otimizar treinamentos

Precisa otimizar treinamentos? Veja como com nossas dicas6 min read

Você sabe como otimizar treinamentos corporativos? Seja de forma presencial ou via EAD, investir em atualizações e boas ações de qualificação é essencial para manter a equipe motivada e engajada. Assim sendo, confira nossas dicas para saber como desenvolver um programa de treinamento eficaz. Porém, primeiramente, é importante reconhecer a importância de investir nessas ações:

otimizar treinamentos

Qual é a importância de otimizar treinamentos?

Não se discute a importância de investir em ações de treinamento e desenvolvimento. Mas sim as formas de desempenhar essas funções de maneiras eficientes e produtivas. Assim sendo, ao oferecer treinamentos otimizados, que acompanham as tendências atuais, a empresa passa a contar com uma equipe mais qualificada e engajada.

Resumidamente, essas ações mostram que a instituição valoriza o seu colaborador. Esse ato interfere de maneira positiva com o sentimento de pertencimento do profissional. Assim, um dos pontos que ressaltam a importância de otimizar treinamentos é a retenção de talentos. Afinal, se a sua empresa não valorizar o seu patrimônio humano, os funcionários buscarão por uma companhia que o faça.

Vale lembrar que a retenção de talentos é uma ação que resulta em uma ótima consequência: a manutenção do seu time. Ou seja, há uma menor rotatividade nas equipes. Ainda, os treinamentos otimizados também resultam em profissionais com maiores habilidades técnicas e comportamentais. Por fim, pode-se se concluir que otimizar treinamentos corporativos é uma relação de ganho para todos os lados.

– Complemente a leitura com: Treinamento e capacitação de pessoas: entenda a importância

Como otimizar treinamentos?

Para efetivamente otimizar treinamentos é importante investir em técnicas adequadas para cada situação. Garantir um conteúdo qualificado, o domínio de equipamentos multimídia, bons palestrantes e materiais disponíveis para download são algumas das características que auxiliam na efetivação de um bom treinamento. Porém, vai além disso. Dessa forma, separamos algumas dicas que podem ajudar de maneira efetiva a otimizar treinamentos. Confira nossas sugestões:

1. Defina o objetivo do seu treinamento

O primeiro passo para desenvolver um bom treinamento é saber o objetivo dele. Pode ser para aprender a mexer em um novo software ou motivar a equipe de vendas, por exemplo. Seja como for, é essencial definir desde o início o objetivo dessa ação. Somente assim será possível partir para os próximos tópicos.

Vale ressaltar que para definir o objetivo do treinamento é importante que haja participação da equipe de RH e dos gestores. São eles quem podem verificar e analisar o que precisa de melhorias na empresa.

2. Conheça o seu público

Agora que você sabe qual é a meta do seu treinamento, é hora de conhecer o seu público. O treinamento será feito para toda a empresa ou apenas um setor? Será didático ou em formato de conversa? O que seu público prefere?

Para acertar nesse tópico, é preciso identificar de maneira clara quem é o seu espectador. Somente assim você poderá compreender melhor os interesses desse público. A partir de então, terá capacidade de produzir materiais que realmente façam sentido para eles. Ainda, aproveite esse conhecimento para se aproximar daqueles que fazem o treinamento e crie uma conexão com eles.

Você pode contar histórias, utilizar exemplos reais, compartilhar suas experiências, incentivar o diálogo, entre outros.

3. Produza um bom conteúdo

Um passo fundamental para otimizar treinamentos é oferecer conteúdos originais e de qualidade. Assim sendo, seja criativo e aproveite a tecnologia a seu favor. Você pode oferecer atividades presenciais, online, ou híbridas.

Ainda, não hesite em produzir vídeos interessantes, infográficos, animações, podcasts, ações de gamificação, entre outros. Cada pessoa absorve melhor o conteúdo de uma forma. Assim sendo, ofereça boas opções em diversos canais e materiais.

– Complemente a leitura com: Como criar um briefing de treinamento: planeje em 12 passos

4. Deixe o material em um lugar de fácil acesso

Essa é uma grande vantagem dos treinamentos via EAD. É muito prático para disponibilizar o material de maneira online para o conhecimento e aprofundamento dos seus colaboradores. Porém, mesmo que a sua ação seja presencial, trabalhe para deixar esses materiais disponíveis para a consulta e pesquisa dos profissionais. Para isso, busque uma boa plataforma que ofereça suporte e atenda todas as suas demandas de armazenamento.

Assim, esse é um material que poderá ser reaproveitado e atualizado quando necessário.

5. Realize ações contínuas e frequentes

Otimizar treinamentos significa tratá-los como uma ação frequente e contínua da empresa. Assim, eles devem fazer parte da cultura empresarial e devem ser levados a sério por todos que ali trabalham.

Realize ações para testar e colocar em prática o que foi aprendido no treinamento, esteja aberto para feedback dos colaboradores, peça sugestão para as equipes, entre outros. Deixe claro e transparente que a instituição acredita na importância de otimizar treinamentos. Assim, essas ações serão frequentes e, para serem efetivas, precisam da colaboração de todos.

– Leia também: Veja como aumentar a retenção dos alunos em seus treinamentos corporativos

6. Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia deve ser utilizada durante todo o processo. Desde a definição do tema, passando pelo planejamento, prática e pós treinamento. Existem inúmeras ferramentas e plataformas que auxiliam o aprendizado em todos os sentidos.

Que tal disponibilizar para os seus colaboradores uma lista com ferramentas tecnológicas que possam auxiliá-los a controlarem melhor suas rotinas e compromissos? O Evernote é uma ferramenta gratuita que pode ajudar – e muito – nesse sentido. Para organizar a agenda, que tal apostar no Google Calendar?

– Confira nossa lista com mais algumas ferramentas que podem ser de grande auxílio na hora de otimizar a produtividade: Conheça 4 ferramentas de produtividade para melhorar a sua empresa

Está pronto para otimizar treinamentos?

Por fim, é possível concluir que o primeiro passo para otimizar treinamentos é reconhecer a importância dessas ações para o sucesso da sua empresa. Tendo isso em mente e seguindo as nossas dicas, você estará mais preparado para alcançar um bom ROI em treinamentos. Também, poderá garantir que os profissionais da sua empresa estejam altamente qualificados, capacitados e engajados com a sua instituição.

O resultado? Melhor produtividade e aproveitamento de tempo e menor rotatividade de equipes. E então, está pronto para investir em treinamentos qualificados? Compartilhe a sua opinião!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias