o que é TV corporativa

Saiba o que é TV corporativa e melhore sua comunicação interna hoje!

Você sabe o que é TV corporativa? Essa é uma ação que pode revolucionar a comunicação interna e empresarial da sua instituição. Conheça as particularidades dessa estratégia e potencialize o relacionamento e o ambiente corporativo.

Primeiramente, é essencial ressaltar que a comunicação interna eficiente é um dos pilares que faz com que uma instituição tenha sucesso. Isso porque é ela que garante que todos trabalhem de maneira alinhada e em busca dos mesmos objetivos. Assim, se a sua instituição se comunica com os colaboradores por meio de e-mail, redes sociais, encontros, reuniões, memorandos, entre outros, ela já realiza a ações de comunicação interna.

Porém, essa comunicação pode ser aperfeiçoada e otimizada. Assim sendo, ao saber o que é TV corporativa essas informações serão assimiladas de maneira mais eficiente, barata e ágil. Confira como.

– Veja também: Treinamento Corporativo: Comunicação Interna é essencial para o engajamento

o que é TV corporativa

Mas afinal, o que é TV corporativa?

A TV corporativa é uma forma de informar e educar seus públicos. Resumidamente, é um canal criado exclusivamente para a facilitação da comunicação empresarial. Esse contato pode ser feito entre:

  • Empresa e colaboradores;
  • Empresa e fornecedores, patrocinadores ou investidores;
  • Empresa e clientes.

O objetivo desse canal é divulgar informações relevantes para determinado público. Tudo isso em formato de vídeo.

É importante ressaltar que o relacionamento via texto e encontros presenciais também são fundamentais para o relacionamento. Porém, é comprovado que as pessoas assimilam de maneira mais assertiva os conteúdos em formato audiovisual. De acordo com um relatório da Cisco, em 2019 80% do consumo global da Internet será o conteúdo de vídeo.

Ou seja: investir nesse formato de conteúdo para garantir melhor engajamento da sua equipe deve ser encarado como algo importante. Tendo conhecimento desses dados, sabendo o que é TV corporativa e reconhecendo a importância do conteúdo audiovisual para a comunicação, é hora de conhecer quais são as vantagens de investir nesse formato de conteúdo. Confira:

–  Leia também: Conheça os tipos de vídeos corporativos que sua empresa pode utilizar para se promover

Quais as vantagens de ter uma TV corporativa?

1. Redução dos custos com treinamento e comunicação interna

Já é sabido que o principal valor de uma empresa está no seu potencial humano. Ou seja, em contar com profissionais motivados, qualificados e engajados. Essa união de fatores faz com que haja maior produtividade e harmonia na empresa.

Assim sendo, o que se discute não é a importância dos treinamentos e da comunicação interna. Isso já está comprovado. O que leva-se em consideração é a forma de realizar essas ações.

Treinamentos e reuniões presenciais são importantes para casos específicos. Porém, ao saber o que é TV corporativa e ao utilizar as facilidades desse canal, é possível reduzir os custos. Isso porque não é necessário preocupar-se com deslocamento e estrutura física. Ainda, o material gravado pode ser utilizado diversas vezes com equipes diferentes.

Assim sendo, a TV corporativa serve como um canal para centralizar todos os conteúdos audiovisuais relevantes. Ainda, esses materiais também podem ser distribuídos para outros dispositivos – como PCs e smartphones – e canais.

– Confira: Comunicação empresarial interna: saiba qual a melhor estratégia para fazer a sua

2. Aumento no engajamento das equipes

A comunicação interna em formato de vídeo faz com que os colaboradores sintam-se pertencentes à empresa. Ainda, é um meio de transmitir conhecimento de maneira clara, transparente, criativa e divertida. A instituição pode utilizar animações, ações de gamificação, quiz, entre outros. Isso faz com que o conteúdo seja melhor entendido e absorvido pelas equipes. Além de saber o que é TV corporativa, é importante utilizá-la para deixar os colaboradores a par do que acontece na instituição.

Assim, a empresa mostra que valoriza e acredita no seu time. Também, abre um canal para que eles possam dar um feedback e sugestões de inovação para o seu negócio. Essas sãos ações que resultam em melhor satisfação pessoal. Consequentemente, pessoas mais satisfeitas trabalham mais felizes, deixando o ambiente corporativo mais leve e produtivo.

3. Possibilidade de criação de conteúdo para diversos públicos

A TV corporativa oferece um leque infinito de produção de conteúdo. Assim sendo, a empresa pode segmentar o material e trabalhar pontos diferentes em cada equipe. Tudo isso com um pequeno esforço e bons resultados.

Por exemplo, ao contratar novos profissionais, a empresa pode mostrar um vídeo de boas-vindas. Ou ao investir em uma nova tecnologia para a área de produção, a empresa pode exibir o vídeo apenas para aqueles que possuem envolvimento direto com essa novidade. O que queremos dizer com isso é que as possibilidades são infinitas.

Assim sendo, os vídeos exibidos na TV corporativa podem ser usados para o desenvolvimento de habilidades e competências específicas para cada perfil e equipe. Isso faz com que o colaborador recebe um material personalizado, direcionado e qualificado.

Complemente a leitura com: Como superar as barreiras na comunicação nas organizações

Garanta a melhor comunicação interna para a sua empresa

Agora que você já sabe o que é TV corporativa, compreenda-a como uma mudança na cultura empresarial. É fundamental que haja um planejamento minucioso e envolvimento das equipes de RH e Comunicação para a produção de materiais relevantes.

Porém, mais do que isso, os gestores da empresa também devem abraçar a ideia. Assim, o próprio presidente ou CEO da instituição pode gravar mensagens às equipes. Isso tornará a ação ainda mais valiosa e relevante para os colaboradores.

Tenha em mente que ao saber o que é TV corporativa e ao investir nesse formato de relacionamento, a sua comunicação interna será elevada a outro patamar. As mudanças positivas que ela representa poderão ser observadas em todos os processos da empresa: desde a contratação de novos talentos passando pela fidelização de clientes.

E então, a sua empresa já investe nesse canal de comunicação interna? Você também acredita na importância da TV corporativa? Aproveite e deixe seu comentário sobre o assunto!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias