melhor!

Por isso, venha com a gente e lance a sua mentoria usando a HeroSpark!

herospark-bottom-banner-venda-seu-produto-digital

Categorias