faculdade ead

Como abrir uma faculdade EAD: 6 pontos cruciais do processo

Já são mais de 1 milhão de alunos matriculados em faculdades a distância no Brasil e o crescimento não para. Segundo o censo de 2016,  18% das matrículas do ensino superior já são feitas em faculdades à distância. Esses números mostram que o mercado do ensino à distância vem crescendo e por isso a busca por como abrir uma faculdade EAD só aumenta.

Em 2017 o Decreto 9.057/2017 destacou mudanças que facilitaram a abertura de cursos superiores de graduação à distância, implementando alterações significativas, que incentivaram a criação de novas faculdades EAD.

Entre as mudanças mais importantes estão:

  • Instituições de Ensino Superior podem criar polos sem a exigência de vistoria do MEC
  • Curso a distância poderá ser oferecido mesmo se a IES não tiver curso presencial equivalente

Mesmo com essas facilidades, aprender a como abrir uma faculdade à distância não é simples. Por isso é preciso que você pense muito bem se realmente seu interesse é abrir uma instituição de ensino superior, com todas as suas exigências ou se talvez uma alternativa interessante seja a criação de cursos livres e treinamentos à distância.

Separamos um conteúdo especial para você que quer investir na educação a distância como negócio e projeto de vida. Sugerimos a leitura do artigo exclusivo da Eadbox; “Como montar um curso EAD: veja todos os benefícios desse negócio.”

Caso você realmente esteja focado em aprender a como abrir uma faculdade EAD, continue lendo este artigo. Abaixo destacamos 5 passos fundamentais para te ajudar nessa jornada.

Como abrir uma faculdade EAD com 5 passos

1. Planejamento

Assim como em qualquer tipo de negócio, realizar um planejamento é o primeiro passo para quem quer saber como abrir uma faculdade EAD.

Quando falamos de educação, porém, o planejamento deve contemplar pontos como, tempo para a conquista da liberação e certificação pelo Ministério da Educação e Cultura e gastos com documentos burocráticos.

Além disso, o plano de negócios de uma faculdade EAD deve detalhar:

  • A filosofia da instituição
  • Quais são seus planos operacionais
  • Qual o investimento necessário para colocar a instituição funcionando
  • Critérios para a seleção de profissionais (professores e outros)
  • Qual o público-alvo a faculdade
  • Quais cursos pretende oferecer de acordo com o perfil desse público
  • Deve ser feita uma pesquisa de mercado para entender concorrentes
  • Definir diferenciais e mais

2.Autorização do MEC

Se você quer realmente abrir uma instituição de ensino superior a distância o caminho a percorrer se inicia na conquista da autorização do Ministério da Educação e Cultura do Brasil, sem a qual você não poderá emitir certificados de graduação a seus alunos.

Alguns tópicos são essenciais na busca por essa autorização do MEC. Abaixo separamos alguns dos mais relevantes:

  • Projeto pedagógico. Você precisará pensar na grade do curso, no conteúdo oferecido, nos tipos de avaliação dos alunos. É preciso estruturar o número de vagas, as atividades presenciais e como será o atendimento a todos os alunos.
  • Qualificação institucional. O MEC irá exigir que você comprove a regularidade jurídica e fiscal da instituição, dessa forma você precisará de uma equipe jurídica e contábil.
  • Professores qualificados (preferencialmente com diploma de licenciatura ou mestrado)
  • Funcionários diversos como coordenadores, diretores, técnicos de informática, entre outros.

Sugerimos que acesse a página do Ministério da Educação e Cultura, específica para educação superior a distância e entenda todo o processo burocrático.

3. Estrutura física, sim

Ainda na busca pela autorização do MEC, o processo de como abrir uma faculdade EAD passa pela montagem de uma estrutura física também.

O Ministério da Educação e Cultura exige que a faculdade, mesmo a distância tenha um pólo, uma unidade física.

É nessa sede que o aluno terá acesso a:

  • Salas de informática
  • Aulas presenciais
  • Laboratórios
  • Biblioteca e mais

É também na sede que serão realizadas:

  • Provas
  • Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso ou Monografia
  • Oficinas
  • Cursos extras
  • Palestras e mais

Tudo deve ser pensado buscando facilitar e apoiar o aprendizado do aluno.

4. Mais burocracia

Para conseguir a autorização do MEC é preciso mais do que unidade física e professores regulamentados, você precisa passar por etapas burocráticas diversas. Abaixo separamos uma lista de conteúdos que serão importantes:

5. Divulgação: atraindo alunos

Depois de conquistar a certificação do MEC é hora de captar alunos. Como? Por meio de um planejamento estratégico de marketing.

Sugerimos que contrate profissionais especializados em marketing para desenvolver um trabalho sério e que traga resultados a curto, médio e longo prazo.

A marca da sua instituição ainda não é conhecida e provavelmente você tem muitos concorrentes, então apresentar uma identidade visual profissional e fazer um trabalho de posicionamento das mídias digitais – como redes sociais e anúncios segmentados no Google Adwords – e tradicionais – como televisão e rádio – é fundamental.

Entenda que o seu discurso deve estar ligado ao discursos de seu público. Ou seja, se seu nicho de atuação são pessoas mais velhas que querem fazer uma segunda faculdade, por exemplo, talvez o ideal seja investir na televisão e no Facebook.

Entretanto, se você deseja atender alunos recém saídos do ensino médio, as redes sociais mais jovens como o Instagram, Youtube e mesmo o trabalho com influenciadores digitais pode ser muito mais interessante.

Por isso, se você quer saber como abrir uma faculdade EAD procure profissionais que irão encher suas turmas de alunos.

6. Tecnologia a seu serviço

Se cada vez mais a tecnologia faz parte do processo educacional, quando o assunto é EAD isso se torna ainda mais presente.

Se você quer saber como abrir uma faculdade EAD precisa estar ciente de que encontrar uma plataforma que te ofereça funcionalidades e segurança para construir uma instituição de ensino a distância e abrigar suas aulas é fator primordial.

Você pode construir uma plataforma de ensino a distância ou pode utilizar o know how de uma plataforma pronta do mercado.

A Eadbox é uma plataforma EAD completa e intuitiva na qual você pode criar treinamentos virtuais, cursos online, ter seu portal de ensino e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar.

Acesse nosso site, faça um teste por 15 dias grátis e descubra como a nossa plataforma  pode ajudar a transformar facilmente seu conhecimento em cursos online, trilhas de conhecimento e webinars, assim como sustentar toda a base tecnológica de sua faculdade EAD.

 


Categorias