como criar um vídeo corporativo

Veja como criar um vídeo corporativo e comece a oferecer seu conteúdo em vídeo

Você sabe como criar um vídeo corporativo? Esse pode ser um formato de conteúdo a ser distribuído para o público, fornecedores, patrocinadores e parceiros, não somente no formato institucional. Confira a importância de investir nesse formato de material e como isso pode auxiliar você a transmitir informações relevantes e assertivas para o público.

Primeiramente, é fundamental prestar atenção em um dado recente divulgado pela Cisco. Segundo a empresa, nos próximos anos – até 2020 – é previsto que 80% do tráfego da internet seja gerado por vídeos. Assim sendo, deixar de lado esse meio de comunicação pode ser prejudicial para a sua empresa.

Tendo em mente essas informações, confira como criar um vídeo corporativo e acerte em cheio na sua comunicação.

– Você também pode se interessar por: Conheça os tipos de vídeos corporativos que sua empresa pode utilizar para se promover

como criar um vídeo corporativo

Como criar um vídeo corporativo?

Para saber como criar um vídeo corporativo é importante entender que essa é uma tarefa multidisciplinar. Ou seja, é importante fazer um material que, além de informativo, seja visualmente atraente, com uma boa trilha sonora, animações, entre outros.

No fim, o vídeo corporativo não pode ser monótono e nuem soar amador. Assim sendo, existem algumas dicas que podem ser seguidas para você acertar em cheio nessa ação. Aqui, separamos 5 sugestões, confira:

1. Adapte a linguagem para o vídeo

O conteúdo a ser passado de maneira oral e via vídeo pode ser o mesmo. Porém, a forma de transmitir essa informação muda de acordo com o canal escolhido. Assim sendo, para acertar na sua estratégia e saber como criar um vídeo corporativo é essencial saber como adaptar a sua linguagem. Ainda, além de adaptar a linguagem para o vídeo é fundamental trabalhar a dicção e ser facilmente compreendido.

2. Saiba quem é o público de cada vídeo

Lembre-se que você pode produzir vídeos corporativos para diversos públicos. Porém, para isso, é preciso saber de maneira clara quem é o espectador para cada material. Isso porque cada cliente pede por um material diferente.

Dessa forma, voltamos ao tópico anterior. Você pode querer passar a mesma informação para o público, para os colaboradores e para o seu fornecedor. Porém, a forma de fazer isso pede por uma mensagem diferente. Assim, se a sua empresa ganhou um prêmio e você deseja informar isso em um vídeo corporativo, é preciso trabalhar essa informação de maneiras diferentes para cada fatia do público. Confira o exemplo:

  • Para os colaboradores: ao ganhar um prêmio, é importante ressaltar que os colaboradores também são parte da empresa. Assim sendo, a vitória é deles. Também, a instituição pode colocar em evidência o nome daqueles que estavam diretamente ligados com a vitória, imagens de bastidores, entre outros.
  • Para os clientes: é possível aproveitar esse momento para fazer um vídeo que aumente a credibilidade e autoridade da marca frente ao mercado. Assim, mostre os motivos de começar/continuar a consumir os serviços ou produtos oferecidos pela instituição.
  • Para os parceiros: aproveite para potencializar a relação e mostrar como a parceria de vocês têm dado certo. Também, mostre que é possível alcançar resultados ainda melhores juntos, entre outros.

Esse é só um pequeno exemplo que podemos utilizar para mostrar que um mesmo ato pode resultar em materiais diferentes e qualificados para a sua empresa.

– Veja também: Estabeleça uma estratégia de conteúdo de vídeo para dar destaque a esse formato

3. Faça um bom título

Os títulos são essenciais para o material escrito. Porém, tratando-se de vídeos corporativos eles também merecem destaque. Dessa forma, o objetivo é fazer com que o espectador sinta vontade de assistir o seu vídeo assim que ler o título. Assim, algumas dicas para acertar em um título chamativo são:

  • Fazer títulos em formato de listas;
  • Fazer perguntas intrigantes;
  • Criar tutoriais a serem seguidos;
  • Oferecer soluções eficazes.

Também, lembre-se que o conteúdo deve resolver a questão colocada pelo título. Assim sendo, confira se o material final está condizente com aquilo que é prometido pelo seu vídeo.

4. Aproxime-se do seu espectador

Aproveite o vídeo corporativo para estreitar o relacionamento com aquele que está lhe assistindo. Assim sendo, esse é um material que você pode utilizar para contar histórias, mostrar bastidores e rotina da empresa, entre outros. O objetivo é causar impacto e gerar alguma ação – seja ela qual for. Essa atitude é melhor garantida quando o público se identifica com o que está sendo informado no vídeo.

Ainda, aproveite para ser criativo, utilizar a imaginação e oferecer materiais diferentes daqueles que existem no mercado. Não hesite em utilizar diferentes recursos para se aproximar e chamar a atenção do público. Animações, infográficos, jogos, entrevistas, entre outros, podem ser recursos utilizados para tornar o seu vídeo corporativo mais interessante.

– Confira: Faça um planejamento e tire sua videoaula do papel

5. Produza um bom roteiro e, no fim, chame para a ação!

Para garantir um bom material em vídeo é importante fazer um bom planejamento. Nessa etapa, o desenvolvimento do roteiro do seu vídeo corporativo é etapa fundamental. Assim sendo, dedique esforço e tempo para garantir que ele seja impecável.

Ainda, o roteiro é o momento de definir todas as questões que envolvem o seu vídeo. Objetivo, tema, público, duração, formato, materiais a serem utilizados, entre outros. Também, no fim, não esqueça de chamar o seu público para a ação. Isso porque o vídeo será desenvolvido com uma meta em especial. Para garantí-la, você deve deixar claro esse objetivo para aqueles que estão lhe assistindo.  

Agora você saber como criar um vídeo corporativo!

Por fim, entenda o vídeo corporativo como um diferencial que fará com o que o cliente, colaborador ou investidor tome a ação desejada. Seja para concluir uma compra, aperfeiçoar as habilidades técnicas ou investir na sua empresa, saber como criar um vídeo corporativo pode ser uma ótima saída para a sua empresa. Entenda esse material como a imagem da sua instituição e capriche para garantir o melhor resultado possível.

E então, a sua instituição produz e oferece vídeos corporativos? O que você acha dessa formato de conteúdo? Ainda está com alguma dúvida no assunto? Aproveite e deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias