como fazer curadoria de conteúdo

Saiba como fazer curadoria de conteúdo e desenvolva sua estratégia de marketing

Você sabe o que é e como fazer curadoria de conteúdo? Essa é uma etapa essencial para garantir o sucesso na estratégia de marketing de conteúdo da sua marca.

Hoje, estar presente na internet é essencial para qualquer empresa que deseja se tornar conhecida do público. Assim sendo, as técnicas e estratégias de marketing de conteúdo e marketing digital ganham grande espaço. Dessa maneira, as informações que estarão presentes na internet são repassadas aos usuários por meio de redes sociais, sites/blogs ou e-mail marketing.

Porém, para acertar em cheio no conteúdo que será distribuído, é preciso saber como fazer curadoria de conteúdo. Isso porque saber exatamente qual conteúdo é realmente relevante – tanto para a sua empresa quanto para o seu público alvo – é fundamental.

Resumidamente, o processo de curadoria de conteúdo engloba as etapas de segmentação e filtragem de conteúdo. Após esse processo, o material é enviado/colocado à disposição do público-alvo. Como? Por meio do compartilhamento em canais de comunicação da marca – como as redes sociais, site e e-mail, citados anteriormente. Porém, para acertar em cheio nessa ação de curadoria é importante saber mais sobre o tema. Confira.

como fazer curadoria de conteúdo

Como fazer curadoria de conteúdo?

Tenha em mente que a todo segundo são atualizadas e incluídas novas informações na internet. Esse conteúdo, por meio de vídeo, texto, imagem, entre outros, chega ao público através de inúmeros canais. Assim sendo, como garantir que o seu material ganhará destaque e, com isso, a atenção do seu público-alvo?

É nesse momento que a curadoria se faz essencial. Além de segmentar e selecionar quais os conteúdos serão transmitidos, ela também contextualiza o receptor sobre a importância daquela informação.

Para saber como fazer curadoria de conteúdo com excelência, existem alguns passos que podem ser seguidos. Destacamos alguns deles:

Pesquise

A primeira etapa de uma boa curadoria, que irá resultar em um material relevante para o seu público é uma pesquisa completa. Essa ação consiste em acompanhar as notícias, artigos e na identificação das melhores e mais confiáveis fontes. Somente assim você saberá como contextualizar seu material. Hoje, já existem inúmeras ferramentas e plataformas online que auxiliam no trabalho do curador – que serão citadas a seguir.

Contextualize

Ao publicar um material relevante, é importante que ele tenha um sentido bem definido. Ou seja: esteja contextualizado com a realidade e assuntos importantes do momento. Mais do que isso, o conteúdo deve estar de acordo com os interesses da companhia e, é claro, com o perfil do seu público-alvo.

Dica: para saber se você está acertando na sua contextualização, confira como está o feedback do público nas suas mídias sociais. Esse é um excelente termômetro para a sua empresa ter noção da qualidade do material que está sendo publicado.

– Veja também: Conheça 6 ferramentas para redes sociais e melhore sua gestão das mídias

Compartilhe

Você já pesquisou o material relevante e sabe como contextualizá-lo? Então é hora de compartilhá-lo com o público. Para isso, é importante definir quais canais serão utilizados e como o conteúdo será distribuído.

Nessa hora, é importante conhecer as ferramentas de curadoria:

As principais ferramentas para curadoria de conteúdo

É essencial entender que o trabalho do curador consiste em pesquisar. Assim sendo, ele deve saber como e onde fazer essa pesquisa. Hoje existem várias ferramentas que auxiliam a otimizar esse trabalho – que, anteriormente, era extremamente manual.

Porém, para funcionar, é preciso que o curador conheça as plataformas que o ajudem na busca por links, artigos e informações na internet. Assim sendo, citamos aquelas que merecem destaque:

Redes sociais

É preciso entender que as redes sociais da sua empresa devem ser utilizadas para filtrar e selecionar quais os conteúdos considerados relevantes para o seu marketing. O Facebook, o Twitter, o Instagram e o LinkedIn podem ser essenciais nesse processo.

Para saber como fazer curadoria de conteúdo nessas redes, siga as publicações e páginas das suas referências de mercado. Também, siga e acompanhe os perfis dos seus concorrentes.

Ps.: não são todas as marcas que estão presentes no Twitter. Porém, mesmo assim, utilize a ferramenta para pesquisar quais são os principais assuntos que estão gerando buzz no momento.

Porém, as redes sociais não são a única ferramenta que deve ser utilizada para a curadoria. Existem outras plataformas mais automatizadas que também merecem a atenção da sua equipe de marketing.

– Você também pode se interessar por: Conheça os diferentes estilos de postagens e utilize-os da melhor forma para gerar engajamento

BuzzSumo

O BuzzSumo é uma ferramenta que também deve ser utilizada para a curadoria. Ele é um site que auxilia na análise e filtragem de conteúdo relevante por meio da pesquisa por tópicos.

Para entender a importância do BuzzSumo para a curadoria, ressaltamos que essa é uma das ferramentas utilizadas pela IBM a Yahoo!. Ainda, demais produtores de conteúdo também utilizam o BuzzSumo para produção. O Buzzfeed, o National Geographic, o TED e a Rolling Stone são algumas das marcas conhecidas por utilizarem essa ferramenta.

Resumidamente, o BuzzSumo seleciona os resultados de cada keyword pesquisada por meio do número de compartilhamentos e backlinks de cada artigo e notícia. Esses são fatores que irão medir e calcular o impacto de cada assunto na internet.

O ponto positivo do BuzzSumo é que sua funcionalidade é muito intuitiva. Ainda, ele também oferece suporte para pesquisas em português. Porém, sua versão gratuita oferece apenas os primeiros resultados e não muitos dados de compartilhamento de cada resultado. Já com a versão paga é possível contar com serviços adicionais. Por exemplo: a comparação de links e o conhecimento dos tópicos que estão em alta. Ainda, a ferramenta permite conhecer os principais formadores de opinião nas redes sociais para cada assunto específico.

Ps.: caso você opte por utilizar apenas a versão gratuita do BuzzSumo, existe outra ferramenta que pode complementar a filtragem das redes sociais – o Social Mention.

Pocket

Diferente do BuzzSumo, o objetivo do Pocket é salvar os artigos que você encontra na internet. Ele funciona em PC, em smartphones e tablets – nos últimos dois, em formato de aplicativo. É uma ferramenta de fácil utilização e uma forma otimizada de manter uma lista de leitura atualizada.

Já sabe como fazer curadoria de conteúdo?

Ainda existem outras ferramentas da internet que podem lhe auxiliar na organização e pesquisa de conteúdo. O Evernote, por exemplo, é uma ferramenta que pode ajudar na hora de fazer um check-list das ações e pesquisas que já foram feitas. Já o Feedly pode ser outra ferramenta que auxilia na pesquisa, mostrando em primeira mão o material publicado nos canais em que você consome conteúdo.

O importante é saber que: fazer a curadoria de conteúdo é uma tarefa constante. Afinal, sempre existirão novas informações relevantes sobre questões que possam interessar a sua marca. Assim sendo, dê à curadoria de conteúdo a importância que ela merece. Dessa forma, você passará a ter uma empresa com material mais relevante, público mais engajado – e, consequentemente, clientes mais próximos e identificados com a sua marca.

Você já sabia como fazer curadoria de conteúdo? Utiliza alguma dessas ferramentas no seu dia a dia? Compartilhe conosco!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias