ferramentas de atendimento ao cliente

4 ferramentas de atendimento ao cliente que vão melhorar a experiência do usuário5 min read

Proporcionar uma boa experiência de compra ao cliente é ação essencial para conquistá-lo e fidelizá-lo. Para que isso aconteça, além de garantir a entrega de um produto e/ou serviço de qualidade, é importante fazer um bom atendimento ao público. Assim sendo, separamos as principais ferramentas de atendimento ao cliente que podem potencializar esse relacionamento.

Ainda, oferecer um bom atendimento é ação que pode gerar muitas outras novas oportunidades de negócios. Afinal, é nesse momento que a empresa passa a ouvir e compreender melhor seus consumidores. A partir de então, cria melhores métodos de atendimento e aperfeiçoa tanto o relacionamento e como os produtos/serviços oferecidos pela empresa. Tudo isso melhorando a imagem frente ao público, mercado e concorrentes.

Se você entende a importância de melhorar esse relacionamento com o público e passar a ter mais autoridade no mercado, conheça algumas ferramentas de atendimento ao cliente que mudarão para melhor a experiência do seu cliente.

– Veja também: Implemente estratégias para potencializar o atendimento ao cliente em sua empresa e venda mais

ferramentas de atendimento ao cliente

4 ferramentas de atendimento ao cliente para implementar na sua gestão

Confira nossas dicas de ferramentas para auxiliar no atendimento e suporte ao público. Lembramos que o ideal é pesquisar e, mais do que isso, optar por usar várias delas combinadas. Assim você potencializará o atendimento e terá respaldo de várias ferramentas para comprovar a sua melhora. Dessa forma, selecionamos 4 etapas essenciais para melhorar o seu relacionamento com o público:

1. Use chats para resolver dúvidas e guiar a jornada de compras de maneira rápida

O público que utiliza a internet busca por soluções rápidas e práticas. Assim sendo, uma das ferramentas de atendimento ao cliente que deve ser explorada pela sua empresa são os chats. Eles permitem que um visitante ou cliente se comunique com seu negócio em tempo real. Assim sendo, pode ser importante para dois aspectos:

  • Guiar os clientes durante todo o processo de compra;
  • Solucionar possíveis dúvidas que surjam de acordo com as necessidades dos clientes.

Para funcionar como deve, além de ter uma equipe treinada e de prontidão para usar o chat de maneira apropriada, você também pode investir nos chatbots. Eles auxiliam na resposta automática para dúvidas frequentes, sem que seja necessário um plantão para resolver essas perguntas dos clientes.

– Saiba mais sobre como funcionam os chatbots em: O que é chatbot? Conheça as ferramentas e como aplicá-las na sua estratégia

Aqui, destacamos algumas ferramentas chats que podem ser estudadas e acrescentadas no atendimento da sua empresa. São elas: o Jivochat, o LiveChat, o Tolvnow e o Front Chat.

2. Tenha um bom CRM

O CRM, como o próprio nome sugere, é a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Assim sendo, é importante investir em ferramentas úteis para esse objetivo. Logo, se o objetivo da sua empresa é melhorar a gestão e estreitar os laços com o público, é conveniente saber quem é o seu cliente e o que ele deseja.

Para isso, o CRM é ponto chave nesse processo. Ele engloba os canais de comunicação, controle de caixa, gestão de estoque, entre outros indicadores que auxiliam a definir o perfil de consumo de seu público. Não importa qual ferramenta você escolha: contar com um bom CRM é essencial para otimizar o seu atendimento ao cliente.

Algumas das ferramentas de CRM que merecem destaque no mercado são: O Pipedrive, o Salesforce, o Agendor e o Hubspot CRM.

3. Utilize o e-mail como canal de comunicação

O e-mail não só pode como deve ser utilizado pelas empresas como uma das ferramentas de atendimento ao cliente. Ele pode servir para enviar conteúdos relevantes e também para otimizar o relacionamento com o público. Pense que muitos clientes ou prospects preferem utilizar o e-mail ao invés de fazer uma ligação ou dirigirem-se às lojas para sanar suas dúvidas, deixar reclamações ou elogios.

Aproveite esse canal de comunicação da melhor maneira possível, criando boas campanhas via correio eletrônico e utilizando boas ferramentas a seu favor. São várias as ferramentas tecnológicas que auxiliam no relacionamento via e-mail, dentre eles, selecionamos 4: a E-goi, a Get Response, a AWeber e o MailChimp.

– Confira também: Saiba quais são os canais de vendas mais eficientes e escolha os seus.

4. Faça pesquisa para analisar os resultados

Para saber se as suas ações de relacionamento efetivamente funcionaram, você precisa medir, metrificar e mensurar seus resultados. Assim, é importante acompanhar os resultados por meio de indicadores pré estipulados. Esses indicadores demonstram o grau de satisfação de cada cliente, se os seus esforços estão sendo bem recebidos e quais mudanças podem ser feitas em suas estratégias.

Essa pesquisa pode ser feita por e-mail, SMS, redes sociais e outras técnicas. Sempre de acordo com o seu público. Uma dica é procurar boas plataformas para realizar essas pesquisas. Algumas ferramentas de atendimento ao cliente que se destacam são: Tracksale, Survey Monkey, Typeform e Survio.

Colocando em prática!

Colocando em prática esses 4 passos e optando pelas suas ferramentas de atendimento ao cliente preferidas, com certeza você oferecerá uma melhor experiência de compra ao seu público. Assim, os laços serão mais estreitos e a possibilidade de o cliente voltar a fazer negócios com a sua empresa é muito maior.

Pense que: quanto mais a sua empresa inovar no atendimento ao cliente, mais diferencial de mercado ela terá. Afinal, estará disposta a atender às necessidades do público de forma mais ágil e prática.

Terminou de ler o artigo, mas ficou com alguma dúvida sobre como utilizar as ferramentas escolhidas? Deixe sua dúvida nos comentários!

CTA ebook cursos online

Planejamento de curso


Categorias