marketing de indicação

Conhece o marketing de indicação? Comece a implementar essa estratégia

Empresas que desejam conquistar o público e seu espaço no mercado, precisam sempre buscar por atualizações. Nesse âmbito, saber utilizar o marketing de indicação, também conhecido como Referral Marketing, é essencial. Essa é uma modalidade que ganha cada vez mais espaço e, quando feita de maneira bem pensada e estratégica, desbanca a concorrência.

Mas você sabe o que é esse tipo marketing e como ele funciona? Então confira esse artigo e saiba como implementá-lo em sua estratégia de maneira assertiva e eficiente. Também, vale ressaltar que o marketing de indicação pode ser utilizado por toda e qualquer empresa. Seja qual for a sua área de atuação, tamanho e mercado a ser conquistado, o marketing de indicação é importante para você. Entenda:

– Para complementar seu conhecimento, veja também: Saiba como fazer curadoria de conteúdo e desenvolva sua estratégia de marketing

marketing de indicação

O que é o marketing de indicação?

Não se discute mais a importância do marketing para o sucesso de uma empresa. O que se sabe é que o marketing evoluiu e, além de vender, agora ele também é utilizado para atrair, educar e conscientizar os clientes. Isso tudo é feito por meio de estratégias previamente pensadas. A produção de conteúdos relevantes, a nutrição do relacionamento com os clientes e o contato pós vendas são parte essencial da estratégia de marketing de uma empresa. E o marketing de indicação pode ser um importante pilar nesse processo.

Como o próprio nome sugere, o marketing de indicação está ligado à indicação que pessoas fazem para o público consumir da sua empresa. Assim sendo, as indicações podem ser:

Internas

Ou seja, os próprios gestores e colaboradores da empresa sugerem a marca para sua rede de contatos. Pode ser pessoalmente ou em suas redes sociais, por exemplo. É um formato interessante de marketing por ser espontâneo e gratuito para a empresa. Porém, também existe o outro lado: por a pessoa ser parte da organização, ela pode indicar o consumo em busca do seu próprio benefício.

Assim sendo, apesar de ser um marketing de indicação importante, pode não ser o suficiente para conquistar novos clientes. Essa ação depende do grau de proximidade do colaborador indicador com aqueles que estão recebendo a indicação.

Externas e orgânicas

Essa forma de marketing de indicação é essencial para a empresa. Ela pode ser observada quando clientes ficam satisfeitos com aquilo que consomem da sua marca e, a partir de então, fazem o marketing de indicação para a sua rede de contatos. Essa ação é orgânica – ou seja, gratuita. Por isso, garante grande credibilidade para a empresa.

Essa ação também pode ser realizada pessoalmente ou em redes sociais. Assim, pode ser por meio de comentários positivos, depoimentos e reviews no seu site ou demais canais.

Externas e pagas

Esse é um formato de marketing de indicação que conquista cada vez mais adeptos. Acontece quando a empresa encontra um bom representante para a sua marca e paga para ter essa parceria, ou seja: ser indicada por essa pessoa.

Para encontrar essa pessoa ideal, é essencial que a empresa esteja presente nas redes sociais e encontre um bom influenciador, que tenha grande domínio sobre a possível clientela da empresa. Para isso, é importante pesquisar e estar por dentro das tendências de cada canal. YouTube, Facebook, Instagram e Twitter costumam ser redes sociais que movem vários seguidores. Assim, conhecer bem o perfil daqueles que realmente tocam o seu público é fundamental.

Vale lembrar que essas parcerias pagas devem ser transparentes ao público. Assim, apesar de essa ação não ser orgânica, o influencer não aceitaria fazer o marketing de uma marca ou produto que não acredita. Assim sendo, essa é, atualmente, uma excelente forma de realizar um marketing de indicação eficiente.

– Veja também: O que marketing de influência? Uma tendência para promover sua marca

Como implementar o marketing de indicação na minha empresa?

Para implementar essas ações na sua empresa, o ideal é encontrar um equilíbrio entre os tópicos anteriores. Ou seja: contar com indicações internas e externas – pagas e orgânicas. O primeiro passo é pensar que o objetivo de investir nessas ações é garantir a aquisição de clientes. Após, é contar com clientes satisfeitos. Dessa forma, o marketing de indicação – assim como qualquer outro modelo de estratégia – deve ser condizente com aquilo que a sua empresa oferece.

Sabendo disso, existem algumas ações práticas que podem auxiliar você a implementar esse método na sua empresa. Aqui, selecionamos 3:

1. Crie um programa de indicação

Para a sua empresa ser indicada de maneira gratuita pelo público, uma boa estratégia é investir em programas de indicação. Para isso, você pode convidar clientes para participar dessas ações. Assim, desenvolva ações simples e atraentes voltadas a esse público, como, por exemplo: a cada indicação, é possível oferecer descontos progressivos, brindes, materiais exclusivos, entre outros.

Para isso, utilize com maestria os seus canais de comunicação, como redes sociais, e-mail, site e blog para divulgar o seu programa de indicação. Assim, cada vez mais seus clientes poderão indicar novos prospects. A partir de então, cabe à sua empresa guiar uma eficiente jornada de compra para esse lead.

2. Garanta que os seus clientes tenham boas experiências

A base do marketing de indicação consiste em passar para frente experiências positivas. Por isso, é essencial garantir que o seu público assimile sua marca a sentimentos bons. Essas experiências podem ser presenciais ou online, por meio de bons produtos, serviços, atendimento especializado, entre outros.

3. Peça pelas indicações

Não tenha receio de pedir para as pessoas indicarem a sua marca. Mostre que essa ação é importante para o seu crescimento. Ainda, demonstre que a indicação de cada cliente é importante e única para você.

Alguém enalteceu seu serviço na sua fan page? Recebeu um depoimento positivo? Então agradeça, coloque-se à disposição, esteja aberto para receber feedbacks, entre outros. Também, você pode aproveitar esse momento para sugerir que o cliente faça parte do seu programa de indicações (citado anteriormente), por exemplo.

– Confira: Como ser um influenciador digital e conquistar sua audiência

 

Qual a importância do marketing de indicação?

Dentre as vantagens de investir em marketing de indicação, é essencial ressaltar o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Isso porque, quem indica a sua empresa está “emprestando” a sua própria credibilidade. Isso faz com que o indicado – prospect – já entre em contato com a sua marca em um estágio mais avançado de compra.

Também, ao contar com os parceiros certos, a sua marca atingirá um público muito maior e qualificado. Mesmo que, para isso, você precise pagar pela parceria. Quando bem pensada, essa é uma ação que gera muitos frutos para a empresa e para o influenciador.

Resumidamente, são inúmeras as vantagens em investir no marketing de indicação. Para isso, tenha uma boa estratégia, conheça os influenciadores corretos e, é claro, ofereça produtos e serviços de qualidade. Após, basta manter o bom relacionamento com os clientes, dando atenção para o público e lembrando-os das vantagens da sua marca.

E você, já conhecia o marketing de atração? Utiliza essa estratégia para divulgar a sua empresa? Então deixe seu comentário!

CTA Consultoria

consultoria ead


Categorias