treinamento de novas funcionalidades

Saiba como fazer o treinamento de novas funcionalidades do seu SaaS para seus clientes5 min read

A tecnologia está presente na vida das pessoas e mudou completamente a forma de consumir novas informações. Porém, para aumentar a familiaridade do público com novas ferramentas, também cabe às empresas desenvolverem o treinamento de novas funcionalidades para seus clientes. Nesse cenário, é essencial que as marcas saibam como fazê-lo.

Esse é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas que comercializam infoprodutos, principalmente os SaaS (software como serviço). Isso porque é preciso ensinar os clientes a usarem a plataforma da melhor maneira possível. O desafio é estimular esse conhecimento por parte do público – e não fazer com que eles enxerguem esse treinamento de novas funcionalidades como um obstáculo.

Todavia, para ter sucesso nessa empreitada, é essencial que as empresas que lidam diretamente com a tecnologia saibam como fazer isso – e de maneira didática, dinâmica e relevante. Assim sendo, confira nossas dicas para acertar no treinamento de clientes e destaque-se no mercado.

– Veja também: O que é SaaS: empresas SaaS, seus benefícios e como usar

treinamento de novas funcionalidades

Como fazer o treinamento de novas funcionalidades?

O que faz com que uma empresa saia na frente das outras, tratando-se do cenário de SaaS, é fazer com que seu produto seja rapidamente entendido e adotado pelos clientes. É comum que haja uma inicial resistência com aquilo que é novo. Porém, quando o público compreende a razão dessas novas funcionalidades e, mais do que isso, passa a dominá-las, esse cenário se torna extremamente favorável para a empresa.

Assim, a marca passa a ser entendida como visionária, tecnológica e eficiente. Motivos bons para conquistar novas parcelas de público. Porém, como ter sucesso nessa empreitada? Oferecendo bons treinamentos de novas funcionalidades.

É importante ressaltar que não existe uma receita sobre o que é um bom treinamento. Porém, na hora de desenvolver essa ação, é preciso pensar que é preciso oferecer um treinamento que garanta ganhos reais para o usuário e que gerem um sentimento de sucesso a ele. Assim sendo, utilizar vários formatos de conteúdo relevante pode ser uma boa saída para obter sucesso nesse treinamento.

Todavia, as ações devem ir além disso. Pensando assim, separamos algumas dicas que podem auxiliar você a fazer o treinamento de novas funcionalidades do seu SaaS para seus clientes. Confira:

1. Cause uma boa primeira impressão

É preciso pensar em uma maneira de causar uma boa primeira impressão para os seus clientes. Assim sendo, é essencial conseguir explicar, de maneira fácil, intuitiva e simples, como funciona as suas novas funcionalidades.

Também, essa primeira impressão deve ser motivadora o suficiente para converter o seu público e mostrar para ele formas de ter as dúvidas sanadas – caso seja necessário. Entenda que, caso a primeira impressão seja ruim, é possível que o usuário desista logo no início e se sinta frustrado. Assim sendo, cabe à empresa lidar com essa situação de maneira produtiva.

– Veja também: Treinamento de software: 4 estratégias para treinar clientes

2. Invista em bons vídeos

É possível fazer o treinamento de novas funcionalidades do seu SaaS de diversas maneiras. Porém, é preciso dar atenção reforçada aos vídeos. Animações e tutoriais podem ser boas soluções audiovisuais para explicar e maneira eficaz e dinâmica como funcionam as novidades.

Ainda, os vídeos são materiais facilmente compartilhados e que garantem um bom envolvimento e engajamento do público. Assim sendo, se você tem novidades para apresentar, invista em boas produções audiovisuais.

Todavia, para os vídeos terem os resultados esperados, é preciso que haja um bom investimento. O objetivo é oferecer um material final de extrema qualidade, sem amadorismo. Para isso, é importante contar com algumas ferramentas a seu favor:

  • Uma câmera de qualidade para gravar o vídeo;
  • Um bom microfone para captar o áudio;
  • Um bom programa para a edição das imagens.

Além dessas ferramentas, é importante que o profissional que irá aparecer em frente às câmeras tenha uma boa postura, dicção e didática. Ainda, deve trabalhar com um discurso didático, claro e objetivo. Assim, a mensagem a ser passada será entendida como deve – sem ocupar muito tempo do seu público.

3. Gamificação

Outra forma de você fazer o treinamento de novas funcionalidades do seu SaaS para os clientes é por meio de gamificação. Esse formato de ação envolve atividades lúdicas, aumenta o engajamento e até a competitividade. Para certas pessoas, não há melhor forma de aprender. Isso porque a gamificação mexe com outros formatos de motivação.

A pessoa pode subir de nível após ver os treinamentos, por exemplo. No fim, pode realizar uma atividade de fixação que lhe traga a satisfação de ter concluído o treinamento. É interessante oferecer uma recompensa para aqueles que terminam de assistir a aula.

Pode ser um desconto na hora de comprar um novo serviço/produto, um selo ou certificado de conclusão, um brinde, entre outros. O objetivo é estimular o lado divertido ao mesmo tempo em que se educa o público.

– Para saber mais sobre essa forma de treinamento, confira o artigo completo: Gamificação, o que é essa ferramenta de engajamento

Unindo as ações para oferecer um bom treinamento de novas funcionalidades

Aqui citamos três ações que você pode explorar para oferecer o treinamento de novas funcionalidades. Não é necessário optar apenas por uma delas. Muito pelo contrário: o ideal é uni-las.

Assim, cabe à sua empresa causar uma boa impressão e oferecer treinamentos em formatos que realmente engajem o seu público. Aqui, destacamos os ensinamentos via materiais audiovisuais e gamificação.

Porém, nada impede que a sua empresa ainda invista em outros formatos de materiais relevantes para garantir melhor aprendizado do público. Assim sendo, oferecer podcasts, exercícios de fixação, e-books, infográficos, entre outros, também pode ser interessante para a sua estratégia.

Por fim, o que importa é contar com um público bem informado. Que se sinta motivado e conhecer e consumir as novidades propostas pela sua empresa. E você, o que acha do treinamento de clientes? Também considera essa ação essencial para o crescimento da empresa? Deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias