trabalho autônomo

Conheça as opções para desenvolver um trabalho autônomo!6 min read

Você já pensou em desenvolver um trabalho autônomo? Sabe como funciona essa modalidade de carreira? Então confira um pouco mais sobre as características em investir nessa jornada profissional e saiba como fazer para se enquadrar nessa categoria que conquista cada vez mais adeptos.

trabalho autônomo

Por que virar um profissional autônomo?

Trabalhar por conta própria tem se tornado a escolha de profissionais de diversas áreas. Poder definir sua rotina, horário de trabalho e locais de atendimento são algumas das principais características que qualificam uma pessoa que deixa de lado uma carreira tradicional de trabalho.

Ainda, com a ajuda da internet e demais ferramentas tecnológicas, conseguir gerir sua própria rotina se tornou atividade ainda mais palpável. É nesse cenário que desenvolver um trabalho autônomo ganha destaque. Se você deseja conhecer um pouco mais esse método de trabalho, confira esse artigo.

– Veja também: Saiba se você é um profissional autônomo e como se formalizar!

Quais são as características de um trabalho autônomo?

Para ser considerado dessa maneira, o profissional que desempenha um trabalho autônomo é aquele que atua como prestador de serviços. Assim sendo, ele não possui nenhum vínculo empregatício com a empresa – ou as empresas – ou até mesmo com pessoas às quais oferece seu trabalho.

Ou seja: a primeira característica de um trabalho autônomo é a responsabilidade que o próprio profissional desempenha sobre sua própria rotina, local de trabalho, deslocamento, prazos de contrato, entre outros. Todas essas questões dependem exclusivamente dele. Assim sendo, esse é o profissional que assume todos os riscos dos serviços a serem prestados.

Outro ponto do trabalho autônomo é que ele não exige certificados de conclusão de cursos ou diplomas. Assim sendo, o trabalho autônomo pode ser desempenhado por uma pessoa que tenha domínio sobre um assunto. Principalmente, no mundo digital, os profissionais autônomos ganham cada vez mais espaço. Isso porque esse é um ambiente altamente democrático e que oferece oportunidades para todos. Porém, para destacar-se, é essencial que o profissional saiba investir no seu marketing pessoal e, mesmo sem certificados, ofereça um trabalho de qualidade.

Quais são os tipos de profissionais que se enquadram na categoria de trabalho autônomo?

Como dito, as profissões digitais são uma excelente opção para desenvolver um trabalho autônomo. Aqui, destacamos algumas categorias que se destacam nessa carreira. Porém, você também pode investir na sua criatividade e desempenhar novas profissões.

–  Confira: Como ter uma mente empreendedora nos negócios: 5 maneiras de exercitar

1. Professor particular

Para aqueles que possuem grande conhecimento em algum assunto específico, investir na carreira de professor particular pode ser uma opção para aumentar a renda ou até mesmo mudar de vez a carreira profissional. Ainda, essa profissão permite que as aulas sejam ministradas na casa do professor, na casa do aluno, em um ambiente público ou até mesmo online. Tudo depende do acordo feito entre os lados.

Os professores particulares podem escolher qual matéria será ensinada e qual o  público-alvo com que pretendem trabalhar. Assim, podem dar aulas de idiomas para acadêmicos ou reforço de matemática para estudantes do ensino fundamental ou médio, por exemplo. O leque de opções é extenso.

Também, de acordo com o seu público, poderá desenvolver técnicas de aprendizado mais atraentes e divertidas. Videoaulas, infográficos, jogos educativos e demais recursos multimídias podem ser utilizados para reforçar o aprendizado dos alunos e clientes.

Para ter sucesso nessa empreitada é muito importante que o profissional autônomo conquiste a confiança do público. Como? Por meio de indicações de amigos, clientes e divulgação nas redes sociais.

– Você pode se interessar por: Quer trabalhar como professor online? Leia nossas dicas!

2. Loja virtual

Também é possível desenvolver um trabalho autônomo por meio das lojas virtuais / e-commerce. Nessa modalidade, o profissional pode comercializar produtos próprios ou revender itens de terceiros. Ainda, também pode investir em ações personalizadas de acordo com os interesses do seu público.

Atualmente, existem alguns nichos de mercado que se destacam. Dentre eles, podemos citar o mercado de beleza/estética, saúde, bem estar e animais de estimação. Porém, existem inúmeras outras opções de mercado a serem explorados.

Assim como o tópico anterior, para obter sucesso nessa carreira, também é essencial investir no marketing online. Ter seu próprio perfil em redes sociais, site e blog frequentemente atualizados são ações fundamentais para se destacar e conquistar novos clientes.

– Veja também: Saiba como escolher um nicho para seu negócio com nosso passo a passo

3. Serviços personalizados e diferenciados

Para desenvolver um trabalho autônomo você pode atuar como babá, cuidador de animais de estimação, organizador de eventos, coach, consultor, maquiador entre outros. Como dito anteriormente: as opções são inúmeras.

Assim, seja qual for a sua escolha, o importante é que você opte por uma área que tenha domínio e que lhe desperte interesse. É preciso transmitir confiança para seus clientes e demonstrar que você é a melhor opção no mercado para desempenhar aquele serviço.

Como desenvolver um trabalho autônomo?

Aqui citamos algumas sugestões de profissões que podem ser desenvolvidas por um profissional que deseja trabalhar como autônomo. Porém, as opções são infinitas.

Independente do caminho a ser seguido, existem algumas ações que podem ser tomadas para que você possa desempenhar bem a função escolhida. São elas:

  • Construir um bom site, portfólio e material de apresentação sobre o seu trabalho;
  • Cuidar com atenção da saúde financeira – afinal, por não ser um trabalho tradicional, não há o recebimento do mesmo salário em todo fim ou começo de mês;
  • Regularizar a sua situação profissional – visite o site do Portal do Empreendedor para tirar suas dúvidas;
  • Criar uma rotina a ser seguida. Assim será mais fácil gerir as suas atividades de trabalho e garantir que estejam sempre em dia;
  • Manter-se sempre atualizado sobre as tendências do mercado. Para isso, marque sua presença online e saiba utilizar o marketing a seu favor;
  • Aperfeiçoar-se e buscar sempre pela melhora no seu trabalho.

E então, está pronto para desenvolver um trabalho autônomo de qualidade? Já atua na área? Sabe como utilizar as ferramentas tecnológicas e redes sociais para potencializar sua carreira? Compartilhe sua opinião e deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias