rapid learning

Conheça o Rapid Learning, mais uma estratégia de T&D para sua empresa!6 min read

Investir em ações de treinamento e desenvolvimento (T&D) corporativo se tornou essencial para empresas que desejam se destacar no mercado. Nesse âmbito, frequentemente são conhecidos novos métodos de aplicação, que podem representar uma maior produtividade e engajamento dos colaboradores. Assim, ganha espaço o Rapid Learning, método de ensino em que é possível, por meio de plataformas de e-learning, compartilhar materiais de T&Ds de maneira eficiente e ágil.

Primeiramente, é preciso ressaltar que: antes de qualquer ação de aprendizagem, a empresa deve investir, de maneira contínua, na qualificação de seus colaboradores. Assim, implementar novas ferramentas e métodos de ensino será algo com aceitação maior – e, com isso, melhor resultado.

Assim sendo, invista na educação como parte da sua cultura empresarial. E, é claro, aproveite todas as ferramentas de mercado disponíveis para isso. A internet é uma dessas ferramentas que merece destaque – e o Rapid Learning é um método de aprendizado potencializado via web. Saiba mais sobre esse método e a melhor forma de implementar essa ação na sua empresa.

– Você também pode se interessar por: Treinamento e-learning: conheça as vantagens

rapid learning

O que é Rapid Learning?

O Rapid Learning é uma forma de aprendizado via e-learning. Segundo informações da eLearning Industry, os cursos em formato de Rapid Learning podem ser completos em até menos de uma hora. Porém, isso não significa que a qualidade do conteúdo deve ser baixa. Muito pelo contrário:

Para a empresa ter o sucesso esperado em um curso de Rapid Learning, ela deve oferecer um material altamente didático. Ainda, deve possuir uma interface amigável e ser de fácil entendimento. O objetivo é condensar as informações mais importantes e fazer com que o aprendizado ali passado seja efetivamente aprendido.

As vantagens do Rapid Learning

Dentre as principais vantagens em investir no formato de T&D de Rapid Learning, podemos ressaltar:

Rapidez no aprendizado

Todos estão com prazos apertados, porém, precisam estar constantemente se atualizando e qualificando. Assim sendo, o Rapid Learning é uma saída para potencializar os resultados em menor tempo. Quando há um menor prazo para produção e entrega, investir em Rapid Learning pode ser a melhor saída para a empresa.

Facilidade na manutenção do material

Por serem mais extensos, cursos tradicionais podem levar meses para serem concluídos. Assim sendo, quando é preciso acrescentar alguma informação ou atualizar o material, é preciso um trabalho maior da empresa. Já os cursos e ações de desenvolvimento no formato Rapid Learning podem ser atualizados de maneira mais ágil. Ou seja, esse é um formato de aprendizado altamente indicado para aquelas ações que precisam de atualização constante.

Custo benefício

As ações no formato de Rapid Learning também são ideais para quando a empresa possui um orçamento limitado. Isso porque exigem menos tempo e menos profissionais envolvidos na elaboração. Um bom especialista/orientador e um designer podem dar conta do recado.

Melhor absorção de conteúdo

Por ser um curso em formato ágil, o Rapid Learning permite que os colaboradores aprendam de maneira mais eficiente. Isso porque é exigida a atenção por um curto período de tempo e as informações ali presentes são de extrema importância. Assim sendo, se destacam em meio às milhares de informações recebidas diariamente pelas pessoas.

Atenção!

Todos esses pontos positivos e vantagens acima citados só possuem o efeito esperado se você aplica o método na hora certa – e de maneira correta. Isso porque, pelo Rapid Learning ser muito ágil, a empresa pode deixar de aprofundar informações que precisavam ser melhor entendidas, por exemplo. Também, há o risco de obter um baixo engajamento na ação se o curso não for esteticamente atraente e didático.

Assim sendo, o Rapid Learning deve ser utilizado para conteúdos mais simples e diretos, sem necessidades de interações e/ou animações complexas. Esse é um instrumento de aprendizado que, assim como qualquer outro, não deve ser feito às pressas. Mais do que isso, é preciso contar com uma equipe preparada para receber esse formato de treinamento e aproveitá-lo ao máximo

Dessa forma, separamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de implementar a cultura do Rapid Learning na sua empresa.

Como aplicar o Rapid Learning nas empresas?

1. Invista em uma boa ferramenta para o compartilhamento

Para que o Rapid Learning funcione como deve, a empresa deve oferecer uma estrutura virtual de qualidade. Ou seja: um acervo rico e com uma interface intuitiva. Aqui, estão inclusos os serviços de suporte e também a questão estética. Essas plataformas são de grande valor para a empresa e para os colaboradores.

– Para saber mais sobre como funciona um ambiente virtual e aprendizagem (AVA) e a importância de contar com essa plataforma, confira: O que é Ambiente Virtual de Aprendizagem: aprenda a explorá-lo

2. Reaproveite materiais de qualidade

Se a sua empresa já produziu outros materiais e T&D, nada impede que fragmentos desses materiais sejam reutilizados em tópicos. Se há um vídeo longo, você pode reparti-lo em questões pontuais para propósitos específicos, por exemplo.

3. Defina seus objetivos

O Rapid Learning é um formato de ensino em que o aprendizado deve ser 100% potencializado. Então, antes de produzir e aplicar seu material, você deve ter MUITO claro quais são os objetivos daquele curso.

Também, já leve em consideração o que seus colaboradores já sabem. Assim, você saberá qual conteúdo deve ser criado e como avaliar o possível aprendizado.

O Rapid Learning parece interessante para a sua empresa?

A educação a distância já conquistou o mercado devido às suas inúmeras facilidades. Nesse cenário, Rapid Learning surge como mais uma opção de otimizar a qualificação, engajamento e conhecimento dos seus colaboradores. Tudo isso de maneira ágil, sem necessitar de uma estrutura física e muito tempo hábil.

Vale lembrar que esse formato de aprendizado é, sim, uma opção econômica e ágil. Porém, deve ser levado a sério tanto pela empresa quanto pelos colaboradores. Assim sendo, ofereça um material de qualidade, use ferramentas tecnológicas a seu favor e potencialize a experiência e conhecimento da sua equipe. Você terá mais sucesso em obter bons resultados por meio dessa abordagem.

Você já conhecia o Rapid Learning? O que acha desse formato de ensino e qualificação? Comente e compartilhe conosco a sua opinião sobre o assunto!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias