melhore performance

Melhore a performance da sua empresa com a produtividade de vendas!

Já pensou em melhorar o desempenho da sua equipe e, com isso, potencializar a produtividade de vendas? Sabemos que esse é um dos fatores essenciais que revelam o sucesso de uma empresa. Afinal, são as vendas que geram o lucro e renda para a instituição.

Assim sendo, identificar os fatores que possam estar comprometendo-as e, com isso, saber como melhorar, pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Dessa forma, separamos algumas dicas e sugestões valiosas que podem ajudar o seu time de vendas a maximizar a performance. Confira!

– Veja também: Saiba porque educar seu cliente é importante antes mesmo de fechar a venda

produtividade de vendas

O que é produtividade de vendas?

Primeiramente, você sabe o que significa ser produtivo em uma equipe de vendas? Resumindo, essa ação consiste em a empresa conquistar, com os mesmos recursos, um melhor resultado nas vendas. Tudo isso sem que sejam necessárias mais contratações ou horas extras de trabalho. Mas como fazer isso? Contando com uma equipe muito bem treinada, motivada e engajada e boas soluções tecnológicas, bons líderes, interação entre equipe de vendas e marketing, entre outros fatores.

Isso tudo pois: para potencializar as vendas, é essencial que o tempo gasto nos outros setores também seja reduzido. Ou seja, se há um problema no pós-vendas, as equipes perderão muito tempo resolvendo essas questões. Esse tempo poderia ser utilizado para a prospecção, encantamento e fidelização de clientes.

Ainda, se a equipe de marketing está falhando em atrair leads qualificados, os vendedores gastarão mais tempo para entender qual a etapa de jornada de compras está o prospect. Muitas vezes é possível que ele nem esteja preparado para a conversão.

– Confira: Como gerar leads qualificados: da landing page ao e-mail marketing

Com essas informações você passa a ter um maior conhecimento de que a produtividade de vendas não está apenas ligada ao seu time comercial. Assim sendo, é importante saber quais são os pilares que interferem na sua produtividade – e como trabalhar para melhorá-los. Veja só:

Os 4 pilares que interferem na produtividade de vendas

Segundo estudos publicados pela DNA de Vendas, existem 4 fatores primordiais que podem prejudicar a sua produtividade de vendas. São eles:

  • Pessoas;
  • Processos;
  • Gestão;
  • Tecnologia.

Para entender melhor cada um desses tópicos, explicamos de maneira detalhada:

1. Pessoas

Você sabe como é a produtividade de cada profissional? As métricas de cada vendedor? Há muita distorção de vendas entre os colaboradores? Cabe ao gestor reconhecer essas questões e, quando necessário, intervir para a melhora da equipe. Assim sendo, compreende-se que esse tópico está intimamente relacionado à gestão e qualificação de pessoas.

Para contar com um bom vendedor é essencial que ele possua algumas características bem desenvolvidas:

  • Conhecimento: saber sobre as técnicas de vendas e os conteúdos próprios da empresa. O vendedor com conhecimento está atualizado sobre o mercado e as suas principais tendências. Além disso, também possui conhecimento profundo sobre a instituição, seus serviços e produtos.

 

  • Habilidade: as habilidades consistem em saber colocar em prática todo o conhecimento. Ou seja, conseguir demonstrar, por meio do discurso, que possui credibilidade e autoridade ao tratar sobre aquela questão.

 

  • Atitude: as atitudes estão relacionadas com o comportamento de cada vendedor. Assim sendo, para ser bem sucedido, é importante que o profissional de vendas desenvolva certas ações para conquistar o seu público. Algumas das principais características valorizadas em um vendedor de sucesso são: otimismo, humildade, persistência, entusiasmo e foco. Além disso, esse é um profissional que sabe qual o objetivo da conversa e como atingir o seu resultado de maneira sutil e eficaz.

 

Garantindo o conjunto de conhecimento, habilidade e atitude, é possível contar com uma melhora na produtividade de vendas. Ainda, vale ressaltar que cabe ao gestor e à equipe de RH conseguirem identificar essas características. Assim, se precisarem contratar um novo profissional para a equipe, já saberão o que procuram. Também, quando investirem em ações de treinamento e desenvolvimento, poderão focar em habilidades específicas.

2. Processos

Outro pilar da produtividade de vendas está relacionado aos processos. Ou seja, eles devem ser claros, objetivos e capazes de guiar seus vendedores nas atividades. Assim, cabe à instituição desenvolver e apresentar bons métodos e treinamentos para a sua equipe de vendas. Dessa forma, os vendedores saberão como conduzir os leads por meio do funil de vendas. Ou seja concretizar o processo de conversão pelo qual os prospects passarão até concluir a compra.

Também, vale lembrar que o investimento em bons processos de vendas padronizam as ações dos vendedores. Assim, saberão quais são os melhores caminhos a serem seguidos.

3. Gestão

Para uma boa produtividade é essencial contar com uma boa gestão. Ou seja: líderes que saibam engajar, motivar e gerir suas equipes. Porém, mais do que isso, esse profissional precisa reconhecer e lidar com métricas, metas e objetivos a serem cumpridos. Assim, é o líder que saberá onde estão ocorrendo falhas na operação e, caso necessário, investir em alterações pontuais na estratégia de vendas.

4. Tecnologia

A tecnologia existe e está aí para ser utilizada a favor da sua empresa. Dessa forma, a tecnologia é ferramenta essencial para melhorar a produtividade de vendas. Desde aplicativos conhecidos, como o WhatsApp, passando por plataformas mais específicas, é essencial conhecer e estar sempre atualizado sobre as novidades do mercado no que diz respeito à tecnologia para vendas e gestão.

– Complemente a leitura com: 5 softwares de vendas para você implementar em sua equipe e melhorar a gestão

Dicas para melhorar a sua produtividade:

Também é importante reconhecer algumas ações que podem representar uma grande melhora na sua performance. Dentre elas, destacamos as seguintes habilidades:

  • Ter uma agenda organizada;
  • Controlar seus e-mails, redes sociais e WhatsApp sem deixar que interfira na sua produtividade;
  • Estabelecer suas prioridades;
  • Ter metas bem definidas.

Dica extra: uma ferramenta que pode ser muito útil para a organização da sua rotina é o Evernote. Você já ouviu falar sobre ele? Então confira: Como usar o Evernote: um jeito fácil de organizar suas tarefas no celular

Com essas dicas você já está preparado para aumentar a sua produtividade de vendas. Ainda, contará com uma equipe mais engajada, habilidosa e motivada. Que tal colocar em prática nossas sugestões? Deixe seu comentário!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias