people analytics

Conheça o People Analytics, uma tendência que vai transformar a área de gestão de pessoas6 min read

Ter uma boa gestão de colaboradores é essencial para uma empresa que deseja se destacar no mercado e reter seus talentos. Dessa forma, conhecer e investir em ferramentas que auxiliam nesse processo é passo essencial para as instituições. Isso porque é importante estar atualizado no mundo dos negócios e oferecendo sempre do melhor para aqueles que fazem parte da empresa. Nesse cenário, o People Analytics começa a ganhar cada vez mais adeptos. E você já vai entender o motivo de todo esse sucesso.

people analytics

O que é o People Analytics?

Primeiramente é preciso saber e entender o que é essa ferramenta, certo? O People Analytics pode ser entendido como um método e processo de coleta, organização e análise de dados.

O seu objetivo? Compreender como é o comportamento de cada colaborador dentro da organização. Assim, o gestor tem maior conhecimento sobre a sua equipe na hora de tomar decisões. Ainda, o People Analytics auxilia o responsável na hora de antecipar tendências e aprimorar suas estratégias de negócio.

Também, vale lembrar que por meio da análise de dados do People Analytics o gestor passa a entender quais ações motivam e engajam os seus colaboradores. Assim, pode usar essas informações e conhecimento para realizar atividades que elevem a satisfação dos trabalhadores.

Utilizando o People Analytics, uma empresa mostra considera colaboradores como o maior patrimônio e recurso da instituição. Por isso é tão importante conhecer essa tendência e aplicá-la na rotina de uma empresa.

Qual a importância de analisar dados na área de gestão de pessoas?

A análise de dados é função essencial para efetivar qualquer ação. Com o People Analytics não seria diferente. Assim sendo, a etapa de coleta de informações é essencial. Para efetivá-la, a empresa utiliza várias fontes de pesquisa, como o histórico de navegação digital, a observação da linguagem adotada nas redes sociais, os registros de emails, mensagens, entre outros.

Após, a empresa cruza esses dados, ação que permite a instituição conhecer e resolver possíveis problemas que sejam relacionados aos recursos humanos. Esse é um grande passo de auxílio para a equipe de RH, que terá noção de quais setores precisam de maior atenção.

É somente a partir da obtenção de dados que é possível entender, de maneira concreta, quais ações tomar. Dessa forma, ressalta-se, novamente, a importância de a área de RH analisar os dados de coleta de informações.

– Você também pode se interessar por: Conheça 5 exemplos de indicadores de desempenho para seu RH

Resultados da análise de dados

Apenas para se ter uma ideia, a Bain & Company entrevistou executivos de mais de 400 empresas em todo o mundo, a maioria com receitas de mais de US$1 bilhão. O objetivo? Descobrir a  capacidade de analisar dados, agilidade na tomada de decisões e a eficácia dessas escolhas. Os resultados mostraram que apenas 4% das empresas são realmente boas em análise de dados. Porém, essas empresas que realizam essa ação estão:

– 3 vezes mais propensas a executar as decisões planejadas;

– 5 vezes mais propensas a tomar decisões mais rápidas;

– 2 vezes mais propensas a estarem melhores posicionadas em seus mercados.

Assim sendo, fazer a coleta de dados e utilizá-la a seu favor pode ser um grande diferencial para a empresa.

Qual a vantagem de usar o People Analytics na sua empresa?

Além dos dados citados acima, também é importante ressaltar outras questões. Assim, um dos grandes pontos positivos dessa tendência de gestão é que o People Analytics pode ser utilizado em inúmeras áreas.

Ou seja: desde o momento de recrutamento e contratação, passando pelas ações de treinamento e desenvolvimento. Também é importante na definição do melhor local para os funcionários trabalharem e em questões voltadas à remuneração.

Isso acontece porque as corporações já entenderam que apenas focar nas capacitações do profissional no momento de recrutação não é o suficiente. Isso porque essa ação não garante que o colaborador realmente tenha um bom desempenho e permaneça na empresa por um longo período.

Dessa forma, o People Analytics auxilia a empresa a entender quem é o colaborador desde o seu primeiro contato com a empresa. Porém, não para por aí. Esse método também auxilia a entender a corporação o motivo de seus talentos deixarem a empresa. As coletas de dados mostram essas informações.

– Veja também:5 passos para recrutar talentos para sua empresa

Como implantar o People Analytics na empresa?

Agora que você já sabe mais sobre o People Analytics, é hora de implementá-lo. Para isso, o ideal é seguir alguns passos:

1. Saiba que, no início, é possível encontrar resistência

Qualquer mudança traz consigo desconfiança e resistência. Com a implementação de ações de People Analytics não é diferente. Assim sendo, tenha isso claro e saiba trabalhar de maneira justa com a possível oposição. Mostre de maneira prática que essa é uma tendência que vem sido seguida por grandes empresas e que seu resultado é extremamente positivo.

Ainda, deixe claro para os colaboradores que o People Analytics também é positivo pra eles. Afinal, ele reconhecerá os talentos de cada um e priorizará o feedback.

2. Envolva todas as equipes da empresa

Todos precisam estar cientes sobre esse formato de gestão. Assim é necessário que todos estejam envolvidos essa mudança – por mais que ela possa acontecer de maneira progressiva e aos poucos.

Ainda, nesse âmbito, lembre-se que a comunicação transparente com os colaboradores é essencial para se ter sucesso nessa empreitada. Assim sendo, todos precisam estar cientes sobre como funcionará a gestão daqui para frente. Explique como funcionará a questão da privacidade e ressalta, novamente, a importância que esse novo método pode representar para o sucesso da empresa.

Ps.: uma dica que pode fazer a gestão funcionar de maneira efetiva é pedir para a equipe de marketing preparar um plano de comunicação interno para esclarecer quaisquer dúvidas sobre People Analytics.

– Você também pode se interessar por: Entenda a importância da comunicação empresarial eficaz

Você já conhecia ou tinha ouvido falar sobre essa nova tendência da área de gestão de pessoas? O que acha dela? Está pronto para aplicá-la em sua empresa?

Comente e compartilhe conosco as suas impressões sobre o assunto!

Esse conteúdo foi produzido pela Eadbox, uma plataforma pela qual você consegue criar cursos online, ter seu portal e controlar sua marca, dados de alunos, relatórios, e muito mais em um único lugar.

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias