estratégia de canal

Conheça a estratégia de canais e como ela ajuda a movimentar o setor de atuação

Como empreendedores e gestores, devemos estar sempre atentos às oportunidades que o mercado nos oferta e nem sempre damos a devida atenção. Um grande exemplo disso é a estratégia de canal. Quer saber mais sobre como ela pode ajudar sua empresa?

Então continue sua leitura e vire um verdadeiro especialista em criar esse tipo de estratégia.

Pode ser do seu interesse – Como o EAD pode criar e melhorar a relação entre sua empresa e clientes?

 estratégia de canal

O que é uma estratégia de canal?

Para quem ainda não sabe ao certo como defender o uso da estratégia de canal, é importante entender primeiro a sua definição. Uma estratégia de canal é o planejamento realizado pensando nos canais de parceiros de distribuição de conteúdo. Por isso a estratégia de canal parceiros é muito difundida no âmbito digital.

Podemos considerar a estratégia de canal parceiro como um intermediário para seus objetivos. Seja ele aumentar as vendas, aumentar o ticket médio, melhorar a comunicação e entre outros.

O que é uma canal de parceiro?

Para entender da forma correta o que é uma estratégia de canal é preciso entender também o que é um canal parceiro dentro dessa estratégia. Na área de marketing existem vários canais: canal de venda, comunicação, mídia e distribuição.

O canal de parceiro é o canal que não lhe pertence, mas através de contatos e parcerias está disponível para que ocorra uma terceirização de parte do processo da empresa, podendo ser operacional, vendas ou de comunicação.

Qual a importância da estratégia de canal parceiro?

Quando parte das atividades de uma empresa está sendo realizada por um canal parceiro, a instituição ganha em produtividade, qualidade, autoridade e melhora a sua entrega ao consumidor final, dependendo do tipo de material e função do canal parceiro.

Outro ponto extremamente positivo, e que só beneficia as empresas com uma boa estratégia de canal, é a redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Isso se a estratégia de canal for trabalhada desde o começo do funil de consumo.

A estratégia de canal também é muito indicada para quem deseja escalar e aumentar o volume de vendas sem ter que necessariamente se fazer valer de seus próprios vendedores.

O que é preciso saber para criar uma estratégia de canal?

Para criar uma boa estratégia de canal de parceiros é fundamental que você saiba o comprometimento que busca. Tanto da sua empresa quanto a parceira. Dessa forma é possível montar uma estratégia em cima dos objetivos de cada empresa e alinhá-los da melhor forma possível.

Se você quer investir em estratégia de canal, é fundamental entender quais são os canais que sua empresa usa. Analise seus parceiros atuais, caso ainda não tenha nenhum pense em como seria seu canal parceiro ideal e monte uma estratégia para chegar até ele.

Como fazer uma boa estratégia de canal?

Agora que você já sabe o que é e qual a sua importância, chegou a hora de aprender a criar uma boa estratégia de canal.

Para isso, leve em consideração:

Persona

Neste caso em específico você pode se fazer valer tanto das personas físicas quanto as jurídicas. Pense em quem é o seu consumidor final e quais parceiros deseja ter. A partir disso estude os canais que elas mais se interessam.

Um bom canal parceiro terá os dados de suas personas prontas. Dessa forma, fica mais fácil identificar quais canais estão de acordo com a público que você deseja atingir.

Pode ser útil – Aprenda o que são personas e como criar as suas

Amplitude do canal escolhido

Leve em conta o potencial de abrangência do canal escolhido, quanto maior o nível de abrangência do canal, mais importante será manter a parceria.

Rotina da empresa

Pense também na comodidade das suas ações para a rotina da empresa. A estratégia de canal deve ser um auxílio para a empresa, tanto nas vendas como em comunicação e logística. Sendo assim o canal parceiro deve ser de fácil integração a rotina da empresa.

Comunicação

Pode não parecer, mas a comunicação está diretamente ligada a estratégia de canal. Seja antes, durante ou depois do processo, a comunicação sempre está presente. Converse com seus profissionais de marketing e entenda onde está seu consumidor e como você pode chegar até ele.

Quando um consumidor encontra seu produto através de um bom canal parceiro ele possui chances altíssimas de indicá-lo para terceiros. O mesmo vale para o canal que você está usando, quando percebidas benefícios é possível que lhe indiquem a mais parceiros.

Em conclusão, uma boa estratégia de canal é aquela que está de acordo com o posicionamento da empresa, a demografia do seu público-alvo, sua rotina  e comunicação. Assim, leva o nome da marca a novos locais, sem ser necessário apenas o esforço da empresa em si. Ou seja: um boa estratégia de canais é aquele que ajuda a empresa a terceirizar parte de seus processos e recebe em troca vários benefícios. Dentre eles, podemos destacar: novos negócios, aumento na receita, maior chance de retenção de clientes e entre outros.

Pois quando alinhada pode entregar maior valor percebido pelo consumidor quanto a confiança e qualidade. Além de auxiliar a criação de proximidade e bom relacionamento. Dessa forma, é imprescindível que as empresas olhem com atenção para sua estratégia de canal. Principalmente se desejam otimizar seus resultados no mercado.

Complemente com – Saiba a importância da segmentação de mercado para sua estratégia

Agora é a sua vez de nos dizer, ainda está com alguma dúvida sobre a importância de uma boa estratégia de canal? Então deixe seu comentário abaixo e nós teremos o maior prazer em te responder!

Já utiliza a estratégia de canal? Então não perca tempo e nós conte também a forma como isso impactou positivamente no seu negócio!

CTA Produtividade

banner ebook produtividade


Categorias