porque educar seu cliente

Saiba porque educar seu cliente é importante antes mesmo de fechar a venda6 min read

Você sabia que, para se destacar no mercado, é imprescindível contar com clientes que sejam bem informados sobre a sua empresa? Então saiba mais sobre porque educar seu cliente e passe a ter um público mais satisfeito, fiel e conhecedor da sua marca e produtos/serviços.

Logo, você compreenderá que essa é uma ação relevante tanto para a sua empresa quanto para o público em geral. Isso acontece porque são várias as instituições que investem em melhorias internas – que é claro, são essenciais. Porém, é preciso fazer mais do que isso.

Assim, não se preocupar e não saber porque educar seu cliente é um ponto que faz com que muitas marcas não conquistem o mercado. O resultado? A concorrência aproveita desse público. Assim sendo, saiba porque educar seu cliente e como colocar em prática essa ação.  

– Veja também: Saiba como fazer o treinamento de novas funcionalidades do seu SaaS para seus clientes

porque educar seu cliente

Entendendo melhor: porque educar seu cliente

Primeiramente, educar o cliente significa fazer com que ele entenda o que a sua empresa oferece. Porém, aqui ressalta-se mais do que apenas o produto ou serviço comercializado pela marca. Leva-se em consideração os ideais da instituição, a forma de relacionamento, os motivos que fazem com que a marca ofereça aqueles produtos, entre outros.

Também, é essencial ressaltar que ao saber como educar o seu cliente, a empresa passa a contar com uma maior retenção de público e fidelização. Ainda, são clientes que se tornam propagadores da marca, pois acreditam e confiam naquilo que é comercializado.

Por fim, conclui-se que essa é uma ação em que ambos os lados saem no lucro. A empresa, pois passa a contar com clientes que possuem maiores informações e conhecimento sobre a marca. E o público, pois sabe exatamente aquilo que está consumindo e sente-se seguro para tornar-se cliente fiel da empresa.

Como educar seu cliente?

Além de saber porque educar seu cliente é importante saber como fazer isso, certo? Assim sendo, o primeiro passo para essa ação é saber que a ação de educação do cliente consiste em fazer com que ele saiba e conheça todos os valores agregados naquilo que ele irá adquirir.

Assim, além de comprar o produto que a sua marca oferece, ele também está adquirindo todo o status, visão e posicionamento divulgados pela sua empresa. O cliente só irá concretizar a compra se compactuar com todas essas questões que envolvem a empresa.  E como são dispostas essas informações? Por meio de toda a comunicação realizada pela empresa.

Postagens em blogs e redes sociais, campanhas de e-mail marketing, linguagem utilizada, entre outros, são questões fundamentais para garantir o relacionamento com o cliente. Ainda, a própria identidade visual, parcerias e patrocínios também auxiliam a identificar qual o perfil da marca.

Agora que você sabe porque educar seu cliente, podemos podemos partir para um passo a passo para colocar em prática essa ação. Confira:

3 ações para educar o cliente:

1. Invista no marketing de atração – Inbound Marketing

Para saber como educar o seu cliente o primeiro passo é atraí-lo. Ou seja: utilizar o chamado inbound marketing. Como fazer isso? Produzindo conteúdos relevantes, que conquistam a atenção do público e façam com que ele fique curioso para saber mais sobre o assunto.

É fundamental ressaltar que o marketing de atração não possui como objetivo vender o produto. Seu objetivo é atrair, despertar interesse e criar autoridade online. É por meio do marketing de atração que o cliente passa a conhecer, de maneira sutil, sobre possíveis problemas que precisa encontrar solução.

Pense que o inbound marketing é o primeiro contato que o seu prospect terá com a sua empresa. É comum falarem que a primeira impressão é a que fica, por isso, faça esse marketing com muito conhecimento, cuidado e em busca de efetivamente educar o seu público. Apresente informações relevantes, que farão a diferença na vida desse prospect. Ele deve sentir-se instigado em continuar o relacionamento com a sua marca.

– Complemente a leitura com: 9 ferramentas de Inbound Marketing para você implementar hoje

2. Desenvolva o relacionamento com seu prospect

O prospect já chegou até o seu site ou perfil de redes sociais. Seja por meio dos seus conteúdos relevantes ou parcerias com outras empresas. Então, agora é hora de desenvolver esse relacionamento a fim de tornar o seu prospect em cliente.

Ao chegar nessa etapa de relacionamento, é esperado que o cliente já possua informações básicas sobre a sua empresa e serviços ou produtos oferecidos. Esses dados devem estar em fácil alcance e visualização nas suas páginas. Agora, para fortalecer e saber como educar seu cliente, é hora de o vendedor fazer o seu papel.

Hoje, esse profissional não deve “empurrar” a venda, mas sim entender o seu consumidor. Dessa forma, deve colocar-se no lugar do cliente, conhecê-lo e auxiliá-lo a realizar a compra que melhor encaixa em suas demandas. Para isso, cabe a empresa utilizar as ferramentas tecnológicas a seu favor.

Um bom CRM – Gestão de Relacionamento com o Cliente – é essencial. Ele mostra os canais de comunicação, controle de caixa, gestão de estoque e outros indicadores que auxiliam a definir o perfil de consumo de seu público. Assim, você saberá quais informações enviar a cada cliente.

Outras formas de educar e desenvolver o relacionamento com o futuro cliente é por meio de outros canais de comunicação. As redes sociais, chats no seu site e blog e e-mail marketing devem ser explorados.

– Veja também: 4 ferramentas de atendimento ao cliente que vão melhorar a experiência do usuário

3. Invista no relacionamento pós-venda

Você conquistou e soube como educar o seu cliente. Nutriu um bom relacionamento e ele efetivou a venda. E agora? O processo de educação não termina. Para que esse cliente seja fiel a sua marca, é crucial que você saiba como efetivar um relacionamento de pós-vendas. É nessa etapa que a sua eficiência em educar o cliente é comprovada.

Faça boas ações de feedback, saiba o que está bom e o que pode ser melhorado e conte com uma equipe de atendimento bem treinada e disposta a sempre aperfeiçoar o relacionamento. Também, conte com ferramentas que possam mensurar o resultado de suas ações e taxas de conversão. O importante é compreender que educar o cliente é uma ação essencial e deve ser frequente e contínua.

Agora que você sabe porque educar seu cliente, que tal colocar em prática essas ações? Invista em materiais relevantes e aplique as nossas dicas para colher bons frutos.

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias