transmitir evento online

Transmitir evento online: quais as vantagens e como fazer6 min read

Possui um bom conteúdo e já pensou em transmitir evento online? Esse é um mercado crescente no Brasil e, com a popularização do EAD, fazer streaming em tempo real pode ser a saída para a popularização da sua marca. Ainda, com o auxílio das ferramentas corretas e seguindo algumas dicas, você pode fazer a transmissão de maneira descomplicada e ágil.

Assim, se transmitir evento online é uma ação que está nos seus planos, confira nossas dicas para colocar em prática essa ação. Ainda, veja quais são os principais benefícios em investir nesse grande mercado

– Veja também: Transmissão streaming: saiba o que é e como fazer

 transmitir evento online

Como transmitir evento online?

Para fazer uma transmissão ao vivo é importante que você tenha alguns itens técnicos funcionando a seu favor. São eles:

  • Um computador com boa conexão de internet. Tenha em mente que, como estamos falando da transmissão ao vivo na web, é essencial que haja uma boa conexão de internet. Você pode sim realizar a transmissão via 4G, por exemplo. Mas essa é uma ação temerária e que poderá causar prejuízos para o evento. Assim sendo, a nossa dica é disponibilizar uma conexão de pelo menos 2MB.
  • Saber como fazer o Encoding – é imprescindível transformar o formato do sinal do vídeo para um que seja adequado para a transmissão na web. Existem ferramentas específicas para isso. Recomendamos o Adobe Flash Media Live Encoder. Essa é uma solução confiável, estável e gratuita;
  • Saber como fazer o Broadcasting, para que a transmissão ao vivo se complete. Ou seja: contar com servidores de streaming que façam a distribuição do conteúdo;
  • Ter uma página (ou umas páginas) para a divulgação do material. Pode ser seu site, um hotsite ou nas redes sociais. Ainda, vale ressaltar que o YouTube, o Instagram e o Facebook oferecem a opção de realizar transmissões ao vivo. Portanto, não hesite em utilizá-los.

– Complemente a leitura com: O que fazer para realizar um evento online?

Quais as vantagens de produzir um evento online ao invés de presencial?

Agora que você já sabe mais sobre a parte técnica para transmitir evento online, é hora de conhecer as vantagens de investir nesse material. Aqui, destacamos 6 benefícios que os streamings podem representar para a sua empresa:

1. Maior audiência

Fazer um evento online significa que você terá um maior alcance de público. Afinal, pessoas que se interessam pelo seu assunto mas que moram em outras cidades ou possuem dificuldade de deslocamento poderão assistir ao seu evento no conforto das suas casas.

Dessa forma, a repercussão do seu evento será muito maior e a sua empresa passará a ficar conhecida por um grande volume de pessoas.

2. Interatividade

Ao transmitir evento online você também facilita a interação entre o público – com isso, vem também o aumento do engajamento. Para potencializar a interatividade, uma dica é investir em canais de transmissão que ofereçam chat. Assim, os espectadores podem trocar mensagens entre si em tempo real.

Quem sabe ao final do evento você pode abrir para perguntas do público? Essa é uma ação de grande valor para esclarecer dúvidas, ter um bom feedback, compartilhar opiniões do público, entre outros.

3. Facilidade de uso e compartilhamento

Para participar e assistir um evento online basta o público acessar um link. Isso faz com que a participação seja grande e, mais do que isso, possibilita o fácil compartilhamento das informações. Dessa forma, o próprio público se torna um propagador da sua marca, divulgando o link em suas redes sociais e para seu círculo de amigos.

4. Aumento nos leads e nas vendas

Ao transmitir evento online você, com certeza, gerará novos leads. Isso porque você pode  solicitar aos espectadores o preenchimento de um formulário de inscrição para o acesso à transmissão, por exemplo. Assim, quando realizar um novo evento, já terá o contato dessas pessoas, o que facilita a divulgação e o sucesso nas vendas. Essa é uma estratégia de conversão que pode alavancar os negócios da sua marca de maneira excepcional.

– Veja também: Como Gerar Leads de maneira inovadora com Webinar

5. Credibilidade e transparência

Também, transmitir evento online significa mostrar a cara da sua empresa para o público. Mais do que isso, é uma forma de criar credibilidade, confiança, transparência e proximidade com aqueles que o assistem. Isso porque é uma ação que exige coragem e conhecimento.

Ainda, uma transmissão ao vivo não permite edição ou qualquer outro tipo de manipulação do conteúdo. E o público que está assistindo ao evento sabe disso. Por isso, é uma ferramenta valiosa para trabalhar a espontaneidade e mostrar o valor da sua empresa.

6. Uso do vídeo em materiais posteriores

Outra vantagem da transmissão online de um evento frente ao evento presencial é: esse material está pronto para ser usado depois. Seja para disponibilizar o material na íntegra ou transformá-lo em módulos e palestras mais curtas. Ainda, pode ser utilizado para consulta de informações ou produção de vídeos institucionais.

Ainda, seja qual for o objetivo da empresa, ter esse material bruto pode ser a base para a produção de novos conteúdos. Com isso, é algo que poderá reverberar ainda por bastante tempo no blog e redes sociais da empresa.

Cuidados a serem tomados ao transmitir evento online

Além das dicas a serem seguidas, existem alguns cuidados que devem ser levados em consideração para garantir um evento de sucesso. Assim sendo, nossas sugestões são:

  • Escolha uma boa plataforma para transmitir o seu conteúdo;
  • Produza um material original e fique de olho nos direitos autorais;
  • Analise os dados do evento e aperfeiçoe seu conteúdo para uma próxima ação.

Com essas dicas você está melhor preparado para adentrar ao mercado das transmissões online com sucesso! Conhece mais alguma dica importante para prosperar nessa área? Então deixe seu comentário!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias