Saiba como fazer o planejamento de mídia online dos seus cursos e conquiste audiência

Já foi o tempo que ter contas e perfis nas principais redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube como plataforma de vídeo bastava para uma empresa possuir presença online. Afinal, muito mais que do manter um relacionamento com clientes em potencial, é preciso também seguir uma estratégia que se adeque aos objetivos da empresa.

Há quem considere o planejamento em mídia online um desperdício de tempo e dinheiro. No entanto, com o constante desenvolvimento das plataformas, elas se apresentam como uma escolha assertiva quando falamos em retorno sobre investimento – fator constantemente analisado por gestores de comunicação e marketing digital que visam na estratégia um meio para atingir suas metas e objetivos. Estratégia essa que pode ser aplicada de forma positiva nos cursos online para atrair e consolidar seu público.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para você desenvolver a estratégia e o planejamento de mídia online de forma mais assertiva para o negócio. Confira:

Como fazer um planejamento de mídia online?

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque entende a importância que o planejamento de mídia online possui dentro da estratégia da organização. Afinal, é através dele que a empresa atingirá seus objetivos no meio digital. Algo extremamente relevante para aqueles que enxergam as mídias online, além do potencial de relacionamento, como uma ferramenta de resultado e principalmente de trabalho.

Dividido em etapas, o planejamento de mídia online pode ser aplicado em empresas de pequeno e grande porte. Veja algumas dicas para desenvolver o seu:

1- Comece pelo briefing

Começar o planejamento de mídia online pelo briefing significa levantar a maior quantidade de informações possíveis dar início ao planejamento estratégico de sua campanha. Dessa forma, o briefing precisa ser desenvolvido para uma finalidade específica. Ou seja, para o planejamento de mídia online.

Para começar este processo algumas perguntas podem ajudar. Dentre elas podemos citar:

  • Existe um produto específico a ser divulgado?
  • Quais são os objetivos do negócio?
  • Como alcançar esses objetivos online?
  • Existem concorrentes diretos?
  • Quem são os concorrentes diretos?
  • Quem é o público-alvo?
  • Como é o comportamento online do público?
  • Como é o hábito e sazonalidade de compra desse público online?
  • Qual o período de campanha?

Na correria do dia a dia é possível se equivocar em relação ao público. Dessa forma, cada uma dessas perguntas ajudam você a conhece lo um pouco melhor. Uma vez que nas mídias online é importante falar a mesma língua do consumidor em potencial para que ele se identifique com o conteúdo produzido.

Leia mais sobre o assunto: Crie um mapa da empatia para conhecer bem seu cliente ideal

Portanto, o desenvolvimento do briefing para planejamento de mídia online também auxilia no processo de escolhas dos assuntos mais assertivos para o negócio ou curso dialogar e segmentar seu público.

2- Alinhe estratégias e objetivos

Alinhar os objetivos do negócio com planejamento de mídia digital é algo vital para a aplicabilidade da estratégia.  Dessa forma, o primeiro passo após reconhecer seu público e concorrentes através do briefing, é identificar o objetivo da empresa. Para depois desenvolver, no planejamento, estratégias que se adequem a ele.

Por exemplo: você identificou que a empresa possui um público majoritariamente jovem. E seu objetivo é aumentar a penetração nesse público.

Com base no exemplo acima, a probabilidade de a empresa optar por redes sociais no desenvolvimento da estratégia é alto. Assim, você poderá tomar outras decisões táticas, como:

  • Escolher quais mídias são mais utilizadas pelo público;
  • Escolha de redes sociais;
  • Escolha de conteúdos a serem trabalhados.

3- Defina as táticas

Diretamente relacionada com a estratégia e objetivo, a tática restringe o foco de atuação

definindo as ações a serem tomadas durante a campanha. Nesse sentido, o conhecimento do hábito do público ajuda a definir passos importantes como:

  • Sites horizontais ou verticais;
  • Buscadores online;
  • Formato de publicação;
  • Publicações (vídeos, imagens, texto) pagas ou orgânicas;
  • Banners;
  • Links patrocinados.

E tão importante quanto estabelecer as táticas é analisar os resultados. Afinal, como dissemos as mídias online representam grande retorno sobre o investimento. No entanto para obter essa informação em relação ao seu negócio é preciso analisar. Um fator positivo, é que a maior parte das mídias online fornece bases simples e práticas para análise. Algo que tranquiliza a maior parte das pessoas. Ainda que seja necessário estabelecer usa próprias métricas de resultados.

4- Apresente uma proposta para a empresa

O planejamento de mídia online, além de ser necessário para definir estratégias e táticas, é um documento relevante. Através dele o restante da equipe e consequentemente empresa terá uma visão mais clara sobre o que será realizado.

Independente do tamanho e seguimento da empresa, o processo de aprovação é algo comum. Na verdade necessário para que todas as ações sejam validadas e custeadas por ela.

A apresentação pode ser feita em Powerpoint, planilha de Excel e até mesmo em plataformas online. No entanto, é necessário que algumas informações se sejam destacadas, como:

  • Canais cotados para veiculação;
  • Formatos de anúncios;
  • Duração da campanha;
  • Valor total do investimento (veiculação, criação e produção).

Você pode se interessar por: Veja como fazer uma proposta comercial completa para seus clientes

5- Coloque em prática

Após a proposta ser aprovada começa a parte que se destina o planejamento de mídia online desde seu início: colocar as estratégias em práticas.

Mas não pense que seu trabalho acaba aqui!

Nesta fase, é preciso acompanhar para que tudo saia como o planejado. Portanto, faz parte do seu escopo:

  • Aprovar a criação das peças;
  • Fazer o pedido de inserção;
  • Cadastrar a empresa  junto ao veículo.

Planejamento de mídia digital para cursos online  

Se você leu este curso até aqui, deve ter percebido que as palavras “empresa”, “negócio”, “organização” apareceram bastante ao longo do conteúdo, não é mesmo?

Mas, não pense que essas dicas de como fazer um planejamento de mídia digital não se aplicam aos cursos online. Afinal, o planejamento é algo importante para todos os tipos de empresa seja ele online ou offline.

Desenvolver um planejamento de mídia online para cursos digitais significa ter um meio para atingir, conquistar e aumentar seu público. Fator que proporciona benefícios financeiros para você e seus clientes.

Gostou das dicas de como desenvolver um planejamento de mídia digital? Queremos saber, como você aplica o planejamento em seu curso online?

CTA Planejamento de cursos online

Planejamento de curso


Categorias