disciplina segredo do sucesso

Disciplina: O segredo do sucesso7 min read

Vença a improdutividade e produza um conteúdo matador

A segundafeira é conhecidamente como a data do “eu vou começar fazer”. Coincidentemente a terçafeira é conhecida pela frase: “amanhã eu faço”. É aquela dieta milagrosa, uma decisão de guardar mais dinheiro, o objetivo de ler um livro e por aí vai. Dessa maneira a vida profissional, pessoal e financeira vira um verdadeiro carnaval. É a mistura do “é devagar devagarinho” do Martinho da Vila com o “deixa vida me levar” do Zeca Pagodinho. Mas se você quer que seu negócio tenha um enredo de sucesso é preciso entrar no rítmo da disciplina. Ela é fundamental para tudo que faça receba “nota… dez”.

Alcançar o sucesso com a produção de conteúdo é possível. Mas ele não é fruto apenas  planejamento e execução. É necessário a disciplina repetição. Sucesso também é resultado de um loop de práticas contínuas. Talvez você seja alguém que não goste muito de disciplina, mas se você quer alcançar êxito em tudo que faz, aprenda uma coisa: faça uma vez para alcançar o sucesso e faça sempre para mantê-lo. Para te ajudar a se tornar uma máquina de produção de conteúdo aqui vão algumas dicas bem práticas.

 

Perguntar não ofende

Antes de te dar as dicas, quero lhe fazer uma provocação com três perguntas para você responder pra você mesmo.

O que é sucesso para você?

O quanto de esforço você está disposto a fazer para atingi-lo?

Qual sua estratégias para mantê-lo?

 

Bora ver as dicas!

 

1 – Faça um planejamento

Poucas pessoas tem o ato de planejar como um hábito. Quando o assunto é dinheiro, a maioria dos brasileiros deixa a desejar. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC), revelou que seis em cada dez brasileiros (58% da população brasileira) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo ao planejamento financeiro.

 

Planejar o seu conteúdo é fundamental. Pense na seguinte reflexão. Uma pessoa pede uma carona e quando o motorista pergunta qual o lugar de destino o passageiro diz qualquer lugar. O motorista anda cinco metros, para o carro e diz para o passageiro que já chegou. O passageiro reclama e diz que que o motorista mal saiu do lugar. O motorista olha para o passageiro e diz: “Para quem não sabe para onde quer ir qualquer lugar tá bom.  

 

O jornalismo tem uma metodologia para construção de uma notícia que se chama lead,  que pode ser interpretada como um guia. É uma ferramenta que pode ser usada para o planejamento inicial de qualquer projeto de negócio, inclusive produção de conteúdo. No lead, existem seis perguntas que precisam ser respondidas. São elas: o quê (a ação), quem (o agente), quando (o tempo), onde (o lugar), como (o modo) e por que (o motivo).

Planejamento de cursos online

Planejamento de curso

Não necessariamente na mesma ordem, mas vamos adequar isso ao nosso projeto:

 

  • Sobre o que é meu conteúdo?

 

  • Por que motivo eu vou produzir esse conteúdo?
  • Quem é o público alvo desse conteúdo?
  • Como eu vou estruturar esse conteúdo?
  • Onde esse conteúdo é relevante?

 

 

  • Quando eu vou começar a produzir e quando vou concluir esse conteúdo?

Respondendo essas seis questões você já começa a visualizar o propósito que te motiva a produzir o seu conteúdo.

2 – Disciplina: A chave do sucesso

Truman Capote, dramaturgo americano, disse uma frase que particularmente considero a chave para abrir segredo do cadeado da auto realização. De acordo com ele “a disciplina é a parte mais importante do sucesso”. Isso fica mais perceptível quando analisamos a rotina dos atletas de grande rendimento. Em 2008 Michel Phelps, o nadador mega campeão olímpico, dono de trinta recordes mundiais, oito medalhas de ouro, passou por uma situação no mínimo desafiadora na Olimpíada de Pequim. Ele disputava os 200 metros borboleta e quando caiu na água para conquistar mais uma medalha os seus óculos encheram de água (Veja o vídeo). Ele continuou a prova sem conseguir enxergar nada. Quem assiste a prova não percebe nada de anormal. Graças a disciplina e a rotina de treinamento ele certamente sabia a distância exata para fazer as viradas e continuar na briga. O resultado foi mais uma medalha para coleção e uma aula de disciplina, foco e sucesso.

3 – Pesquise o conteúdo

Na era da informação é importantíssimo fazer pesquisa prévia de conteúdo. Tem muita coisa boa na internet, mas também tem muita coisa de procedência duvidosa. Se o conteúdo que você produz tem artigos, vídeos e fotos como referência, é importante checar minuciosamente o que vai embasar o  seu conteúdo. Lembre que todos têm acesso a mesma informação que você, por isso cabe a você trazer uma abordagem que ele pode não ter visto.

Se você tem o domínio do conteúdo e não depende necessariamente da web, também é necessário estudar o seu conteúdo. Muitas pessoas tem um amplo conhecimento sobre determinados assuntos, mas devido ao excesso de confiança, deslizam na hora de repassar o que sabem. Hoje o consumidor está empoderado e sabe muito bem quem está gerando valor para ele e quem está enrolando.

4 – Desconecte-se

Falo por experiência. Desconectar é muito importante para se concentrar na produção do seu conteúdo. Após juntar toda informação necessária você precisa focar no que for produzir.  Minha dica é se desligar celular, tablet, televisão, rádio e procurar um lugar que não tenha distrações. Claro que essa dica é para você que tem dificuldade de concentração e não consegue produzir se não estiver hiperconcentrado. Claro que muitas pessoas conseguem ter um rendimento incrível quando escutam música enquanto trabalham. Esse não é o meu caso, mas se for o seu, é só por fone no ouvido e viajar nas ondas sonoras.

5 – Separe um horário para produzir um conteúdo

Uma estratégia que funciona muito bem, é pegar um bloco de notas, uma folha de papel, ou um post-it e anotar qual atividade você vai fazer e qual horário você vai começar a fazer e deixar em um lugar bem visível. Visualizar a meta é uma forma de criar uma alerta visual e mental do que você tem que fazer.

Uma técnica bem conhecida é a do pomodoro. Essa é uma metodologia de gestão de tempo desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Basicamente consiste em criar uma lista de coisas a fazer, programar um alarme para tocar 25 minutos após começar a sua atividade. Você deve fazer pausas 5 minutos antes voltar a fazer sua tarefa. Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa técnica não deixe de assistir esse vídeo que te explica direitinho como fazer.

6 – Se recompense

No artigo Gamificação – O poder de engajar pessoas de forma divertida, eu falo sobre o poder da  recompensa e o que ela causa em nosso cérebro. A recompensa é fundamental para te motivar a concluir um projeto. Estabeleça uma recompensa para cada fase concluída da sua produção de conteúdo. A recompensa pode vir na forma de uma comida, um passeio ou até mesmo um presente que você pode se dar. Tenho certeza que o gosto dessa recompensa será muito mais saborosa quando você concluir todo seu projeto.

CTA Ebook produtividade

banner ebook produtividade

Não existe mágica

A real é que o conteúdo não vai brotar na sua tela. E a menos que você invista uma grana para terceirizar a produção do seu conteúdo, ele não vai surgir como um pote de ouro no fim do Arco – íris. Para você alcançar o tão almejado sucesso é necessário sentar na cadeira e fazer. Eu sei que nessa hora surgem vários pensamentos procrastinadores e de auto sabotagem que te fazem pensar que você não é capaz. Porém, muitas vezes vale aquele pensamento:  “em alguns momentos é melhor o feito do que o perfeito”.

 

Deixo aqui algumas dicas de livros que podem te ajudar a vencer a improdutividade.

  1. O Poder do Hábito – Charles Duhigg –  link: https://bit.ly/2LZwk6b
  2. Produtividade para quem quer tempo – Gerônimo Theml –  link: https://amzn.to/2vejSWG
  3. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey – link: https://amzn.to/2LQnAjF
  4. Vai lá e faz – Tiago Mattos -link:https://amzn.to/2vwqChL

 

Agora só levantar da cadeira e “mitar” fazendo aquele conteúdo de sucesso.


Categorias